A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Desmistificando a Morte

Redação / AG por Redação / AG
22 de setembro de 2023
em Comunidade
0 0
A A
Desmistificando a Morte
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Gilberto Luis Franceschetti, diretor da Krause, conta sobre as mudanças e tendências no setor funerário

Por Giordanna Vallejos

A morte é um tema que muitos evitam discutir, mas é uma parte inevitável da vida. Gilberto Luis Franceschetti, diretor da Krause, uma empresa com mais de um século de tradição no setor funerário, compartilha sua perspectiva sobre como enfrentar essa realidade e torná-la mais acessível para todos.

Preparando-se para o inevitável

A Krause, que começou há mais de 100 anos, evoluiu ao longo do tempo para oferecer uma gama completa de serviços relacionados à morte. Segundo Gilberto, a resistência inicial das pessoas a lidar com questões de morte e luto foi se transformando ao longo dos anos: “As pessoas precisam quebrar esse tabu e esse medo de falar da morte, pois ela anda lado a lado de todos nós, todos os dias”.

Hoje, a Krause oferece vantagens que vão além dos serviços funerários tradicionais, como descontos em parceiros comerciais para os associados de seus planos, incluindo a possibilidade de assistência residencial e até mesmo a inclusão de animais de estimação como membros da família nos novos planos.

Valorizando o ritual do velório

A pandemia de Covid-19 trouxe mudanças significativas no processo de luto, com velórios menores e restritos. Gilberto destaca a importância de valorizar o tempo no velório, pois ele pode ter um impacto profundo no processo de luto. “O velório tem impacto no processo de luto, muitas pessoas acabam se culpando depois disso, se a cerimônia não foi boa,” afirma ele.

A cremação está se tornando uma tendência cada vez mais popular, e a Krause acompanhou essa mudança. A empresa também oferece a opção de guardar as cinzas em um espaço dedicado, proporcionando flexibilidade às famílias.

Quebrando tabus

A resistência ao tema da morte é comum no ocidente, mas Gilberto acredita que é hora de mudar essa mentalidade: “Em média, cada pessoa passa por sete perdas na família. As pessoas têm medo de falar sobre isso, não gostam de pensar que pessoas queridas podem morrer. Mas precisamos falar, estar preparados para isso, porque ninguém sabe qual a sua hora”.

Por isso, a Krause oferece planos funerários que facilitam o processo de tomada de decisões durante um momento de perda, proporcionando aos titulares informações e suporte adequados. “Temos que tomar 115 decisões quando temos a perda de uma pessoa. A contratação de um plano funerário facilita muito esse processo, porque a pessoa já toma muitas decisões antes e já tem um certo grau de informação”, disse ele.

Projeto Pequenos Cometas

A Krause também está envolvida em projetos sociais, como o projeto exclusivo Pequenos Cometas, que oferece assistência gratuita às famílias que perderam crianças com menos de 10 anos. “Atendemos sem nenhum custo e sem nenhuma distinção de classe social a perda de crianças com menos de 10 anos. Aqui na região a gente atua, e Campo Bom está entre elas. Vieram, brilharam e partiram, por isso se chama “Pequenos Cometas”. Já chegamos a 300 atendimentos e o projeto já existe desde 2017”, compartilha Gilberto.

Animais de Estimação: membros da família

A empresa reconhece o profundo amor que as pessoas têm por seus animais de estimação e oferece serviços de cremação tanto individual quanto coletiva para pets. “Tem muita gente que procura esse serviço, o pet cada vez mais se torna um membro da família, muitas pessoas querem cremar e querem as cinzas de volta, ficam muito emocionadas quando perdem, ficamos impressionados o amor que elas têm pelos seus bichinhos”, diz Gilberto.

Além de incluir os pets nos planos e ter cerimônias de cremação para eles, a Krause visa minimizar o impacto no meio ambiente. “Quando enterra, os líquidos e gases contaminam o ambiente. O nosso cemitério é amigo do meio ambiente, porque não tem contaminação de solo ou dos gases, tratamos tudo”, explica o diretor.

Preservando a memória com a tecnologia

A Krause uniu a tecnologia à emoção ao criar um QR-code que permite aos visitantes do cemitério lerem a história da pessoa sepultada e deixar mensagens de carinho. Gilberto compara o cemitério a uma biblioteca, onde estão guardadas diversas histórias de vida.

Enfrentar a morte e o luto é um processo desafiador, mas a Krause está comprometida em torná-lo mais acessível e respeitoso. A empresa está pronta para ajudar as pessoas a desmistificarem a morte e a se prepararem para o inevitável, oferecendo apoio e dignidade em um momento tão sensível. Para saber mais, entre em contato pelas redes sociais @grupokrause.

Post Anterior

Escola Morada do Sol comemora 10 anos com exposição de arte

Próximo post

Inscrições para estágio em Farmácia na Prefeitura vão até o dia 29

Notícias relacionadas

Campo Bom reforça alerta contra maus-tratos e abandono de animais durante o Dezembro Verde
Comunidade

Campo Bom reforça alerta contra maus-tratos e abandono de animais durante o Dezembro Verde

8 de dezembro de 2025
Patrick e Gabriel levam o nome de Campo Bom ao berço do sertanejo em Modão de Buteco 2.0
Comunidade

Patrick e Gabriel levam o nome de Campo Bom ao berço do sertanejo em Modão de Buteco 2.0

8 de dezembro de 2025
Caramelo da Pista: a história do cão que transformou abandono em pertencimento em Campo Bom
Comunidade

Caramelo da Pista: a história do cão que transformou abandono em pertencimento em Campo Bom

8 de dezembro de 2025
Próximo post
Inscrições para estágio em Farmácia na Prefeitura vão até o dia 29

Inscrições para estágio em Farmácia na Prefeitura vão até o dia 29

Mérito Farroupilha 2023 premia quatro tradicionalistas

Mérito Farroupilha 2023 premia quatro tradicionalistas

39ª Feira do Livro de Campo Bom começa nessa terça-feira

39ª Feira do Livro de Campo Bom começa nessa terça-feira

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Vereador Jorge Bellé (PL) faz fala polêmica durante sessão; Câmara emite nota oficial
  • Chafariz do Parcão reabre após manutenção completa
  • Vacina contra a Bronquiolite está disponível nas unidades de saúde de Campo Bom

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

A Gazeta CB

  • Uma pessoa de 36 anos foi atendida pela Brigada Militar na manhã desta segunda-feira (8), por volta das 8h40, após ser vista correndo nua pela Avenida Emílio Vetter, no Centro de Campo Bom. Segundo a corporação, a equipe encontrou a pessoa desorientada e sob efeito de substâncias, apresentando forte alteração de comportamento.

Aos policiais, ela relatou que havia deixado suas roupas no carro de um cliente, onde prestava serviços sexuais, e que teria consumido drogas antes de sair caminhando pela via. Afirmou ainda não ter sido vítima de agressões e não apresentava ferimentos aparentes.

A Brigada Militar realizou a contenção necessária até a chegada do SAMU, que conduziu a paciente ao Hospital Lauro Reus para avaliação médica. Após receber os primeiros atendimentos, a pessoa acabou fugindo da unidade de saúde.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 08.12

➡️ Colégio Sinodal Tiradentes conquista o 2° lugar nos Jogos Sul-americanos Escolares 2025;

➡️ AECB conquista medalhas no Campeonato Gaúcho de Handebol.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A dupla Patrick e Gabriel, que representa com orgulho a região do Vale do Sinos e tem em Campo Bom uma de suas raízes, dá mais um passo importante na carreira na próxima terça-feira (9), quando grava, em Goiânia (GO), o DVD “Modão de Buteco 2.0”. O registro será realizado no Boteco Raiz, um dos bares mais tradicionais da capital goiana, considerada o berço do sertanejo no Brasil, e contará com a produção de Jenner Mello, nome consagrado no cenário nacional, que já trabalhou com grandes artistas, entre eles a dupla Zé Neto e Cristiano.

O projeto “Modão de Buteco” nasceu em 2020, em meio à pandemia da Covid-19, período em que os shows foram interrompidos. Buscando manter a música viva, a dupla passou a se encontrar, com todos os cuidados necessários, no estúdio improvisado na casa de Gabriel, em Campo Bom. Na época das lives, surgiu a ideia de gravar um projeto em formato de áudio, que foi lançado no YouTube e ultrapassou a marca de 1 milhão de visualizações. Em 2023, veio a versão com imagens, que também superou 1 milhão de views, somando os cortes publicados na plataforma.

Agora, em 2025, o “Modão de Buteco 2.0” chega ainda mais completo: serão 10 faixas, sendo sete regravações e três músicas inéditas. O lançamento do DVD será feito em partes, com a primeira prevista para janeiro de 2026, podendo sofrer alterações.

Patrick e Gabriel cantam juntos desde 2016. No início, a dupla se apresentava em bailes e eventos tradicionais na região. Após a pandemia, voltaram-se definitivamente para o sertanejo. Patrick, natural de Parobé, e Gabriel, natural e morador de Campo Bom, se conheceram em uma banda de baile, onde Gabriel era guitarrista e Patrick atuava na parte técnica. Em uma brincadeira durante as viagens, Patrick começou a cantar e chamou a atenção do parceiro. Pouco tempo depois, formaram o trio que deu origem à dupla.

MATÉRIA COMPLETA NO SITE: www.agazetacb.com.br
  • Quem frequenta a pista de atletismo de Campo Bom provavelmente já cruzou com ele: pelagem caramelo, olhar atento e passos firmes acompanhando os corredores pela ciclovia. Mais do que um cachorro de rua, Caramelo é hoje um verdadeiro símbolo de resistência, afeto e pertencimento: um cachorro comunitário que encontrou, na cidade e em sua gente, uma nova família.

Antes de “morar” na pista, Caramelo tinha uma família, no bairro Vila Rica. Em maio de 2024, durante a enchente que atingiu a região, ele acabou acolhido no abrigo improvisado da ONG Campo Bom pra Cachorro, no Ginásio Municipal Karl Heinz Kopittke. Ali, em meio ao caos, conquistou o carinho dos voluntários pelo carisma e pela doçura. Quando seus tutores retornaram para casa, ele foi devolvido, mas acabou sendo abandonado.

Demonstrando uma inteligência impressionante, Caramelo percorreu cerca de 4km sozinho, atravessando a cidade para voltar ao ginásio onde havia sido acolhido. Permaneceu no local por um tempo e, já castrado pela ONG, acabou migrando até a pista de atletismo, onde passaria a escrever o capítulo mais bonito da sua história.

Foi ali que fez amizade com os integrantes do Time Zam, equipe de corrida que treina regularmente na pista e na ciclovia. Não demorou para que Caramelo passasse a acompanhar os atletas em treinos médios e longos, percorrendo distâncias que a repórter que vos escreve, por exemplo, não consegue enfrentar: 5 km, 10 km, 16 km, 21 km, 26 km e até impressionantes 33 km em um único treino. Um verdadeiro “AUtleta de Elite”.

Encantada pela relação criada entre Caramelo e a comunidade esportiva, a corredora Sabrina Pinto, integrante do Time Zam, criou o perfil @caramelo_da_pista no Instagram. Com pouco mais de quatro meses, a página reúne quase 400 seguidores e se tornou um espaço de registros carinhosos feitos por quem convive com ele diariamente. Através do perfil, também surgiram doações de ração, vacinas e outros cuidados essenciais.

LEIA A MATÉRIA COMPLETA EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • O Natal da Integração segue com programação especial neste domingo, 7 de dezembro, oferecendo ao público uma noite dedicada à música, tradição e espírito natalino. As atividades iniciam às 18h30, com apresentação de Murilo Finger. Às 19h45, ocorre o Presépio Vivo acompanhado pelo Coro nas Janelas, que promete emocionar o público na Praça Central.

A partir das 20h30, o Concerto Comunitário de Natal reúne a Orquestra Jovem de Campo Bom, a Banda Municipal e os coros das comunidades religiosas, em um espetáculo conjunto preparado especialmente para a data. O encerramento da noite está previsto para as 22h.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • NATAL DA INTEGRAÇÃO 2025 | Marcos & Belutti

A noite de ontem, 06, foi de muita música no Largo Irmãos Vetter. Marcos & Belutti subiram ao palco e empolgaram o público com todo o carisma e talento, embalando sucessos como Eu Era, Domingo de Manhã e Romântico Anônimo. Confira alguns registros feitos pela equipe do AG.
  • NATAL DA INTEGRAÇÃO 2025 🎄🎅🏽

O show da dupla @marcosebelutti foi a primeira atração nacional do Natal da Integração e lotou o Largo Irmãos Vetter 🤩
  • NATAL DA INTEGRAÇÃO 2025 | 

Marcos e Belutti no palco do Largo Irmãos Vetter 🎶🎤

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.

Vá para versão mobile