A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

ConcursoEcoAR premia quatro projetos de sustentabilidade

Redação / AG por Redação / AG
4 de setembro de 2023
em Comunidade
0 0
A A
ConcursoEcoAR premia quatro projetos de sustentabilidade

Foto: Mauri Spengler

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Iniciativa com patrocínio e curadoria da Arezzo&Co planeja fomentar ideias que tragam soluções para os desafios ambientais e sociais do mundo da moda

O grupo Arezzo&Co, que reúne as marcas Arezzo, Schutz, Anacapri, Alexandre Birman, Brizza, Alme, Reserva, Carol Bassi, Vans, Oficina Reserva, Reserva Go, Simples, Reversa, Reserva Ink, Reserva Mini, BAW Clothing, TROC, Vicenza e a italiana Paris Texas, além do marketplace ZZMALL, patrocinador da primeira edição do concurso ecoAR, anuncia a premiação dos quatro vencedores da iniciativa, em cerimônia que realizada no dia 30 de agosto, na sede do grupo, em Campo Bom. O projeto, realizado pelo Ministério da Cultura, tem como objetivo oferecer a estudantes, profissionais e demais interessados em sustentabilidade e moda, a possibilidade de apresentar soluções sustentáveis para os desafios desse mercado.

O concurso teve 257 projetos inscritos em duas categorias: Produto, que conta com as subcategorias Matéria Prima e Processos, e Pós-Consumo, que se subdivide em Reaproveitamento de Materiais e Reinserção no processo produtivo.

Quatro projetos foram escolhidos: Farfarm, Manicolor, Banco de Resíduos Têxteis e Bruk. Os trabalhos vencedores (um de cada subcategoria do concurso) receberão um prêmio no valor de R$ 10 mil reais cada. Além disso, também ganharão um troféu, certificado de participação, terão seus trabalhos publicados em um livro e participarão em duas exposições.

Suelen Joner, Head de Sustentabilidade e D&I da Arezzo&Co e curadora da premiação, explica o desafio de encontrar matérias-primas inovadoras para serem usadas em grande escala. “É difícil encontrar soluções que atendam a necessidade da indústria e que sejam viáveis ao mesmo tempo, assim como alternativas para o desafio do pós-consumo da moda. Com o concurso, pudemos identificar ideias inovadoras que podem ser trabalhadas para ganhar escala”, diz.

Além de Suelen, Rony Meisler, CEO da AR&Co, Luanna Toniolo, CEO da TROC, platafoma de second hand, e Luiz Carlos Robinson, professor e consultor de sustentabilidade, também atuaram na avaliação dos projetos.

Confira abaixo mais informações sobre cada uma das iniciativas vencedoras

Categoria: produto

Subcategoria: processo

Vencedor: Beto Bina

Projeto Farfarm

A Farfarm nasceu com a missão de buscar alternativas sustentáveis para transformar a indústria têxtil no Brasil. O algodão é a fibra natural mais utilizada na moda, mas seu cultivo convencional depende muito de agentes químicos e da água em uma indústria que precisa se reinventar especialmente no que se refere à produção. Esse é o problema que a Farfarm procura resolver por meio da agrofloresta, para abastecer o mercado têxtil de matérias-primas genuinamente ecológicas, apoiando pequenos produtores e gerando baixo impacto socioambiental. O objetivo é desenvolver uma cadeia de abastecimento de longo prazo que regenere o solo, previna o desmatamento e aumente a saúde e o bem-estar dos agricultores, e simultaneamente a resiliência econômica das comunidades vulneráveis. Por meio de educação e assistência técnica, promove-se a conscientização sobre a adoção da agricultura sustentável. A organização capacita as famílias nesse sistema e no cultivo do algodão, apoiando-as na conquista de certificações, em contratos e na formação de preço. Facilita ainda a troca comercial entre os grupos e as marcas de moda e ajuda a gerir projetos dentro da cadeia produtiva, como créditos de carbono. Ao final do processo, desenvolve-se uma matéria-prima que regenera a natureza, promove desenvolvimento social e conta histórias que agregam valor à percepção da marca. “Acreditamos que, se uma empresa regenera a natureza e empodera pessoas vulnerabilizadas, ao mesmo tempo que produz moda, ela conquista um papel relevante na sociedade. Em um mundo cada vez mais impactado por mudanças climáticas, talvez essa seja uma boa justificativa para as marcas existirem”, diz o fundador Beto Bina.

Categoria: Produto

Subcategoria: processos

Vencedor: Siohudi Paulino de Lima

Projeto Manicolor Corante têxtil à base de casca de mandioca

Durante um ano, o estilista Sioduhi Paulino de Lima, do povo piratapuya, do território indígena do Alto Rio Negro no Amazonas, pesquisou um corante natural, cuja tecnologia empregada transforma parte da raiz da mandioca, considerada resíduo, em corante têxtil, o Maniocolor. Vale lembrar que o processo químico de tingimento é tido como um dos principais poluidores das águas do mundo, comprometendo 20% dos recursos hídricos do planeta, conforme dados do Banco Mundial. O conceito desenvolvido é fruto da observação dos modos tradicionais de processamento da mandioca pelos povos originários do Rio Negro, pois grande quantidade dessa casca é descartada na colheita. Para essa produção, houve a reinserção do descarte na cadeia produtiva, sendo que a casca após a extração do corante serve ainda de adubo por meio da técnica de compostagem. O Maniocolor conecta-se com os sistemas agrícolas das comunidades indígenas ou não, e agrega valor social, cultural e ambiental, sendo uma solução escalonável e biodegradável. Outras opções também estão sendo avaliadas, como folhas e cascas de frutos. Em dezembro de 2022, o estilista apresentou, na Brasil Eco Fashion Week, a primeira coleção com o uso dessa tecnologia, a Manioqueen. O projeto, desenvolvido com o sócio Adeilson Lopes, foi o resultado de uma bolsa do programa de aceleração Inova Amazônia, promovido pelo Sebrae Nacional, com o apoio do Sistema Agrícola tradicional do Rio Negro (SAT-RN). “Em vez de comercializar o corante, estamos comercializando tecidos tingidos por causa da viabilidade econômica. Além disso, as peças da minha coleção começaram a ser vendidas em Manaus”, afirma Sioduhi, que colocou a Amazônia no mercado de corantes naturais.

Categoria: Pós Consumo

Subcategoria: inserção no processo produtivo

Vencedor: Suzana Barreto Martins

Projeto Banco de Residuos Têxteis

O Banco de Resíduos Têxteis (BRT), criado pelo grupo de pesquisa Design, Sustentabilidade e Inovação (DeSIn), do departamento de Design da Universidade Estadual de Londrina (UEL), tem como objetivo dar a correta destinação a milhares de toneladas de resíduos têxteis descartados anualmente no aterro sanitário de Londrina, PR. A iniciativa é pioneira no Brasil e atua em três dimensões da sustentabilidade: a ambiental, com a redução desses impactos; a social, com a geração de trabalho e renda para a cooperativa de materiais recicláveis; e a econômica, a partir de um modelo de negócio para a economia circular. O sistema consiste no processamento dos resíduos industriais e dos de pós-consumo por meio de um maquinário especial, instalado em cooperativas, com capacidade de desfibrar 20 toneladas de resíduos por mês. Empresas associadas ao BRT e integrantes do Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestuário do Paraná (Sivepar) garantem a destinação correta dos resíduos industriais. As cooperativas organizam os resíduos pós-consumo descartados em pontos de coleta instalados em dois shoppings da cidade. O material processado pode servir à confecção de novos produtos e à aplicação em outros segmentos, e até voltar para a indústria têxtil como fio. “Trabalhamos em um contexto de vulnerabilidade social e pretendemos priorizar a contratação de catadores aposentados. As roupas em bom estado vão para bazares e a venda é revertida para as cooperativas”, diz Suzana Barreto Martins, pesquisadora em design para sustentabilidade na UEL e coordenadora do projeto de logística reversa de resíduos têxteis industriais e pós-consumo.

Categoria: Pós Consumo

Subcategoria: Reaproveitamento de materiais

Vencedor: Arthur César

Projeto: Bruk

Criada em 2016, a empresa de vestuário Bruk Wear começou há dois anos a coletar materiais que perderam utilidade para dar a eles uma nova função, transformando-os em acessórios exclusivos e de tiragem limitada. Nessa experiência, a câmara de ar e o colchão inflável rasgados ou furados combinam-se com um cinto de carro e viram uma bolsa. O tecido do guarda-chuva e os retalhos de jeans ganham formas de chapéus. Para reduzir ainda mais os impactos ao meio ambiente, a empresa mineira utiliza água de reuso ou de chuva para higienizar os materiais que serão reaproveitados e depois cortados em máquinas especiais e costurados por uma pequena equipe local. “Minha mãe foi costureira durante anos, um trabalho que vi ser pouco valorizado, por isso faço questão de dar pagamento justo e enaltecer minha esquipe”, diz Arthur Cesar Silva de Assis Santos, o idealizador do negócio. E, para incentivar seus seguidores a aderirem um estilo de vida mais sustentável, a Bruk produz vídeos informativos, apresentando dados e alternativas de modo a criar uma comunidade que entenda a importância de se consumir produtos feitos de resíduos. “Nosso objetivo não é só vender o produto, mas mostrar que é preciso colocar a sustentabilidade no nosso dia a dia. O comércio das peças acaba virando consequência.” Nas coleções, há também roupas feitas com itens garimpados em brechós. “São peças manchadas ou rasgadas que não seriam vendidas e podemos aproveitar parte do tecido para fazer jaquetas, shorts e outros itens”, afirma o jovem empreendedor.

Post Anterior

Acolher conquista recorde de medalhas

Próximo post

Há exatamente um ano, Guarda Municipal mudou história dos campo-bonenses 

Notícias relacionadas

Show de Marcos & Belutti tem novo horário; confira como fica a programação
Comunidade

Show de Marcos & Belutti tem novo horário; confira como fica a programação

6 de dezembro de 2025
Jéssica Lopes: da era do Orkut ao impacto de milhões em uma trajetória que transforma vidas
Comunidade

Jéssica Lopes: da era do Orkut ao impacto de milhões em uma trajetória que transforma vidas

5 de dezembro de 2025
Praça João Blos recebe dezenas de árvores de Natal em parceria entre Prefeitura, Eintracht e CDL Jovem
Comunidade

Praça João Blos recebe dezenas de árvores de Natal em parceria entre Prefeitura, Eintracht e CDL Jovem

3 de dezembro de 2025
Próximo post
Há exatamente um ano, Guarda Municipal mudou história dos campo-bonenses 

Há exatamente um ano, Guarda Municipal mudou história dos campo-bonenses 

Projeto de lei que prevê auxílio para carroceiros é encaminhado pela Prefeitura à Câmara

Projeto de lei que prevê auxílio para carroceiros é encaminhado pela Prefeitura à Câmara

Polícia Civil realiza prisão no bairro Genuíno Sampaio

Pai é morto a tiros no bairro Operária enquanto aguardava filho no carro

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Show de Marcos & Belutti tem novo horário; confira como fica a programação
  • Jéssica Lopes: da era do Orkut ao impacto de milhões em uma trajetória que transforma vidas
  • De estagiário a procurador: Pedro Cardoso assume a Procuradoria Jurídica de Campo Bom

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

A Gazeta CB

  • NATAL DA INTEGRAÇÃO 2025 🎄🎅🏽

O show da dupla @marcosebelutti foi a primeira atração nacional do Natal da Integração e lotou o Largo Irmãos Vetter 🤩
  • NATAL DA INTEGRAÇÃO 2025 | 

Marcos e Belluti no palco do Largo Irmãos Vetter 🎶🎤
  • A Administração Municipal reforça que, devido a um ajuste logístico aéreo da dupla Marcos & Belutti, a programação do Natal da Integração deste sábado terá início mais tarde. As atividades começam às 19h, com apresentação de Juliana Fragoso. Às 20h, o palco recebe Arthur & Benetti, e o show nacional de Marcos & Belutti está previsto para 21h30.

Com a expectativa de grande público, a Prefeitura preparou um esquema especial de segurança. O acesso ao Largo Irmãos Vetter será realizado por apenas dois pontos: pela Avenida Adriano Dias, na altura da Rua Tiradentes, e pela mesma avenida, no acesso com a Rua Voluntários da Pátria. Haverá revista, e é proibida a entrada com garrafas de vidro e objetos cortantes.

O evento contará ainda com 35 câmeras de monitoramento, três delas com visão 360°, além da presença de equipes da Guarda Municipal, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e agentes de trânsito, distribuídos por todo o espaço para garantir uma noite segura e tranquila para o público.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • 🎄Natal da Integração 2025🎄 | Chegada do Papai Noel 🎅🏽

A sexta-feira, 05, abriu oficialmente as celebrações do Natal da Integração em Campo Bom e a noite foi pura magia. 
Teve a chegada emocionante do Papai Noel durante a Parada de Natal, Caminhada de Lanternas iluminando o caminho e o espetáculo A Magia do Noel encantando o público.

A programação segue até o dia 21, e o Jornal A Gazeta acompanha cada momento desse Natal que já tomou conta da cidade.

SAIBA MAIS: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A MAGIA DO NATAL CHEGOU NO LARGO IRMÃOS VETTER🎅🎄

A programação do Natal da Integração segue até o dia 21 de dezembro com shows nacionais e locais 🪅🌲
  • ELEE CHEGOUUUU 🎅🏽♥️🎄
  • AG CONTIGO | 05.12

📰 Destaques da edição impressa 2.269

📰 Matéria especial com o @caramelo_da_pista;

📰 Talentos campo-bonenses Patrick e Gabriel, gravam DVD em Goiânia;

📰 Dezembro Verde, mês de conscientização contra maus-tratos e a importância dos gambás para o equilíbrio ambiental.

➡️ Vem aí, o Natal da Integração 2025.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • 🎬 Programação Cinema do CEI – 04/12 a 10/12 🍿
📍 Sala Bárbara Paz

🎟 Ingressos
Quarta e Quinta: R$ 6,00 (todas as sessões)
Sexta, Sábado e Domingo:
– Sessão das 14h: R$ 6,00
– Sessões das 16h30 e 19h: R$ 12,00
__________________________________

🕑 14h – O Natal da Patrulha Canina

Duração:  1h07min 
Classificação: Livre

Sinopse: Quando o Papai Noel adoece e não pode entregar os presentes, o filhote Rubble entra em ação para salvar o Natal. Mas o Prefeito Prefeito Humdinger resolve aproveitar a situação — ele planeja roubar todos os presentes do Polo Norte! Cabe à turma da Paw Patrol impedir o plano, garantir que a magia do Natal não seja perdida e entregar os presentes a tempo.

🕟 16h30 – Truque de Mestre – O 3º Ato

Duração:  1h47min 
Classificação: 12 anos

Sinopse: Dez anos após seu último grande golpe, os “Quatro Cavaleiros” — ilusionistas lendários — vivem afastados. Mas surge uma nova ameaça poderosa, forçando-os a reunir forças com uma nova geração de mágicos. Juntos, eles planejam o assalto mais audacioso da história: roubar o “Diamante Coração”, a joia mais valiosa do mundo. A trama mistura mágica, suspense e reviravoltas, colocando os heróis em uma guerra contra uma organização criminosa corrupta.

🕖 19h – Wicked 2

Duração: cerca de 2h17min
Classificação: 10 anos

Sinopse: A protagonista Elphaba — conhecida como a Bruxa Má do Oeste — vive no exílio após ser desacreditada pelo Mágico e pela propaganda do regime. Enquanto isso, sua amiga Glinda se torna símbolo oficial do “bem” em Oz. À medida que a tirania do poder se revela, Elphaba e Glinda são forçadas a reconsiderar seus papéis e se unir novamente. Juntas, lutam para expor as mentiras que moldaram suas vidas e transformar o destino de Oz. A jornada aborda redenção, verdade, amizade e o questionamento de quem define o que é “bem” ou “mal”.

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.

Vá para versão mobile