A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Cinema em Campo Bom: um espaço de cultura e inclusão

Redação / AG por Redação / AG
23 de fevereiro de 2024
em Comunidade
0 0
A A
Cinema em Campo Bom: um espaço de cultura e inclusão
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Local democratiza o acesso à cultura promovendo inclusão social através do cinema

Em meio à paisagem tranquila de Campo Bom, existe um diferencial da cultura: o Cinema do Complexo Cultural CEI. Para Simone Daise Schneider, secretária Municipal de Educação e Cultura, esse espaço desempenha um papel vital na vida da cidade, oferecendo acesso a obras de relevância cultural e comercial. “O cinema é um importante instrumento cultural na nossa cidade, proporcionando acesso a obras de grande relevância cultural e de mercado”, afirma Simone.

Atraindo moradores de cidades vizinhas

Campo Bom se tornou um ímã cultural para os habitantes de cidades vizinhas, muitas delas, desprovidas de salas de cinema. Semanalmente, pessoas de localidades como Sapiranga, Araricá, Nova Hartz e Novo Hamburgo dirigem-se ao Complexo Cultural CEI em busca de entretenimento cinematográfico.

A magia do cinema acessível a todos

Uma das características marcantes do Cinema do CEI é o valor acessível dos ingressos, mantido abaixo das práticas de mercado. “O objetivo é democratizar o acesso à cultura e aos bens culturais”, explica Simone. Essa política pública possibilita que pessoas de todas as classes sociais desfrutem da experiência do cinema sem comprometer seus orçamentos familiares.

“Acreditamos que esses valores tornam a experiência do cinema mais inclusiva”, afirma Simone. Em um mundo onde os preços elevados excluem muitos, o Cinema do CEI abre suas portas para todos, tornando-se um verdadeiro espaço de encontro e inclusão.

Um legado cultural em construção

O Cinema do Complexo Cultural CEI não é apenas um local de entretenimento; é um marco na história cultural de Campo Bom. Inaugurado em conjunto com o complexo em 2008, é parte de um projeto visionário para fortalecer a identidade cultural da cidade.

Atendendo às demandas da comunidade

Além das sessões regulares, a sala também está disponível para aluguel, atendendo às necessidades de grupos como escolas que desejam utilizar o cinema como ferramenta educacional. “Sempre que há a demanda de escolas para sessões de filmes que estão em cartaz, trabalhamos com reserva e se necessário abrimos sessões extras para atender as turmas”, destaca Simone.

Filmes para todos os gostos

Desde o seu início em 2008, o Cinema do CEI tem cativado o público com uma programação diversificada. “Buscamos sempre manter filmes diversificados na nossa programação, atendendo a todas as faixas etárias e tipos de filmes”, afirma Simone. Entre os sucessos de bilheteria estão obras como “Elementos” e “Barbie”.

Post Anterior

Da carreteada ao futebol:conheça a história de vida de Ildo Lampert

Próximo post

Vale do Rio dos Sinos registra queda dos indicadores criminais em 2023

Notícias relacionadas

Promoções e horários diferenciados para a compra de presentes de Dia das Mães na Casa do Artesão
Comunidade

Promoções e horários diferenciados para a compra de presentes de Dia das Mães na Casa do Artesão

29 de abril de 2026
Vereadores aprovam projeto que suspende cobrança de água em caso de falhas no abastecimento
Comunidade

Vereadores aprovam projeto que suspende cobrança de água em caso de falhas no abastecimento

28 de abril de 2026
Recolhimento de podas segue cronograma em mais seis bairros entre 15 e 20 de julho
Comunidade

Prefeitura inicia calendário anual de podas de árvores

28 de abril de 2026
Próximo post
Vale do Rio dos Sinos registra queda dos indicadores criminais em 2023

Vale do Rio dos Sinos registra queda dos indicadores criminais em 2023

Projeto Inclusão Digital: transformando vidas em Campo Bom

Projeto Inclusão Digital: transformando vidas em Campo Bom

42° Rodeio Nacional movimenta Campo Bom neste final de semana

Vai começar o 44º Rodeio Nacional de Campo Bom

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Semifinais do Futsal Série Ouro estão marcadas para o dia 8 de maio
  • Promoções e horários diferenciados para a compra de presentes de Dia das Mães na Casa do Artesão
  • Vereadores aprovam projeto que suspende cobrança de água em caso de falhas no abastecimento

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

 

A Gazeta CB

A Gazeta CB

Página no Facebook

 

Seguir Página

  • AG CONTIGO | 30.04

Destaques da edição impressa 🗞️

➡️ 1º de maio: a força de quem faz Campo Bom acontecer;

➡️ Campo Bom na trilha do penta com Elias Weiss;

➡️ M’Bororé lança edição histórica do 25º Sarau de Arte Gaúcha.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetaCB.com.br (LINK NA BIO)
  • Que comecem os jogos ⛹️‍♀️🤾‍♂️🏃‍♀️⚽️🥋

#40olimpiadaestudantildecampobom

📷 Briane Colissi e Mairan Pacheco/AG
  • A 40ª Olimpíada Estudantil de Campo Bom teve sua abertura oficial na manhã desta quinta-feira (30), no Ginásio do CEI, marcando o início de mais uma edição do maior evento esportivo estudantil do município.

Com expectativa de mais de 9 mil inscrições ao longo do ano, a competição reúne estudantes das redes municipal, estadual e privada em diversas modalidades esportivas, promovendo integração, espírito esportivo e formação entre os jovens.

A cerimônia contou com o tradicional acendimento da pira olímpica e homenagens a pessoas que contribuíram para a história da Olimpíada ao longo de suas quatro décadas.

As disputas seguem até novembro, com encerramento e premiação dos destaques de cada categoria.

SAIBA MAIS: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Bom dia, leitores e leitoras 🥰

Confira a capa da edição de hoje, 30 de Abril.

PONTOS DE VENDA:
https://agazetacb.com.br/pontos-de-venda

#jornalagazetacb #campobom #noticiascampobom #jornalismocomunitario #jornaldointerior
  • EXCLUSIVO | ✍️ @mairanpacheco 

A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Amarelinha, no bairro Porto Blos, recebe mais de 130 crianças, desde o berçário até o pré-2, acolhendo os pequenos de 0 a 5 anos. É neste palco de desenvolvimento desde os primeiros passos que a escola se destaca por uma ideia que reúne literatura, representação e construção de cidadania: a Afroteca.

Idealizada em 2023, a Afroteca nasceu da reformulação da biblioteca escolar, com o intuito de ampliar os debates sobre questões étnico-raciais no ambiente educativo.

O projeto ganhou ainda mais força em 2025, motivado pelas discussões pedagógicas e pelas experiências relatadas pela professora do Projeto da Diversidade. A troca de ideias entre a equipe, somada ao entusiasmo geral, levou à criação de um espaço especial no saguão da escola. O local, que antes abrigava a Geladeira Literária, ação que permite o empréstimo de livros pela comunidade, passou a receber também obras que valorizam diferentes etnias, ampliando o acesso à diversidade cultural.

Além dos livros, a Afroteca reúne instrumentos, brinquedos, tecidos e outros materiais que conversam com as histórias disponíveis no acervo, proporcionando uma experiência sensorial e educativa. As obras não são exclusivas do público infantil, sendo acessíveis também aos adultos que frequentam o espaço.

A formação do acervo contou com sugestões vindas de cursos oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação, além da participação de membros da escola em eventos como o projeto Descolonizando Saberes e o Simpósio de Educação Infantil, que trataram do tema em oficinas e palestras. Entre os critérios de seleção, destaca-se a valorização de autores negros, fortalecendo a representatividade nas histórias apresentadas às crianças.

Com uma proposta pedagógica focada na educação antirracista, o projeto vai além do cumprimento de regras e se integra à vida da escola.

MATÉRIA COMPLETA EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 29.03

➡️ Inscrições abertas para o curso básico de informática voltado à inclusão digital.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Os vereadores de Campo Bom aprovaram por unanimidade, na sessão ordinária desta segunda-feira (27), um projeto de lei que determina a suspensão da cobrança da tarifa de abastecimento de água em situações de descontinuidade do serviço ou quando o fornecimento ocorrer fora dos padrões de potabilidade.

A proposta, assinada por todos os parlamentares da Câmara Municipal, representa mais um passo no trabalho de fiscalização dos serviços prestados pela Corsan e agora segue para sanção do prefeito Giovani Feltes.
O projeto tem como objetivo garantir que a cobrança da tarifa ocorra apenas quando o serviço for prestado de forma eficiente, contínua e segura. A medida também busca coibir falhas e inadequações no abastecimento, prevendo a criação de um mecanismo administrativo que permita à Prefeitura suspender a cobrança sempre que forem constatadas irregularidades.

Durante a mesma sessão, os vereadores também aprovaram, por unanimidade, uma moção de repúdio à Aegea/Corsan, em razão da precariedade do serviço prestado no município.

Além disso, foram aprovados três pedidos de informação, três requerimentos, dois projetos de lei e uma moção. A sessão contou ainda com a participação do secretário municipal de Desenvolvimento Social, Gabriel Colissi, que apresentou dados e detalhou as ações do município em relação ao atendimento às pessoas em situação de rua.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Inicia nos próximos dias, o calendário anual de podas de árvores, com cronograma organizado por regiões da cidade. O cronograma começa no dia 29 de abril e segue até 7 de maio, atendendo moradores da região Centro Norte e parte do bairro Genuíno Sampaio, abrangendo a área entre as avenidas Brasil, dos Estados e Emílio Vetter.

Na sequência, entre os dias 5 e 14 de maio, os serviços contemplam a região Centro Sul e parte do bairro Celeste, incluindo o trecho localizado entre as avenidas Brasil, Independência, Willy Reichert e Gustavo Vetter. A Administração Municipal reforça que os moradores devem realizar as podas dentro do período estabelecido para cada região e depositar os materiais corretamente nas calçadas, exclusivamente nos dias programados para recolhimento. O descarte fora do cronograma é considerado irregular e pode resultar em multa.

A Prefeitura orienta ainda que apenas resíduos de poda devem ser descartados, sem mistura com outros tipos de lixo. O cronograma poderá sofrer alterações em caso de condições climáticas desfavoráveis. Para os moradores que não puderem aguardar o período previsto para sua região, os resíduos podem ser destinados diretamente à Horta Comunitária da Aurora ou ao espaço ao lado da Usina de Reciclagem, na Estrada do Mônaco.

A Administração Municipal destaca ainda que a poda corretiva nas calçadas, quando necessária, é realizada pelo próprio município, contribuindo para a manutenção adequada da arborização urbana e reforçando o compromisso com a organização da cidade, a preservação ambiental e a colaboração entre poder público e comunidade.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.