A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

ConcursoEcoAR premia quatro projetos de sustentabilidade

Redação / AG por Redação / AG
4 de setembro de 2023
em Comunidade
0 0
A A
ConcursoEcoAR premia quatro projetos de sustentabilidade

Foto: Mauri Spengler

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Iniciativa com patrocínio e curadoria da Arezzo&Co planeja fomentar ideias que tragam soluções para os desafios ambientais e sociais do mundo da moda

O grupo Arezzo&Co, que reúne as marcas Arezzo, Schutz, Anacapri, Alexandre Birman, Brizza, Alme, Reserva, Carol Bassi, Vans, Oficina Reserva, Reserva Go, Simples, Reversa, Reserva Ink, Reserva Mini, BAW Clothing, TROC, Vicenza e a italiana Paris Texas, além do marketplace ZZMALL, patrocinador da primeira edição do concurso ecoAR, anuncia a premiação dos quatro vencedores da iniciativa, em cerimônia que realizada no dia 30 de agosto, na sede do grupo, em Campo Bom. O projeto, realizado pelo Ministério da Cultura, tem como objetivo oferecer a estudantes, profissionais e demais interessados em sustentabilidade e moda, a possibilidade de apresentar soluções sustentáveis para os desafios desse mercado.

O concurso teve 257 projetos inscritos em duas categorias: Produto, que conta com as subcategorias Matéria Prima e Processos, e Pós-Consumo, que se subdivide em Reaproveitamento de Materiais e Reinserção no processo produtivo.

Quatro projetos foram escolhidos: Farfarm, Manicolor, Banco de Resíduos Têxteis e Bruk. Os trabalhos vencedores (um de cada subcategoria do concurso) receberão um prêmio no valor de R$ 10 mil reais cada. Além disso, também ganharão um troféu, certificado de participação, terão seus trabalhos publicados em um livro e participarão em duas exposições.

Suelen Joner, Head de Sustentabilidade e D&I da Arezzo&Co e curadora da premiação, explica o desafio de encontrar matérias-primas inovadoras para serem usadas em grande escala. “É difícil encontrar soluções que atendam a necessidade da indústria e que sejam viáveis ao mesmo tempo, assim como alternativas para o desafio do pós-consumo da moda. Com o concurso, pudemos identificar ideias inovadoras que podem ser trabalhadas para ganhar escala”, diz.

Além de Suelen, Rony Meisler, CEO da AR&Co, Luanna Toniolo, CEO da TROC, platafoma de second hand, e Luiz Carlos Robinson, professor e consultor de sustentabilidade, também atuaram na avaliação dos projetos.

Confira abaixo mais informações sobre cada uma das iniciativas vencedoras

Categoria: produto

Subcategoria: processo

Vencedor: Beto Bina

Projeto Farfarm

A Farfarm nasceu com a missão de buscar alternativas sustentáveis para transformar a indústria têxtil no Brasil. O algodão é a fibra natural mais utilizada na moda, mas seu cultivo convencional depende muito de agentes químicos e da água em uma indústria que precisa se reinventar especialmente no que se refere à produção. Esse é o problema que a Farfarm procura resolver por meio da agrofloresta, para abastecer o mercado têxtil de matérias-primas genuinamente ecológicas, apoiando pequenos produtores e gerando baixo impacto socioambiental. O objetivo é desenvolver uma cadeia de abastecimento de longo prazo que regenere o solo, previna o desmatamento e aumente a saúde e o bem-estar dos agricultores, e simultaneamente a resiliência econômica das comunidades vulneráveis. Por meio de educação e assistência técnica, promove-se a conscientização sobre a adoção da agricultura sustentável. A organização capacita as famílias nesse sistema e no cultivo do algodão, apoiando-as na conquista de certificações, em contratos e na formação de preço. Facilita ainda a troca comercial entre os grupos e as marcas de moda e ajuda a gerir projetos dentro da cadeia produtiva, como créditos de carbono. Ao final do processo, desenvolve-se uma matéria-prima que regenera a natureza, promove desenvolvimento social e conta histórias que agregam valor à percepção da marca. “Acreditamos que, se uma empresa regenera a natureza e empodera pessoas vulnerabilizadas, ao mesmo tempo que produz moda, ela conquista um papel relevante na sociedade. Em um mundo cada vez mais impactado por mudanças climáticas, talvez essa seja uma boa justificativa para as marcas existirem”, diz o fundador Beto Bina.

Categoria: Produto

Subcategoria: processos

Vencedor: Siohudi Paulino de Lima

Projeto Manicolor Corante têxtil à base de casca de mandioca

Durante um ano, o estilista Sioduhi Paulino de Lima, do povo piratapuya, do território indígena do Alto Rio Negro no Amazonas, pesquisou um corante natural, cuja tecnologia empregada transforma parte da raiz da mandioca, considerada resíduo, em corante têxtil, o Maniocolor. Vale lembrar que o processo químico de tingimento é tido como um dos principais poluidores das águas do mundo, comprometendo 20% dos recursos hídricos do planeta, conforme dados do Banco Mundial. O conceito desenvolvido é fruto da observação dos modos tradicionais de processamento da mandioca pelos povos originários do Rio Negro, pois grande quantidade dessa casca é descartada na colheita. Para essa produção, houve a reinserção do descarte na cadeia produtiva, sendo que a casca após a extração do corante serve ainda de adubo por meio da técnica de compostagem. O Maniocolor conecta-se com os sistemas agrícolas das comunidades indígenas ou não, e agrega valor social, cultural e ambiental, sendo uma solução escalonável e biodegradável. Outras opções também estão sendo avaliadas, como folhas e cascas de frutos. Em dezembro de 2022, o estilista apresentou, na Brasil Eco Fashion Week, a primeira coleção com o uso dessa tecnologia, a Manioqueen. O projeto, desenvolvido com o sócio Adeilson Lopes, foi o resultado de uma bolsa do programa de aceleração Inova Amazônia, promovido pelo Sebrae Nacional, com o apoio do Sistema Agrícola tradicional do Rio Negro (SAT-RN). “Em vez de comercializar o corante, estamos comercializando tecidos tingidos por causa da viabilidade econômica. Além disso, as peças da minha coleção começaram a ser vendidas em Manaus”, afirma Sioduhi, que colocou a Amazônia no mercado de corantes naturais.

Categoria: Pós Consumo

Subcategoria: inserção no processo produtivo

Vencedor: Suzana Barreto Martins

Projeto Banco de Residuos Têxteis

O Banco de Resíduos Têxteis (BRT), criado pelo grupo de pesquisa Design, Sustentabilidade e Inovação (DeSIn), do departamento de Design da Universidade Estadual de Londrina (UEL), tem como objetivo dar a correta destinação a milhares de toneladas de resíduos têxteis descartados anualmente no aterro sanitário de Londrina, PR. A iniciativa é pioneira no Brasil e atua em três dimensões da sustentabilidade: a ambiental, com a redução desses impactos; a social, com a geração de trabalho e renda para a cooperativa de materiais recicláveis; e a econômica, a partir de um modelo de negócio para a economia circular. O sistema consiste no processamento dos resíduos industriais e dos de pós-consumo por meio de um maquinário especial, instalado em cooperativas, com capacidade de desfibrar 20 toneladas de resíduos por mês. Empresas associadas ao BRT e integrantes do Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestuário do Paraná (Sivepar) garantem a destinação correta dos resíduos industriais. As cooperativas organizam os resíduos pós-consumo descartados em pontos de coleta instalados em dois shoppings da cidade. O material processado pode servir à confecção de novos produtos e à aplicação em outros segmentos, e até voltar para a indústria têxtil como fio. “Trabalhamos em um contexto de vulnerabilidade social e pretendemos priorizar a contratação de catadores aposentados. As roupas em bom estado vão para bazares e a venda é revertida para as cooperativas”, diz Suzana Barreto Martins, pesquisadora em design para sustentabilidade na UEL e coordenadora do projeto de logística reversa de resíduos têxteis industriais e pós-consumo.

Categoria: Pós Consumo

Subcategoria: Reaproveitamento de materiais

Vencedor: Arthur César

Projeto: Bruk

Criada em 2016, a empresa de vestuário Bruk Wear começou há dois anos a coletar materiais que perderam utilidade para dar a eles uma nova função, transformando-os em acessórios exclusivos e de tiragem limitada. Nessa experiência, a câmara de ar e o colchão inflável rasgados ou furados combinam-se com um cinto de carro e viram uma bolsa. O tecido do guarda-chuva e os retalhos de jeans ganham formas de chapéus. Para reduzir ainda mais os impactos ao meio ambiente, a empresa mineira utiliza água de reuso ou de chuva para higienizar os materiais que serão reaproveitados e depois cortados em máquinas especiais e costurados por uma pequena equipe local. “Minha mãe foi costureira durante anos, um trabalho que vi ser pouco valorizado, por isso faço questão de dar pagamento justo e enaltecer minha esquipe”, diz Arthur Cesar Silva de Assis Santos, o idealizador do negócio. E, para incentivar seus seguidores a aderirem um estilo de vida mais sustentável, a Bruk produz vídeos informativos, apresentando dados e alternativas de modo a criar uma comunidade que entenda a importância de se consumir produtos feitos de resíduos. “Nosso objetivo não é só vender o produto, mas mostrar que é preciso colocar a sustentabilidade no nosso dia a dia. O comércio das peças acaba virando consequência.” Nas coleções, há também roupas feitas com itens garimpados em brechós. “São peças manchadas ou rasgadas que não seriam vendidas e podemos aproveitar parte do tecido para fazer jaquetas, shorts e outros itens”, afirma o jovem empreendedor.

Post Anterior

Acolher conquista recorde de medalhas

Próximo post

Há exatamente um ano, Guarda Municipal mudou história dos campo-bonenses 

Notícias relacionadas

Espetáculo sobre Mario Quintana integra programação dos 67 anos de Campo Bom
Comunidade

Espetáculo sobre Mario Quintana integra programação dos 67 anos de Campo Bom

26 de janeiro de 2026
Unidos pela música e pelo amor, Bia Medeiros e Cristiano transformam vida em canção
Comunidade

Unidos pela música e pelo amor, Bia Medeiros e Cristiano transformam vida em canção

26 de janeiro de 2026
Prefeitura de Campo Bom atende em dois turnos nos dias 23/01, 25/01, 6/02 e 8/02
Comunidade

Credenciamento para comércio no Aniversário de Campo Bom termina nesta sexta

22 de janeiro de 2026
Próximo post
Há exatamente um ano, Guarda Municipal mudou história dos campo-bonenses 

Há exatamente um ano, Guarda Municipal mudou história dos campo-bonenses 

Projeto de lei que prevê auxílio para carroceiros é encaminhado pela Prefeitura à Câmara

Projeto de lei que prevê auxílio para carroceiros é encaminhado pela Prefeitura à Câmara

Polícia Civil realiza prisão no bairro Genuíno Sampaio

Pai é morto a tiros no bairro Operária enquanto aguardava filho no carro

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Polícia Civil apreende arma de fogo em cumprimento de medida protetiva
  • Projeto Galeria a Céu Aberto inaugura mural artístico no Centro
  • Campo Bom está entre os municípios-alvo da Operação Acerto de Contas, que investiga esquema milionário de evasão fiscal

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

A Gazeta CB

  • Campo Bom está entre os municípios onde foram cumpridas ordens judiciais da Operação Acerto de Contas, deflagrada na manhã desta quarta-feira (28) pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por meio da Delegacia de Repressão à Lavagem de Dinheiro (Dercap), em conjunto com o Ministério Público do RS, através do Gaeco, e a Receita Estadual.

A operação tem como objetivo desmantelar um esquema estruturado de evasão fiscal e lavagem de capitais, articulado por um profissional da área contábil, que utilizava empresas de fachada e a emissão sistemática de notas fiscais inidôneas para suprimir tributos e ocultar a origem de recursos ilícitos. As investigações apontam que empresas e pessoas ligadas a Campo Bom estão entre os alvos das diligências.

Ao todo, foram cumpridas 261 ordens judiciais, sendo 31 mandados de busca e apreensão, além de medidas cautelares como o uso de tornozeleira eletrônica por 11 investigados e uma prisão preventiva. Também foram determinadas a apreensão de 30 veículos, o sequestro de 14 imóveis e o bloqueio de ativos financeiros que podem chegar a R$ 225,4 milhões.

Além de Campo Bom, as ordens judiciais foram cumpridas em Porto Alegre, Canoas, Dois Irmãos, Igrejinha, Sapiranga, Araricá, Tramandaí, Capão da Canoa, Gravataí e Guaporé. Durante a ação, foram apreendidos ainda 70 quilos de prata, 13 veículos, incluindo carros de luxo, além de arma de fogo, notebooks, celulares e documentos.

MATÉRIA COMPLETA EM NOSSO SITE: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Durante uma operação policial no bairro Barrinha, o cão comunitário Negão, acompanhado pela ONG Campo Bom pra Cachorro, foi atingido por um disparo de arma de fogo efetuado por um policial. 

O animal foi socorrido pelas protetoras e encaminhado para atendimento veterinário, onde permanece internado.

A vereadora e ativista da causa animal, Kayanne Braga (PDT), afirmou que todos os cães da localidade são castrados, monitorados e acompanhados pelas protetoras desde o período das enchentes, quando estiveram abrigados no ginásio. Segundo ela, a equipe realiza a entrega de ração semanalmente e mantém contato constante com a comunidade.

De acordo com a vereadora, imagens de câmeras de segurança mostram que o cão passou por trás do policial, que ao dar um passo para trás possivelmente pisou no animal. “O cachorro gritou, não reagiu e não avançou em ninguém. Mesmo assim, acabou sendo atingido por um disparo nas pernas”, relatou.

Ainda conforme Kayanne, Negão é um cão idoso, dócil e acompanhado há bastante tempo, não oferecendo qualquer risco no momento da ocorrência. A ONG Campo Bom pra Cachorro informou que o animal segue internado e que precisará de apoio para custear o tratamento veterinário.

Ao AG, o capitão Elias Oliveira informou que a Brigada Militar já tomou conhecimento do caso e realiza investigações preliminares para apurar as circunstâncias da ocorrência.

MAIS INFORMAÇÕES EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Na manhã de terça-feira (27), a Guarda Municipal de Campo Bom apreendeu munições de arma de fogo encontradas durante serviços de limpeza urbana no Centro do município. O material foi localizado por trabalhadores da equipe de limpeza que realizavam o corte de grama em uma área pública.

Ao perceberem os objetos, os profissionais acionaram a Guarda Municipal para averiguação. No local, os agentes constataram que se tratava de munições de calibre 7,62 milímetros, sendo 17 deflagradas e 25 intactas.

As munições foram recolhidas e encaminhadas à Delegacia de Polícia de Campo Bom, onde foram adotados os procedimentos legais cabíveis. A origem do material não foi informada, e o caso segue sob apuração das autoridades policiais.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A Brigada Militar de Campo Bom anunciou a implementação de um novo modelo de capacitação profissional para o ano de 2026. A partir deste ano, a corporação passará a realizar treinamentos de tiro mensalmente, ao longo de todo o ano, garantindo qualificação continuada e aprimoramento técnico permanente do efetivo.

O projeto foi desenvolvido pelo tenente-coronel Beron e pelo capitão Oliveira, com o objetivo de elevar o nível de preparo operacional dos policiais militares, proporcionando mais eficiência, segurança e profissionalismo nas ações policiais desenvolvidas no município.

Como etapa preparatória para a ampliação do programa, em 2025 todo o efetivo da Brigada Militar de Campo Bom participou de treinamentos práticos, totalizando mais de 3 mil disparos com munição real. Para 2026, a previsão é ainda mais expressiva: mais de 6 mil disparos, com a garantia de que todos os policiais militares participem de treinamentos mensais com munição real.

A viabilização do projeto ocorreu por meio do apoio da iniciativa privada, em parceria com a Brigada Militar, evidenciando a importância da cooperação entre os setores público e privado para o fortalecimento da segurança pública no município.

Com a adoção do treinamento mensal de tiro, a 3ª Companhia do 32º Batalhão de Polícia Militar (32º BPM), com sede em Campo Bom, passa a se destacar como referência em capacitação policial no Rio Grande do Sul, consolidando-se pelo investimento contínuo na qualificação de sua tropa e pela busca constante por excelência operacional.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 27.01

➡️ A recorrência de casos de violência contra a mulher preocupa e acende alerta no município.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Um carro Ford Focus, de cor preta, pegou fogo na manhã desta terça-feira, por volta das 7h22, na Avenida dos Municípios, na entrada do bairro Vila Rica.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e atendeu a ocorrência, realizando o controle das chamas. No veículo havia apenas uma pessoa, um homem que conduzia o carro, e ninguém ficou ferido, conforme informações dos bombeiros. As causas do incêndio não foram informadas. O caso chamou a atenção de motoristas que passavam pelo local no início da manhã.

Imagens: Anderson/CBMRS

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Como parte da programação comemorativa dos 67 anos de Campo Bom, o projeto Festejando Campo Bom Verão promove, no dia 30 de janeiro, um espetáculo cultural gratuito para a comunidade. Às 20h, o Auditório Marlise Saueressig (Teatro do CEI) recebe a peça “Sobre Anjos & Grilos – O Universo de Mario Quintana”, com a atriz Deborah Finocchiaro. A entrada será franca, por ordem de chegada, limitada à capacidade do teatro. A classificação é livre.

O espetáculo propõe uma imersão poética, lírica e bem-humorada na obra de Mario Quintana, reunindo poemas, textos e frases marcantes do autor. Em cena, Deborah Finocchiaro interpreta, canta e dá vida aos escritos do poeta, explorando tanto seu lado confessional quanto seu olhar crítico, irônico e provocador sobre a vida e a sociedade.

A montagem combina teatro, poesia, música e artes visuais, com o uso de projeções, criando uma experiência sensível e envolvente para públicos de todas as idades. Estreado em 2006, o espetáculo já percorreu diversos estados brasileiros, participou de festivais nacionais e internacionais e conquistou 17 prêmios, entre eles Melhor Espetáculo, Melhor Atriz, Direção e Júri Popular.

Após uma pausa de oito anos, a produção retoma sua trajetória em 2025. Com duração de 60 minutos, “Sobre Anjos & Grilos” reafirma a força da arte cênica como instrumento de reflexão e aproximação do público com a poesia.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A Guarda Municipal de Campo Bom prendeu, na manhã de domingo (25), um homem por violência doméstica no bairro Porto Blos. A equipe foi acionada pela Central de Operações para atender uma ocorrência em andamento.

Ao chegar ao local, os agentes encontraram o agressor ainda na residência. A vítima apresentava um corte na região da orelha, provocado pela agressão.

Diante dos fatos, o autor foi conduzido à Delegacia de Polícia para os procedimentos legais, onde permaneceu detido.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.

Vá para versão mobile