Em Campo Bom, mais de 80 produtores rurais ainda não entregaram o documento, de acordo com o Escritório de Defesa Agropecuária (EDA)
Os produtores rurais têm até o dia 31 de outubro para entregar a Declaração Anual de Rebanho. O documento é obrigatório e quem não o fizer no período fica inadimplente com o Estado. Mais de 80 produtores campo-bonenses ainda não prestaram informações. O local de entrega da declaração é o Escritório de Defesa Agropecuária (EDA).
O documento deve ser entregue anualmente e informar a quantidade de animais existentes na propriedade rural, bem como a finalidade da criação. A exigência é da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS. Entre as possíveis sanções, está o impedimento de emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA).
Para Henrique Scholz, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, pasta responsável pelas atividades agropecuárias no município, o objetivo é juntar informações que permitam pensar políticas públicas adequadas para a pecuária local, como a população exata dos rebanhos, o que garante a certificação sanitária da produção e é benéfico para os produtores.
Com o EDA, é ainda mais fácil fazer a declaração
Desde setembro do ano passado, os produtores rurais campo-bonenses não precisam mais ir a outros municípios para entregar a Declaração Anual de Rebanho ou emitir outros documentos, como a GTA. Isso porque, sob a gestão do prefeito Luciano Orsi, foi inaugurado um Escritório de Defesa Agropecuária na cidade. “É um compromisso que, a partir do entendimento de que trata-se de um setor economicamente muito importante para o desenvolvimento local, foi por nós assumido e cumprido”, destaca.
O EDA fica no Espaço Cidadão Cidadania, na Av. dos Estados, 900. O atendimento é de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h30, e nas sextas das 8h às 12h30. Para mais informações, o telefone é o (51) 3597-6935 e o e-mail é o eda-campobom@outlook.com.