A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Da carreteada ao futebol:conheça a história de vida de Ildo Lampert

Redação / AG por Redação / AG
23 de fevereiro de 2024
em Comunidade
0 0
A A
Da carreteada ao futebol:conheça a história de vida de Ildo Lampert

Angélica Spengler/AG

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Veja mais sobre a jornada singular de “Boizinho”, através do relato de suas memórias e vivências

Ildo Lampert, aos seus 92 anos, recorda suas memórias mais especiais. Ele nasceu em Taquara, mas veio morar em Campo Bom com o pai, alfaiate, com apenas três anos de idade.

Sua vida percorreu os passos dos bois dos carreteiros, até a corrida nos campos verdejantes de futebol.

Um apelido que virou identidade

No vibrante emaranhado de lembranças que compõem a história de Ildo Lampert, um apelido desponta como uma marca inconfundível. Boizinho. Um apelido que ecoa desde os seus tempos de menino, evocando uma época de desafios e superações.

Na infância marcada pela adversidade da saúde dos pais, que levou Ildo a ser criado mais pelo avô, fez com que o apelido surgisse. “O meu avô era carreteiro, mas naquela época as mercadorias vinham todas de trem e daí os carreteiros levavam para os armazéns. De manhã, eu ia à aula e de tarde eu sempre carreteava, com meu avô, sentava do lado dele. Foi aí que surgiu o apelido, que sou conhecido até hoje”, disse ele.

Raízes em Campo Bom

Entre as brumas do tempo, as raízes de Ildo Lampert mergulham profundamente em Campo Bom. Embora tenha nascido em Taquara, foi nesta cidade que ele fincou suas bases, desde os tenros anos de infância.

Reminiscências de uma época onde a simplicidade ditava o ritmo da vida, onde o jovem Ildo se via entre os bancos escolares e o trabalho como ajudante de carreteiro, moldando seu caráter com a têmpera da determinação.

O ofício no calçado e as voltas da vida

Longe dos gramados, Ildo trilhou sua jornada profissional como sapateiro, na expedição de fábricas renomadas. Uma carreira marcada pela dedicação e pelo labor incansável, que o viu passar por diferentes desafios e transformações no mundo do trabalho. “Trabalhei 50 anos, bem certinho”, relembra, traçando um arco temporal de conquistas e aprendizados.

Paixão nas quatro linhas

Mas foi nos campos de futebol que seu nome ecoou com mais vigor. Ildo viveu a glória e a paixão do esporte no Clube 15 de Novembro. Desde os dias na categoria de base até os embates nos veteranos, sua trajetória revela não só habilidade com a bola nos pés, mas também a força de um espírito incansável.

“Me criei no campo do Clube 15 de Novembro, o pai morava do lado. Eu até joguei nos filhotes, como chamava antigamente, os juvenis. Depois, quando eu tinha mais de uma pouquinha idade, eu passei para o segundo quadro, tinha um segundo quadro antigamente. Depois, o primeiro quadro e depois nos veteranos, ainda joguei. Passei mais de vinte anos dentro do campo do 15 de Novembro. A minha posição era meia esquerda, meia ligação. Mas eu comecei como ponta esquerda”, afirma, com orgulho.

Ildo compartilha uma memória dos tempos de futebol. “O 15 estava numa situação ruim. Jogamos em Estância Velha e o resultado certo seria de perder ou empatar. E por azar, eu fiz um gol, no segundo tempo, de fora da área. Depois no fim da história, esse gol ajudou quem ficou campeão ainda naquela época. Sei que se ganhássemos, o outro time ia entregar os pontos um para o outro. E no fim deu certo, aquele gol, só não me lembro qual é o ano que foi, mas aquele gol ajudou”.

Um legado de memórias

Ao folhear as páginas amareladas de um álbum de recordações, Ildo Lampert compartilha não apenas suas próprias memórias, mas um pedaço da história de Campo Bom. Entre os retratos em preto e branco, as notícias recortadas e os rostos que já se foram, emerge uma narrativa vívida e comovente, tecida com fios de nostalgia e saudade. “É um diário de uma vida”, reflete Ildo, contemplando o legado que deixou para as gerações futuras.

A história de Ildo Lampert é mais do que um relato pessoal; é um testemunho da resiliência humana, da paixão pelos pequenos prazeres da vida e do poder das lembranças para unir gerações. Em cada palavra, em cada imagem, ressoa a voz de um homem que viveu intensamente, deixando um legado de histórias que transcende o tempo. Em meio às vicissitudes da vida, Ildo permanece como um farol de inspiração, iluminando os corações daqueles que têm o privilégio de ouvir suas palavras.

Post Anterior

Últimos dias para pagamento da cota única do IPTU com 10% de desconto

Próximo post

Cinema em Campo Bom: um espaço de cultura e inclusão

Notícias relacionadas

Temporal provocou alagamentos pontuais e mobilizou equipes em Campo Bom
Comunidade

Temporal provocou alagamentos pontuais e mobilizou equipes em Campo Bom

15 de janeiro de 2026
Temporal causa destelhamento de igreja em Campo Bom
Comunidade

Temporal causa destelhamento de igreja em Campo Bom

15 de janeiro de 2026
Janeiro Branco reforça alerta para a saúde mental
Comunidade

Janeiro Branco reforça alerta para a saúde mental

14 de janeiro de 2026
Próximo post
Cinema em Campo Bom: um espaço de cultura e inclusão

Cinema em Campo Bom: um espaço de cultura e inclusão

Vale do Rio dos Sinos registra queda dos indicadores criminais em 2023

Vale do Rio dos Sinos registra queda dos indicadores criminais em 2023

Projeto Inclusão Digital: transformando vidas em Campo Bom

Projeto Inclusão Digital: transformando vidas em Campo Bom

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Reforma da EMEF Rui Barbosa é autorizada com investimento de R$ 764,9 mil
  • Temporal provocou alagamentos pontuais e mobilizou equipes em Campo Bom
  • Temporal causa destelhamento de igreja em Campo Bom

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

A Gazeta CB

  • O Colégio Sinodal Tiradentes segue investindo na qualificação de sua estrutura física e anuncia, para 2026, a ampliação dos espaços destinados à Educação Infantil e ao 1º ano do Ensino Fundamental. A iniciativa inclui a reforma de um novo prédio, localizado na Rua Santa Terezinha, que foi planejado especialmente para atender crianças de 4 a 6 anos.

O local contará com três salas amplas, bem ventiladas e adequadas às necessidades dessa faixa etária, priorizando conforto, segurança e bem-estar. Para essas turmas, também será implantado um novo acesso, proporcionando uma chegada mais tranquila e segura, respeitando o ritmo da infância.

O novo prédio será interligado à estrutura atual do colégio e contará ainda com um auditório com capacidade para até 150 pessoas, destinado a reuniões e pequenos eventos, além de uma sala de dança e ballet. Todo o espaço foi projetado com acessibilidade, reforçando o compromisso da instituição com a inclusão.

Com o investimento, o Colégio Sinodal Tiradentes dá mais um passo importante na oferta de um ambiente acolhedor, funcional e preparado para o desenvolvimento integral das crianças.

#publicidade

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Bom dia, leitores e leitoras 🥰

Confira a capa da edição de hoje, 16 de janeiro.

PONTOS DE VENDA:
https://agazetacb.com.br/pontos-de-venda

#jornalagazetacb #campobom #noticiascampobom #jornalismocomunitario #jornaldointerior
  • A chuva torrencial que atingiu Campo Bom em pouco mais de 30 minutos, na tarde de quinta-feira (15), provocou o transbordamento de arroios e alagou algumas vias do município. O vento forte registrado durante o temporal também causou estragos, exigindo a mobilização da Defesa Civil e de equipes da Secretaria Municipal de Obras.

Diversas ruas foram afetadas, com necessidade de desbloqueio e atendimento a moradores que tiveram residências atingidas em diferentes pontos da cidade. Após o fim da chuva, os níveis dos arroios baixaram rapidamente e as águas escoaram, eliminando os pontos de alagamento.

Logo em seguida, a Secretaria Municipal de Obras iniciou um mutirão de limpeza das vias públicas, trabalho que teve continuidade na sexta-feira (16).

Moradores que necessitaram de auxílio puderam entrar em contato com a Defesa Civil pelos telefones (51) 99675-5497 ou (51) 99774-5175.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Já são 22h30 desta quinta-feira e o Corpo de Bombeiros de Campo Bom segue atuando na limpeza da cidade após a forte chuva registrada ao longo do dia. Na rua Pio XII, ao menos oito árvores já haviam caído em decorrência do temporal. As equipes permanecem no local realizando a remoção de galhos e árvores que comprometem a segurança da população e obstruem as vias.

Imagens: Soldado Anderson | CBMRS

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • O alto volume de chuva registrado nas últimas horas provocou o transbordamento do Arroio Weiler, que cruza a Avenida Kennedy. A situação causou transtornos nas proximidades da sede do Corpo de Bombeiros, onde a água chegou a invadir a pista em alguns pontos. Imagens registradas no local mostram o arroio completamente cheio, evidenciando a força da enxurrada e os impactos da chuva intensa na mobilidade urbana.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Um temporal acompanhado de fortes rajadas de vento atingiu Campo Bom na tarde desta quinta-feira e causou o destelhamento de uma igreja localizada na Avenida Willy Reichert. A ocorrência está sendo atendida pelo Corpo de Bombeiros do município.

De acordo com informações repassadas pelos bombeiros, parte do telhado foi arrancada pela força do vento e chegou a voar por cima da casa vizinha. Apesar do impacto da situação, não houve registro de feridos.

As equipes seguem no local avaliando os danos e realizando os procedimentos necessários para garantir a segurança da área. A ocorrência permanece em andamento, e novas informações poderão ser divulgadas conforme a atualização do atendimento.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Ele já está volta🌞

Após forte temporal que atingiu a cidade e causou transtorno aos moradores na tarde desta quinta-feira, 15, o sol voltou a aparecer, com direito a arco-íris. Clima típico do verão.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Após o registro do dia mais quente do ano nesta quinta-feira (15), segundo o coordenador da Estação Meteorológica de Campo Bom, Nilson Wolf, o tempo mudou e um temporal atingiu a cidade, registrando alagamentos, falta de luz e queda de granizo em alguns locais.

Em caso de emergência acione o Corpo de Bombeiros pelo 193 ou a Defesa Civil do município através dos telefones: (51) 3597-3683 / (51) 99774-5175

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.

Vá para versão mobile