Única equipe de garagem do RS é daqui
Às vezes, pecinhas de Lego podem ser mais do que apenas um brinquedo. Se programado, viram robôs, e podem, inclusive, solucionar problemas como o de transporte de cargas. Este foi o desafio que cerca de 200 estudantes de 13 municípios gaúchos encararam no Torneio de Robótica First Lego League Challenge, promovido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-RS), cuja etapa final ocorreu na última semana, em Porto Alegre.
A competição deste ano durou dois dias, de onde seis equipes saíram vencedoras, dentre elas, uma equipe de Campo Bom, a Big Family. Além de levarem medalhas para casa, os competidores passam para a próxima fase, que acontece a nível nacional.
Desde 2014 o torneio instiga alunos entre nove e 16 anos a usarem peças de Lego para aprenderem robótica. A cada ano, a competição traz um tema. Dessa vez, a ideia era pensar como tirar o melhor proveito de estradas, rios e até do céu para desafogar o transporte de cargas, além de encontrar saídas para outros problemas da área. “Para resolvermos o problema, utilizamos uma tecnologia de radiofrequência. Temos como finalidade fazer com que o transporte de carga seja mais seguro e eficaz, tanto para a empresa quanto para o cliente”, explica o técnico da equipe campo-bonense, Evandro Gonçalves.
Para a etapa nacional, o tema segue sendo o mesmo. “Queremos acrescentar mais componentes em nosso projeto, potencializando o nosso sistema”, diz. “Sempre nos dedicamos muito em todos os campeonatos, o foco e a união da equipe são essenciais para um trabalho bem sucedido, na qual resulta em uma classificação para a etapa nacional. Essa próxima etapa ocorrerá em maio, em São Paulo”, diz.
“Nós todos amamos participar dos torneios da First, dançamos, nos divertimos, fizemos várias amizades e as aprendizagens são inúmeras também. A robótica também nos ajuda a trabalhar muito em equipe, saber entender a opinião de cada um e acolher suas ideias inovadoras”, finaliza.
Conheça os participantes da equipe Big Family
- • Nicolas de 16 anos
• Julien de 14 anos
• Gabrio de 14 anos - • Davi de 11 anos
• Letícia de 14 anos
• Gustavo de 13 anos
Técnicos: Evandro Gonçalves e Nidiane Martins
Mentoras: Ellen Gonçalves e Emilly Mulligan.
Equipes classificadas para a etapa nacional:
Tecnoway – Rede de Ensino Caminhos do Saber – Caxias do Sul
Big Family – Equipe de garagem – Campo Bom
Untitled – Escola Sesi de Ensino Médio – Gravataí
Kronos – Escola Sesi de Ensino Médio – Gravataí
MonTß – Escola Sesi de Ensino Médio Heitor José Müller – Montenegro
The Ducks – Escola Sesi de Ensino Médio de Sapucaia do Sul
Somos a única equipe de garagem do Rio Grande do Sul e não somos vinculados a nenhuma instituição. Sendo assim, precisamos da ajuda das famílias, nós realizamos rifas e estamos na busca de patrocínios. Portanto, estamos muito felizes em ter se destacado no campeonato e estarmos classificados pela segunda vez para a etapa nacional. É um orgulho imenso sermos a Big Family!