A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Dona Inez, um exemplo de vida aos 103 anos de idade

Redação / AG por Redação / AG
7 de outubro de 2022
em Comunidade
0 0
A A
Dona Inez, um exemplo de vida aos 103 anos de idade
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

O Dia Internacional do Idoso é comemorado anualmente no primeiro dia de outubro. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1991, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa.

“Assim como as flores que atraem os pássaros e os insetos, possibilitando a formação de frutos e sementes que germinarão novas plantas, as belas palavras dos meus avós encantam meu pensamento: cores harmoniosas, aromas agradáveis e saboroso néctar.”

A frase do fotógrafo Vherá Poty Benites da Silva, indígena Guarani-Mbyá, nos chama à reflexão sobre a importância que damos aos idosos. Para lembrar o valor dos idosos, destacamos hoje a vida de dona Inez dos Santos, moradora de Campo Bom, que no dia 1º de novembro completará 104 anos de muita disposição, determinação e exemplo de vida.

Viúva há mais de 50 anos, dona Inez tem três filhos (Valcir, Pedro e Nivea), dez netos (Valquiria, Alessandra, Micael Fernando, Jean Felipe, Bruna Daniela, Jordana, Eduarda, Jeferson, João Vitor e Joice) e oito bisnetos (Bernardo, Miguel, Manuely, Braiam, Rebeca, Yara, Miguel e Valentina).

A audição e a visão já não são as mesmas da jovem que trabalhava de sol a sol, na região das Missões, lá nos distantes anos das primeiras décadas do século passado. Lúcida, bem humorada e com uma simpatia a toda prova, Dona Inez, que há mais de quarenta anos reside na Grande Operária, é uma pessoa religiosa e tem sempre um bom conselho aos mais jovens. “Precisamos fazer o bem para as pessoas e acreditar em Deus”, diz. E, certamente, toda sua vitalidade vem dessa fé e amor pela vida. “Trabalhei na roça muito tempo, e se fosse possível ainda estaria lá, plantando milho, feijão, tudo. Eu nunca soube o que é preguiça”.

Com mais de um século de vida, as lidas da roça já não são possíveis, mas dona Inez segue com um dom muito especial. Mesmo com problema sério de glaucoma, ela faz tricô e crochê. Sua arte é admirável e a filha Nivea Lucia Kolás Silveira conta que não precisa de qualquer estímulo para que ela ocupe seu tempo com o bordado. “Quando eu vejo, ela aparece com uma peça nova”. Sua criação vai de capas para garrafinha d’água, garrafa térmica, até colchas coloridas, passando por tapetes, entre outros.

Post Anterior

Agora, pacientes podem fazer eletrocardiograma em casa

Próximo post

Revestimento de prédio cai e quase acerta pedestre que caminhava na calçada 

Notícias relacionadas

Câmara reúne comerciantes, Executivo e forças de segurança para debater situação de rua e segurança pública
Comunidade

Câmara reúne comerciantes, Executivo e forças de segurança para debater situação de rua e segurança pública

24 de junho de 2026
Campo Bom mantém abrigo emergencial para pessoas em situação de rua até sábado
Comunidade

Campo Bom mantém abrigo emergencial para pessoas em situação de rua até sábado

23 de junho de 2026
Moradores de nove bairros de Campo Bom serão atendidos pelo Cadastro Único Itinerante neste sábado
Comunidade

Moradores de nove bairros de Campo Bom serão atendidos pelo Cadastro Único Itinerante neste sábado

23 de junho de 2026
Próximo post
Revestimento de prédio cai e quase acerta pedestre que caminhava na calçada 

Revestimento de prédio cai e quase acerta pedestre que caminhava na calçada 

Rodeio Nacional de Campo Bom em 2023 acontece em março

Rodeio Nacional de Campo Bom em 2023 acontece em março

Declaração Anual de Rebanho deve ser feita até 31 de outubro

Declaração Anual de Rebanho deve ser feita até 31 de outubro

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Homem é preso por suspeita de violência doméstica em Campo Bom
  • Domingo tem Corrida Contra o Frio com percurso de 5 km em Campo Bom
  • 1º Seminário de Hedong Kumdo será realizado neste domingo no Ginásio Municipal

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

 

A Gazeta CB

A Gazeta CB

Página no Facebook

 

Seguir Página

  • AG CONTIGO | 26.06

Destaques da edição impressa 📰

🇧🇷 Série de reportagens: O mundo joga, Campo Bom vibra! 🇧🇷

➡️ Colégio Santa Teresinha transforma figurinhas da Copa em cidadania e solidariedade;

➡️ Escola Dona Augusta veste as cores do Brasil e vive o espírito da Copa do Mundo.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Um homem foi preso pela Guarda Municipal de Campo Bom, suspeito de violência doméstica, nesta semana. A ocorrência foi registrada durante uma visita do acusado ao filho, na residência da ex-companheira.

Conforme a Guarda Municipal, a vítima relatou que o homem a ameaçou após puxá-la pelo braço e empurrá-la contra os cômodos da casa.

A guarnição foi acionada pelo Centro de Operações (COP) e, ao chegar ao endereço, ouviu o relato da mulher. Em seguida, os agentes localizaram o suspeito nas proximidades da residência. Ele foi abordado, identificado e encaminhado ao Hospital Dr. Lauro Reus para a realização do exame de corpo de delito. Posteriormente, foi apresentado na Delegacia de Polícia de Campo Bom, onde a ocorrência foi registrada.

A mulher informou aos agentes que pretende solicitar uma medida protetiva de urgência, afirmando temer pela própria segurança e pela integridade do filho.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Bom dia, leitores e leitoras 🥰

Confira a capa da edição de hoje, 26 de junho.

PONTOS DE VENDA:
https://agazetacb.com.br/pontos-de-venda
  • AG CONTIGO | 25.06

➡️ Cadastro Único Itinerante, acontece neste sábado. Para mais informações: (51) 99660-8193 | (51) 98033-2298
  • A Câmara Municipal promoveu, na tarde de terça-feira (23), uma reunião para discutir temas relacionados à segurança pública e à situação das pessoas em situação de rua no município. O encontro, convocado pela Mesa Diretora, reuniu secretários municipais, representantes das forças de segurança, vereadores e dezenas de comerciantes da região central da cidade.
Segundo o presidente da Câmara, João Paulo (MDB), a iniciativa teve como objetivo aproximar os diferentes setores envolvidos para construir soluções conjuntas para as demandas apresentadas pela comunidade. “A segurança, junto com a saúde e a educação, são sempre as pautas mais importantes para a população. Por isso, é preciso sentar e conversar quando há algum problema. Esse era o objetivo quando propusemos o encontro: colocar todas as partes na mesma mesa para, juntos, vermos o que pode ser feito”, destacou.
O vice-presidente da Câmara, Cleber Nunes (MDB), explicou que a reunião foi motivada por relatos de comerciantes sobre casos de importunação e furtos registrados na área central da cidade. Conforme ele, os vereadores foram procurados pelos empresários e buscaram promover o diálogo entre os órgãos responsáveis e a comunidade.
Representando o Executivo Municipal, participaram do encontro os secretários Gabriel Colissi, do Desenvolvimento Social, e Fernando Luz Lehnen, da Segurança. Colissi apresentou dados sobre o trabalho de abordagem social realizado pelo município, destacando os encaminhamentos para tratamento de dependência química e as ações que contribuíram para a redução do número de pessoas em situação de rua nos últimos anos.
Já o secretário Fernando Luz Lehnen e o tenente Escobar, representante da Brigada Militar, ressaltaram a importância do registro de boletins de ocorrência para subsidiar o trabalho das forças de segurança no combate à criminalidade. Diante das instabilidades registradas no telefone 190, Escobar informou que a população também pode acionar diretamente a Sala de Operações da Brigada Militar pelo número (51) 98413-9809.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A equipe Paulista é a grande campeã do Campeonato Municipal de Bocha Veterano de Campo Bom. Após ser derrotada no primeiro confronto da decisão por 12 a 10, na cancha da Acofe, a equipe reagiu diante de sua torcida e garantiu o título ao vencer o jogo de volta por 12 a 5, no último sábado (20).

A conquista coroou a campanha da Paulista, que também precisou superar um resultado adverso nas semifinais. Contra a Sociedade Primavera, a equipe perdeu o jogo de ida por 12 a 11, mas se recuperou em casa com uma vitória expressiva por 12 a 0, assegurando vaga na final.

Já a Acofe chegou à decisão após eliminar a Operária com duas vitórias: 12 a 8 em casa e 12 a 11 atuando na cancha adversária.

Além da definição do campeão, a competição também premiou os destaques individuais. Chico, da Acofe, foi eleito o melhor ponteiro; César, da Paulista, recebeu o prêmio de melhor bochador; e Lico, também da Acofe, foi escolhido como destaque da competição.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 24.06

➡️ Liga de Combate ao Câncer de Campo Bom, é ponto de coleta de eletroeletrônicos.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Os campo-bonenses vêm enfrentando uma semana marcada pelo frio intenso. Na manhã desta quarta-feira (24), a Estação Meteorológica de Campo Bom registrou a menor temperatura de 2026 no município: apenas 1,7°C. O dado foi informado pelo coordenador da estação, Nilson Pedro Wolff.

Além dos termômetros próximos de zero grau, a cidade amanheceu coberta por uma forte geada, cenário que pôde ser observado em gramados, telhados, veículos e áreas abertas. A combinação entre céu limpo, ar seco e a atuação de uma intensa massa de ar polar favoreceu a formação do fenômeno.

De acordo com Wolff, a previsão é de que o frio persista. “Amanhã repete”, afirma o meteorologista, indicando a possibilidade de uma nova madrugada com temperaturas muito baixas e ocorrência de geada.

A onda de frio atinge todo o Rio Grande do Sul e faz parte da massa de ar polar que vem derrubando as temperaturas em diversas regiões do Estado. Em Campo Bom, a previsão aponta mínimas próximas dos 3°C a 4°C nos próximos dias, com manhãs geladas e tardes de temperatura mais amena. 

A orientação é para que a população redobre os cuidados com crianças, idosos, pessoas em situação de vulnerabilidade e animais de estimação durante este período de frio intenso. Também é recomendado atenção ao uso de aquecedores e outros equipamentos para evitar acidentes domésticos.
X
Registros: @nilsonpedrowolff 

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.