A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Compromisso com a comunidade

Redação / AG por Redação / AG
17 de janeiro de 2025
em Política
0 0
A A
Compromisso com a comunidade
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Por Mauri Spengler

O Jornal a Gazeta entevistou com exclusividade o prefeito Giovani Feltes, eleito para governar Campo Bom pela quarta vez. Confira!

Campo Bom está prestes a comemorar seus 66 anos de emancipação. Esta é a quarta vez que o senhor assume tão relevante e honroso cargo de chefe do executivo, feito jamais alcançado por qualquer outra pessoa. Qual é o tamanho desta honraria?
Ser prefeito da cidade em que vivo e onde pretendo permanecer é, sem dúvida, uma distinção muito especial. As pessoas, ao longo do tempo, podem reconhecer algumas virtudes, mas também apontar erros e equívocos, afinal, somos todos seres humanos falíveis. Ter a oportunidade de ocupar este cargo pela quarta vez é um indicativo claro do quanto esta comunidade me permitiu crescer como ser humano, cidadão e gestor público. Acredito que isso reflete algo marcante na minha personalidade: o amor profundo pela minha cidade e me indignar, eventualmente, com as coisas que, ao meu juízo, não estejam no melhor estado possível. Assim, com o apoio da população, tenho a convicção de que poderemos, juntos, buscar os melhores resultados e alcançar tudo o que for possível para o bem de Campo Bom.

Seus três governos anteriores foram marcados por obras que ficaram na história da cidade, tais como, duplicação de parte da avenida Brasil, Centro de Educação Integrada (Cei) e Largo irmãos Vetter, apenas para citar algumas, das mais relevantes. No seu planejamento para os próximos 4 anos de mandato, o senhor já poderia anunciar alguma obra ou algumas obras ou ações para ficar para a história?
O momento que vivemos hoje é diferente. Quando assumi o governo pela primeira vez, a situação era de desafios como salários atrasados e fornecedores não pagos. Agora, felizmente, esse cenário não se repete. No entanto, anunciar de imediato obras e investimentos de grande porte seria precipitado e temerário. Prefiro aguardar um momento mais adequado. Campo Bom possui uma infraestrutura urbana, serviços públicos e programas que atendem amplamente à nossa população, mas também demandam recursos consideráveis. Apesar de termos um orçamento razoável e uma condição melhor que a de muitas cidades da região e do estado, é importante lembrar que os recursos públicos são limitados. A administração responsável exige cautela e planejamento. Por isso, minha prioridade inicial será manter a qualidade dos serviços já oferecidos, ampliá-los e aprimorá-los sempre que possível. Também pretendo fortalecer a participação popular, criando mecanismos mais efetivos para que a comunidade possa se manifestar e se apropriar ainda mais dos bens públicos que pertencem a todos: os espaços, os equipamentos urbanos e a própria Prefeitura. Acredito que despertar a cidadania e a consciência coletiva seja, em si, uma grande obra, com impacto duradouro. Quanto às obras físicas, vale destacar que já realizamos muito pela nossa cidade. Mas reconheço que novos investimentos serão necessários e, no momento certo, estaremos prontos para anunciar as prioridades e os projetos que deixarão mais um legado para Campo Bom.

Fala-se muito em planejamento estratégico, visando o futuro da cidade para daqui, 10, 20 anos. O senhor tem algum planejamento pensando a Campo Bom do futuro?
Durante a campanha eleitoral, o então candidato Victor de Souza enfatizou muito essa bandeira, o que me tocou profundamente. Ele mencionava que a última vez em que um planejamento estratégico havia sido elaborado foi justamente na minha gestão. Isso já faz 20 anos. Certamente, Campo Bom precisa de um projeto robusto, voltado para o futuro. Para isso, temos a intenção de firmar um convênio com a Universidade Feevale, que já demonstrou compromisso e interesse em participar da construção de um verdadeiro projeto de cidade. Nosso objetivo é que esse planejamento seja contínuo, transcenda governos e se mantenha como uma diretriz para o desenvolvimento de Campo Bom, independentemente de quem esteja à frente da administração política. Esse será, sem dúvida, um grande projeto e um legado significativo que queremos deixar. Ele englobará áreas como mobilidade urbana, acessibilidade, paisagismo e embelezamento da cidade, além de aspectos estruturais como o Plano Diretor e o Código de Posturas. Será um projeto abrangente, de longo alcance, para o qual a Feevale já está comprometida. Para viabilizar essa iniciativa, precisaremos da aprovação da Câmara de Vereadores para formalizar o convênio com a universidade. Também vamos envolver diretamente estudantes que estão concluindo cursos que tenham relação com os objetivos do projeto, para que contribuam ativamente com suas ideias e vivam a experiência de participar da construção de um verdadeiro projeto de cidade. Além disso, pretendemos revisitar e reavaliar o trabalho que realizamos anteriormente, ajustando e aprimorando as diretrizes para projetar um futuro próspero para Campo Bom, olhando não apenas para os próximos 10 ou 20 anos, mas para muitas décadas à frente.

A Secretaria de Educação, foi a “menina dos olhos” de suas administrações anteriores como também de alguns outros ex-prefeitos, salvo algumas exceções. O senhor pretende, novamente, seguir nesta mesma linha, investindo forte na Educação?
Campo Bom possui bons índices, comprovados pelas diversas premiações que já conquistamos. Embora não tenhamos a intenção de focar em competições, estamos definitivamente comprometidos em cumprir as legislações relacionadas à educação e cultura e, além disso, melhorar ainda mais esses indicadores. Para alcançar esse objetivo, acreditamos na importância da conscientização e da participação cidadã da comunidade escolar de maneira mais efetiva, acompanhando de perto a educação dos nossos filhos nas escolas. O Conselho Comunitário e o Conselho Escolar terão um papel fundamental nesse processo. Reconhecemos que é necessário arrojo e planejamento estratégico. Apesar de me sentir honrado por ter contribuído significativamente para a infraestrutura educacional da cidade — como a construção de ginásios escolares, a maioria das escolas infantis, o Escolão e todo o Complexo CEI voltado à educação e cultura — sabemos que o contexto mudou. Assim como em todo o Rio Grande do Sul, Campo Bom apresenta uma queda no índice de natalidade, o que indica uma possível estabilização no número de estudantes da rede pública municipal no futuro. Portanto, o foco agora deve ir além da construção de espaços físicos e se concentrar em estratégias para melhorar a qualidade do ensino, proporcionando mais conforto, melhores condições de aprendizado e, consequentemente, resultados ainda mais expressivos.
Estamos confiantes de que isso será possível com a liderança da secretária Mara e sua equipe, aliados ao compromisso de cada campo-bonense, membros da comunidade escolar. Faço aqui um convite e um apelo para que participem ativamente desse processo, pois acredito que, juntos, podemos alcançar grandes avanços na educação de nossa cidade.

O assunto saúde pública, invariavelmente tem sido alvo de críticas a todos administradores. O que pretende fazer em relação à saúde para, pelo menos diminuir estas costumeiras críticas dos usuários?
O termo “diminuir as críticas dos usuários” é absolutamente adequado. Não tenho dúvidas de que, daqui a dois, três ou quatro anos, durante uma nova disputa eleitoral, o tema mais polêmico e amplamente explorado continuará sendo a saúde pública. Isso é natural, pois a saúde afeta diretamente cada um de nós, envolvendo nossas inseguranças e necessidades. O que ocorre hoje é, muitas vezes, uma falta de compreensão sobre os limites financeiros para atender todas as demandas. Existe uma percepção equivocada de que as prefeituras, os estados e o próprio país possuem recursos infinitos para resolver todos os problemas de saúde, quando, na verdade, esses desafios são imensos. Porém, não se trata apenas de falta de recursos financeiros. A qualidade da gestão e o desempenho das pessoas que compõem o sistema, como no caso do SUS, também são determinantes. O Sistema Único de Saúde é um dos poucos no mundo que proporciona acesso universal à saúde, um grande avanço para a população brasileira. Claro, o sistema precisa de correções e está sujeito a críticas, mas não podemos perder de vista esse benefício coletivo.
Por outro lado, a cidadania ativa e responsável também tem seu papel. Por exemplo, é fundamental que as pessoas assumam compromissos, como comparecer às consultas e exames agendados, para evitar desperdício de recursos e melhorar a eficiência do sistema. A crítica ao gestor público é compreensível, mas, muitas vezes, simplista. Resolver os problemas da saúde pública não é tarefa fácil, e aqueles que acreditam ter soluções deveriam considerar participar do processo eleitoral. Isso abre espaço para novas ideias e contribuições efetivas.
Com quase 50 anos de experiência em mandatos e cargos públicos, posso afirmar que a saúde pública é um dos maiores desafios da administração pública. Ainda assim, com paciência, bom senso e um compromisso genuíno, acredito que podemos avançar significativamente. Nosso foco é melhorar o atendimento nas unidades de saúde, na casa hospitalar e em outros serviços, garantindo uma equipe acolhedora e sensível às necessidades da população. Para isso, precisamos também de uma maior compreensão e engajamento da sociedade. Saúde é um esforço conjunto, e apenas com a participação cidadã, aliada a uma gestão eficiente e humanizada, conseguiremos reduzir as críticas e atender melhor às demandas da população. Acabei de assumir minha quarta gestão em Campo Bom, e posso dizer: nós não vamos conseguir resolver todos os problemas. No entanto, asseguro que trabalharemos incansavelmente para melhorar a saúde pública. Com o apoio da comunidade, alcançaremos resultados melhores e construiremos um sistema de saúde mais eficiente e digno para todos.

Ainda com relação a saúde pública, durante a última campanha política ouviu-se um apelo e até mesmo algumas promessas de alguns candidatos em trazer para Campo Bom uma UTI Pediátrica que atende crianças e adolescentes de até 18 anos incompletos, com uma variedade de patologias e cuidados individualizados, ou uma UTI neonatal que atende bebês recém-nascidos, com cuidados e patologias específicos. A população poderia ter alguma esperança em relação a isto?
É importante entender primeiro que Sapiranga possui uma UTI Neonatal que é referência aqui na região e investigar os desafios que eles enfrentam para mantê-la em funcionamento, pois sei que há preocupações relacionadas à sustentabilidade desse serviço, devido aos custos extremamente altos. A demanda por uma UTI Pediátrica ou Neonatal em Campo Bom é inegavelmente importante e envolve o cuidado com vidas, especialmente de crianças e recém-nascidos. No entanto, qualquer decisão precisa ser tomada com base em uma análise criteriosa e responsável.
O mundo ideal, sem dúvida, é fascinante. Ele nos faz imaginar que alcançar grandes objetivos é algo simples. Muitas vezes, a sociedade projeta no poder público essa ideia de perfeição, enquanto, em nossas vidas pessoais, familiares, profissionais e sociais, sabemos que o “mundo ideal” é bem mais difícil de se concretizar. Nos deparamos constantemente com o “mundo real”, que apresenta limitações e desafios que nem sempre são facilmente superados. Ainda assim, os sonhos e projeções são fundamentais para nos motivar a buscar melhorias, e isso também se aplica à saúde pública. Portanto, com calma e responsabilidade, vamos avaliar essa questão de maneira adequada. Quem me conhece sabe que eu não sou de criar ou alimentar falsas expectativas, seja em um período pré-eleitoral ou agora, no exercício da gestão no Executivo. Meu compromisso é analisar cada demanda com seriedade e transparência, para que qualquer decisão seja viável e beneficie verdadeiramente a nossa comunidade.

Post Anterior

Prefeitura de Campo Bom abrirá matrículas de alunos novos na rede municipal

Próximo post

Exposição Fotográfica Celebra os 66 Anos de Campo Bom

Notícias relacionadas

Câmara aprova novo regimento interno e propostas ligadas à cultura e bem-estar
Política

Professores serão homenageados em sessão especial na Câmara de Vereadores

29 de outubro de 2025
Prefeito Giovani Feltes recebe requerimentos encaminhados pela Câmara Mirim
Educação

Prefeito Giovani Feltes recebe requerimentos encaminhados pela Câmara Mirim

28 de outubro de 2025
Câmara de Vereadores concederá título de Cidadão Campo-Bonense a Dr. Chicão
Política

Câmara de Vereadores concederá título de Cidadão Campo-Bonense a Dr. Chicão

23 de outubro de 2025
Próximo post
Exposição Fotográfica Celebra os 66 Anos de Campo Bom

Exposição Fotográfica Celebra os 66 Anos de Campo Bom

Diretoria da ALCB define agendade eventos literários para 2025

Diretoria da ALCB define agendade eventos literários para 2025

Nova Emergência do Hospital Dr. Lauro Reus já atende a população

Nova Emergência do Hospital Dr. Lauro Reus já atende a população

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • RS Qualificação inicia última capacitação em Campo Bom
  • Projetos da Educação Infantil de Campo Bom são apresentados na Mostratec Júnior 2025
  • Hospital Lauro Reus é habilitado no Programa SUS Gaúcho

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

A Gazeta CB

  • O Projeto de Lei que atualiza a tabela de logradouros, aprovado na Câmara de Vereadores na última segunda-feira (27), foi sancionado nesta terça-feira (28), pelo prefeito Giovani Feltes. 

O projeto causou polêmica na cidade, com direito a manifestações de moradores na sessão. Nesta quarta-feira (29), a prefeitura, através de um pronunciamento do prefeito Giovani Feltes, se manifestou sobre o assunto.

De acordo com o levantamento da Prefeitura, foram identificadas situações em que terrenos vizinhos apresentavam valores diferentes de cobrança, além de casos em que propriedades em bairros como Operária e Rio Branco tinham valores semelhantes aos de áreas próximas à Avenida Brasil, uma das regiões mais valorizadas da cidade.

A administração municipal reforça que o valor venal do terreno é apenas um dos componentes do cálculo do IPTU. O valor final também leva em conta área construída, tipo e padrão da edificação, localização e alíquotas previstas em lei, que não sofreram alterações.
Por isso, a revisão não cria novos tributos nem representa aumento de impostos, apenas atualiza valores que estavam desajustados há anos, tornando a cobrança mais justa e condizente com a realidade atual.

Segundo a Secretaria de Finanças, a revisão alcança cerca de 4.700 lotes, o que representa 18% dos mais de 26 mil terrenos existentes no município. Nesses casos, a atualização média no valor final do IPTU será de 12%, já incluindo o reajuste anual.
Para os demais contribuintes, mais de 80% dos imóveis da cidade, haverá apenas o reajuste da inflação, previsto em 5,11%, que será divulgado oficialmente nos próximos dias.

A Prefeitura destaca que todas as informações e cálculos podem ser consultados junto à Secretaria de Finanças, localizada no térreo do Centro Administrativo, e reafirma o compromisso com a transparência, responsabilidade fiscal e diálogo com a comunidade.

MAIS NOTÍCIAS EM:www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Nesta quarta-feira (29), o Hospital Lauro Reus foi habilitado no Programa SUS Gaúcho, iniciativa do Governo do Estado que tem como principal objetivo reduzir as filas de espera para consultas e cirurgias especializadas no Sistema Único de Saúde (SUS).

O programa prevê investimentos de R$ 1,025 bilhão até 2026, com foco na ampliação do atendimento em áreas como oftalmologia, ortopedia, cirurgia geral, dermatologia, otorrinolaringologia, urologia, além de reforço na atenção de urgência e emergência e na saúde mental.

Representantes do Grupo Hospitalar Vila Nova, responsável pela gestão do Hospital Lauro Reus, participaram da cerimônia de lançamento representando o município. Com a habilitação, o Hospital Lauro Reus ofertará 852 atendimentos em ortopedia do joelho, entre consultas, exames e procedimentos cirúrgicos, entre outubro e dezembro de 2025, uma média de 284 atendimentos mensais.

Os agendamentos serão realizados pelo sistema estadual de regulação (Gercon), que define prioridade e encaminhamento conforme critérios técnicos da Secretaria Estadual da Saúde.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 29.10

➡️ Adolescente é apreendido por analogia ao tráfico de drogas;

➡️ Professores serão homenageados nesta quarta-feira, na Câmara de Vereadores.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Na noite de terça-feira (28), a Guarda Municipal de Campo Bom prendeu dois homens após o furto de uma escada industrial utilizada em serviços de instalação de rede de fibra óptica. O equipamento, avaliado em cerca de R$ 1,5 mil, foi retirado de um veículo pertencente a uma empresa prestadora de serviços na cidade.

Durante patrulhamento preventivo, os agentes avistaram a dupla carregando o objeto em uma área pouco movimentada. Diante da suspeita, realizaram a abordagem e os homens admitiram ter cometido o furto. O proprietário foi contatado pela equipe e confirmou a ausência do equipamento em seu veículo.

Os indivíduos foram encaminhados à Delegacia de Polícia para registro da ocorrência e demais providências legais.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • O governo do Estado anunciou, na terça-feira (28), durante coletiva de imprensa conduzida pelo governador Eduardo Leite, um amplo pacote de investimentos em infraestrutura viária dentro do Programa de Parcerias e Concessões (PPC). As mudanças envolvem as concessões dos Blocos 1 e 2 de rodovias estaduais e incluem alterações diretas em Campo Bom, especialmente com a implantação da nova ERS-010 e a substituição do atual pedágio da ERS-239 pelo sistema eletrônico de cobrança “Free Flow”.

Com investimento total estimado em R$ 6,41 bilhões ao longo de 30 anos de concessão, sendo R$ 4,86 bilhões aplicados nos primeiros dez anos, o Bloco 1 abrange importantes rodovias da Região Metropolitana, como a ERS-239, ERS-115, ERS-118 e ERS-020, além da implantação da ERS-010, que será construída do zero (greenfield), em pista dupla, com 41,4 quilômetros de extensão.

A ERS-010 ligará Cachoeirinha, Sapucaia do Sul, Campo Bom e Sapiranga até Porto Alegre, criando uma alternativa à BR-116. A nova via será construída em cota mais elevada, reduzindo riscos de bloqueio em casos de enchentes e aumentando a segurança do tráfego. O objetivo é desafogar o trânsito da Região Metropolitana e garantir melhor fluxo entre o Vale dos Sinos e a capital.

Com a conclusão da obra, Campo Bom passará a integrar o principal eixo logístico de ligação entre o norte da Região Metropolitana e Porto Alegre.

O atual pedágio da EGR localizado no km 19 da ERS-239, em Campo Bom, será extinto e substituído por um pórtico de cobrança eletrônica (Free Flow).

De acordo com o projeto apresentado, Campo Bom contará com dois pontos de cobrança:
	•	P15 – ERS-239 (Campo Bom): R$ 2,93
	•	P23 – ERS-010 (Campo Bom): R$ 4,13

A consulta pública sobre o projeto do Bloco 1 está aberta entre 29 de outubro e 1º de dezembro de 2025, e qualquer cidadão pode enviar sugestões ou contribuições através do site parcerias.rs.gov.br. Após análise do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o edital deve ser publicado em junho de 2026, com leilão previsto para o segundo semestre e assinatura do contrato até dezembro de 2026. As obras devem iniciar entre 2027 e 2028.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • No dia 29 de outubro, o time da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Campo Bom convida você para um bate-papo especial sobre prevenção e saúde — do homem e da mulher.

Não é palestra, é um momento de partilha e inspiração. De quem cuida e de quem é cuidado, de profissionais, pacientes oncológicos, familiares e voluntárias... pessoas unidas por um mesmo propósito: cuidar do bem mais precioso que existe — a vida.

Como diz o ditado: “a palavra convence, mas o exemplo arrasta.” E é isso que queremos fazer: encantar e inspirar a comunidade!

Convidados especiais:
• Daniela Oliveira — mãe e maratonista, venceu o câncer de mama.
• Juliano Guarnieri — bacharel em Educação Física, atleta e treinador.
📅 Dia: 29/10
🕖 Hora: 19h
📍 Local: Auditório do Colégio Santa Teresinha
📞 Confirme sua presença: (51) 98135-6076

O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade. Vem compartilhar a vida com a gente!
  • AG CONTIGO | 28.10

➡️ Alunos do município, são destaque em feira de iniciação científica;

➡️ Eventos esportivos movimentam a cidade, veja programação da semana.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A Polícia Civil de Campo Bom, com apoio da Guarda Municipal, realizou uma ação no bairro Mônaco nesta terça-feira (28) que resultou na apreensão de um adolescente por ato infracional análogo ao crime de tráfico de drogas.

Durante a operação, foram encontradas 42 porções de cocaína, com peso total aproximado de 26 gramas, um cigarro de maconha, uma balança de precisão, um telefone celular e dinheiro em espécie.

Após os procedimentos legais, o adolescente foi entregue ao responsável, com compromisso de apresentação ao Ministério Público, conforme determina o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

De acordo com a Polícia Civil, as investigações continuam para identificar a origem das drogas e possíveis envolvidos na comercialização ilícita na região.

A corporação reforça que a comunidade pode colaborar com informações e denúncias anônimas pelo WhatsApp (51) 98401-3237.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.

Vá para versão mobile