Uma live na noite de segunda-feira, 23, com a participação do prefeito Luciano Orsi e da secretária de Educação e Cultura, Simone Schneider, marcou o início da 7ª Semana de Ciência e Tecnologia de Campo Bom.
O principal objetivo do evento é oportunizar aos estudantes e aos educadores um espaço para a valorização de práticas pedagógicas que estimulem o aprendizado a partir de processos de iniciação científica.
“Em 2020 não aconteceu a Semana, devido à pandemia, mas já anuncio que a partir deste ano ela será anual, atendendo pedido de muitos professores. Estamos muito felizes com tudo que aconteceu desde o início deste ano, com tudo que oportunizou que o evento se realizasse: as práticas nas escolas, as pesquisas, as feiras de ciências, tudo contribuiu para que chegássemos a esse momento. Será uma semana muito especial, graças, também, à dedicação da comissão organizadora que conseguiu chegar a um formato diferenciado com a feira online. Este é um momento para conferirmos o que está sendo feito nas escolas”, comemorou a secretária.
Quem navegar pelo site da mostra poderá visualizar os vídeos com a metodologia de pesquisa de cada projeto inscrito, o banner digital e um arquivo com os registros da pesquisa. São 31 trabalhos da categoria A – Educação Infantil, 18 da categoria B – de 1º a 3º do Ensino Fundamental, 20 da Categoria C – 4º a 6º anos do Ensino Fundamental e 12 da Categoria D – 7º a 9º anos do Ensino Fundamental, totalizando 81 inscritos. Os trabalhos que obtiverem as primeiras colocações de suas categorias ganham credenciais para a Mostratec Junior, que acontece em dezembro, na Fundação Liberato.
O prefeito parabenizou os organizadores da Semana, pelo empenho para que o evento superasse as dificuldades deste momento. “A ciência e a tecnologia são hoje uma grande esperança para vencermos a pandemia. Essa situação nos levou a buscar caminhos diferentes, como estamos usando neste momento para nos comunicar e este formato será usado para mostrar os mais de 80 trabalhos feitos pelos nossos alunos”, ressaltou o prefeito.
Além da mostra de trabalhos, a Semana de Ciência e Tecnologia conta com eventos paralelos, como oficinas de Gamificação, Robótica Sustentável e contação de histórias, que também poderão ser acompanhados no site do evento.
A mostra dos 81 trabalhos de alunos de escolas públicas e privadas segue até sexta-feira, 27, com transmissão pelo site criado para o evento, disponível aqui.
PROGRAMAÇÃO
Terça-feira – 24/08: visitação on-line da mostra de trabalhos
10h – Oficina: Khan Academy Gamificação para impulsionar seus estudos – evento ao vivo, para Ensino Fundamental e Ensino Médio;
13h30 – Contação de História – Ciências para Crianças – Projeto Ler – evento ao vivo com as professoras Luciane Maria Raupp e Dieila dos Santos Nunes, para Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental;
14h – Oficina: Robótica Sustentável, como fazer um circuito de papel, para Ensino Fundamental;
Quarta-feira – 25/08: visitação on-line da mostra de trabalhos;
8h – Oficina: Escola Maker – Dominó sensorial, para Educação Infantil;
10h – Oficina: MicroBit – A aventura de inventar: Inventura! – evento ao vivo para Ensino Fundamental;
13h30 – Oficina: Robótica Sustentável – Venha fazer seu Beyblade Sustentável, para anos iniciais do Ensino Fundamental;
Quinta-feira – 26/08: visitação on-line da mostra de trabalhos;
8h – Oficina: Robótica Sustentável, como criar um motor sustentável, para anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio;
10h – Oficina: Elimu – Vamos construir um autômato, para Ensino Fundamental;
Sexta-feira – 27/08
12h – Mensagem de encerramento e divulgação da Premiação da Mostra de Trabalhos da 7ª Semana de Ciências e Tecnologia, na página da Prefeitura no Facebook e no site do evento.