Dedicado à luta contra a Aids, o mês de dezembro reforça as ações de prevenção à doença, que é considerada um grave problema de saúde pública. O período foi escolhido pelo Ministério da Saúde em razão do Dia Mundial contra a Aids, celebrado no mundo inteiro em 1º de dezembro.
Em Campo Bom, em 2018, foram diagnosticados 35 novos casos de HIV/AIDS, já em 2019, até o momento, 33 pacientes foram diagnosticados.
Para diminuir os índices a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está realizando ações que buscam sensibilizar a população quanto à importância do acesso à informação adequada sobre a doença, a evolução dos métodos de prevenção e de tratamento. A equipe do Ambulatório de Infectologia intensificou a divulgação das ações de prevenção, fazendo abordagens nas ruas do Centro do município em horários alternados e um gazebo vermelho foi montado em frente ao ambulatório onde um profissional da área da saúde faz a abordagem dos usuários que circulam nas proximidades, orientando, oferecendo folders informativos, preservativos e convidando-os para sua testagem. “Percebe-se que o preconceito ainda é grande, porém, anualmente temos mais adesão dos campo-bonenses”, afirma Irlene Lucia Ackermann Schardong, enfermeira Coordenadora do Ambulatório de Infectologia.
Atendimento abrangente e rápido
Desde 2012, o município disponibiliza os testes rápidos em todas as Unidades de Saúde, os usuários são atendidos por livre demanda e, se isto não é possível eles são agendados para realização dos testes em curto espaço de tempo. Além das Unidades, ainda são oferecidos testes rápidos no Ambulatório de Infectologia, todos os dias das 8h às 17h, sem agendamento prévio.
Nas Estratégias Saúde da Família, o teste ainda é realizado, também, no horário do trabalhador que acontece uma vez por semana até as 19h.
Ampliando a abrangência, acontecem ações sistemáticas nas atividades de saúde como Viva o Bairro e Festa da Vida, onde as equipes se organizam e oferecem os testes rápidos para os usuários. “Caso o teste realizado der positivo, o usuário é encaminhado, em tempo real, ao Ambulatório de Infectologia, onde fará seguimento de sua situação. No ambulatório o usuário é atendido pela equipe e acompanhado pelo médico infectologista, segue todo o protocolo do Ministério da Saúde (exames, fornecimento de medicação e acompanhamento com exames de rotina e consultas com especialistas conforme necessidade)”, explica Irlene.
Dentro do programa, o teste rápido de HIV é um método que permite que em apenas meia hora o paciente faça seu teste de HIV, conheça o resultado e receba o serviço de aconselhamento necessário. O resultado fica pronto em 30 minutos. O teste rápido é realizado a partir da coleta de uma gota de sangue retirada da ponta do dedo. O resultado tem a mesma confiabilidade dos exames convencionais e não há necessidade de repetição em laboratório.
Os exames para DST/HIV/AIDS/Hepatites podem ser feitos no ambulatório de infectologia da SMS, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE), rua Carlos Cerino Feltes, 338, Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, contando ainda com Horário do Trabalhador, das 17h às 18h30 nas terças-feiras. Mais informações pelo telefone 3597 7903.
Uma das novidades implantas em Campo Bom em 2019 foi a testagem rápida dos parceiros das gestantes quando chegam ao Hospital Dr. Lauro Reus para o nascimento do bebe. “Nesta abordagem estamos notando a grande adesão dos parceiros”.