Educadores aprofundaram conhecimentos e se aproximaram ainda mais das propostas de gestão e Educação Ambiental do Município
Com o propósito de desenvolver a Educação Ambiental e colaborar para a criação de um mundo mais sustentável, professores de Educação Infantil e de Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Campo Bom se reuniram na terça-feira, dia 19. O encontro começou no Centro de Educação Ambiental Nestor Weiler (Cemea) e culminou com a visita técnica na Usina de Reciclagem de Campo Bom, para que os educadores pudessem ver de perto como chegam os resíduos produzidos nos lares campo-bonenses e como eles são separados e encaminhados para a reciclagem pela equipe da cooperativa Coolabore. Agora, os educadores poderão levar seus alunos para conhecer a usina, mediante agendamento prévio; além disso, poderão engajar ainda mais para melhorar a triagem do resíduo nas suas escolas e casas.
O prefeito Luciano Orsi, que no momento do encontro estava em Porto Alegre para receber o Prêmio Sebrae/RS Prefeito Empreendedor na categoria Empreendedorismo na Escola, destaca a importância que sua Administração dá para a educação em todos os seus aspectos. “Ensinar nossas crianças e adolescentes a cuidar do meio ambiente é empreender na qualidade de vida. E conhecer a nossa usina, recentemente reformada e restaurada, que serve de modelo na gestão de resíduos, ajudará professores e alunos na necessária sensibilização de toda a comunidade quanto à necessidade de cooperar para o processo de reciclagem”, observa.
A secretária de Educação e Cultura Simone Schneider também destaca a relevância do tema do encontro dos professores. “Precisamos aprofundar o estudo e a prática da ecoeducação, precisamos melhorar a relação homem e meio ambiente. O encontro dos professores e a visita à Usina de Reciclagem aproximam ainda mais os educadores das propostas de gestão do Município”.