Gilberto Luis Franceschetti, diretor da Krause, conta sobre as mudanças e tendências no setor funerário
Por Giordanna Vallejos
A morte é um tema que muitos evitam discutir, mas é uma parte inevitável da vida. Gilberto Luis Franceschetti, diretor da Krause, uma empresa com mais de um século de tradição no setor funerário, compartilha sua perspectiva sobre como enfrentar essa realidade e torná-la mais acessível para todos.
Preparando-se para o inevitável
A Krause, que começou há mais de 100 anos, evoluiu ao longo do tempo para oferecer uma gama completa de serviços relacionados à morte. Segundo Gilberto, a resistência inicial das pessoas a lidar com questões de morte e luto foi se transformando ao longo dos anos: “As pessoas precisam quebrar esse tabu e esse medo de falar da morte, pois ela anda lado a lado de todos nós, todos os dias”.
Hoje, a Krause oferece vantagens que vão além dos serviços funerários tradicionais, como descontos em parceiros comerciais para os associados de seus planos, incluindo a possibilidade de assistência residencial e até mesmo a inclusão de animais de estimação como membros da família nos novos planos.
Valorizando o ritual do velório
A pandemia de Covid-19 trouxe mudanças significativas no processo de luto, com velórios menores e restritos. Gilberto destaca a importância de valorizar o tempo no velório, pois ele pode ter um impacto profundo no processo de luto. “O velório tem impacto no processo de luto, muitas pessoas acabam se culpando depois disso, se a cerimônia não foi boa,” afirma ele.
A cremação está se tornando uma tendência cada vez mais popular, e a Krause acompanhou essa mudança. A empresa também oferece a opção de guardar as cinzas em um espaço dedicado, proporcionando flexibilidade às famílias.
Quebrando tabus
A resistência ao tema da morte é comum no ocidente, mas Gilberto acredita que é hora de mudar essa mentalidade: “Em média, cada pessoa passa por sete perdas na família. As pessoas têm medo de falar sobre isso, não gostam de pensar que pessoas queridas podem morrer. Mas precisamos falar, estar preparados para isso, porque ninguém sabe qual a sua hora”.
Por isso, a Krause oferece planos funerários que facilitam o processo de tomada de decisões durante um momento de perda, proporcionando aos titulares informações e suporte adequados. “Temos que tomar 115 decisões quando temos a perda de uma pessoa. A contratação de um plano funerário facilita muito esse processo, porque a pessoa já toma muitas decisões antes e já tem um certo grau de informação”, disse ele.
Projeto Pequenos Cometas
A Krause também está envolvida em projetos sociais, como o projeto exclusivo Pequenos Cometas, que oferece assistência gratuita às famílias que perderam crianças com menos de 10 anos. “Atendemos sem nenhum custo e sem nenhuma distinção de classe social a perda de crianças com menos de 10 anos. Aqui na região a gente atua, e Campo Bom está entre elas. Vieram, brilharam e partiram, por isso se chama “Pequenos Cometas”. Já chegamos a 300 atendimentos e o projeto já existe desde 2017”, compartilha Gilberto.
Animais de Estimação: membros da família
A empresa reconhece o profundo amor que as pessoas têm por seus animais de estimação e oferece serviços de cremação tanto individual quanto coletiva para pets. “Tem muita gente que procura esse serviço, o pet cada vez mais se torna um membro da família, muitas pessoas querem cremar e querem as cinzas de volta, ficam muito emocionadas quando perdem, ficamos impressionados o amor que elas têm pelos seus bichinhos”, diz Gilberto.
Além de incluir os pets nos planos e ter cerimônias de cremação para eles, a Krause visa minimizar o impacto no meio ambiente. “Quando enterra, os líquidos e gases contaminam o ambiente. O nosso cemitério é amigo do meio ambiente, porque não tem contaminação de solo ou dos gases, tratamos tudo”, explica o diretor.
Preservando a memória com a tecnologia
A Krause uniu a tecnologia à emoção ao criar um QR-code que permite aos visitantes do cemitério lerem a história da pessoa sepultada e deixar mensagens de carinho. Gilberto compara o cemitério a uma biblioteca, onde estão guardadas diversas histórias de vida.
Enfrentar a morte e o luto é um processo desafiador, mas a Krause está comprometida em torná-lo mais acessível e respeitoso. A empresa está pronta para ajudar as pessoas a desmistificarem a morte e a se prepararem para o inevitável, oferecendo apoio e dignidade em um momento tão sensível. Para saber mais, entre em contato pelas redes sociais @grupokrause.