A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Carteira de Trabalho agora é emitida apenas na versão digital

Redação / AG por Redação / AG
28 de fevereiro de 2020
em Comunidade
0 0
A A
Carteira de Trabalho agora é emitida apenas na versão digital

Angélica Spengler/AG

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

A Carteira de Trabalho e Previdência Social em papel deixou de ser emitida em todo o Rio Grande do Sul no dia 13 de dezembro. O serviço de encaminhamento do documento foi encerrado nas 1208 agências da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (Fgtas/Sine) e unidades Balcão Cidadão espalhadas pelo Estado. A determinação de extinguir a emissão do documento em papel é da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Rio Grande do Sul (SRTE) que atendeu à portaria nº 1.065, publicada no Diário Oficial da União em 24 de setembro de 2019, que estabelece que a Carteira de Trabalho digital é equivalente à versão física. Serão encaminhadas carteiras físicas apenas para trabalhadores contratados por microempreendedores individuais.

Conforme a Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, a mudança irá assegurar facilidades para trabalhadores e empregados, com redução da burocracia e custos.

Veja abaixo o tira dúvidas sobre a carteira de trabalho digital:

O que é a carteira de trabalho digital?
A carteira digital de trabalho é equivalente à carteira de trabalho emitida em papel. Com a publicação das regras, a emissão do documento, e será feita por meio eletrônico. Ela terá como identificação única o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF).

A carteira de papel deixa de valer?
Não. Ela continua valendo normalmente. O governo inclusive recomenda que o trabalhador guarde o documento, pois ele poderá ser necessário no momento de comprovar o tempo de serviço. Além disso, se o trabalhador for contratado por um empregador que não usa o eSocial, ainda vai precisar da versão de papel da carteira.

Quem já tem uma carteira de papel pode ter uma digital?
Sim. O documento digital está previamente emitido para todos os brasileiros e estrangeiros com CPF, mas é preciso para habilitá-lo (veja o passo a passo abaixo).

O que muda para os trabalhadores?
De acordo com o Ministério da Economia, ao ser contratado, o novo empregado não precisará mais apresentar a carteira em papel. Bastará informar o número do CPF ao empregador e o registro será realizado diretamente de forma digital. Com a habilitação da carteira digital, todas as informações sobre a contratação do trabalhador passarão a ser lançadas no documento digital.

Como o empregador “assina a carteira” com a versão digital?
Quando contratar um novo funcionário, o empregador vai precisar lançar os dados no eSocial. Antes de o trabalhador começar no novo emprego, a empresa deverá enviar pelo eSocial o evento S-2200 (Cadastramento Inicial do Vínculo e Admissão/Ingresso de Trabalhador).

O trabalhador pode acompanhar as anotações que são feitas na sua carteira digital?
Sim. O trabalhador poderá acompanhar todas as anotações pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital) ou pelo site www.gov.br/trabalho.

Variedades

Ao ser contratado, por exemplo, o novo empregado não precisa mais apresentar a carteira em papel. Basta informar o número do CPF ao empregador e o registro será realizado diretamente de forma digital. Com as novas regras, as anotações que antes ficavam na CTPS passarão a ser realizadas eletronicamente. Para acompanhar as anotações, o trabalhador poderá utilizar um aplicativo especialmente desenvolvido para celulares (com versões IOS e Android) ou acessar a página do governo (www.gov.br/trabalho).

Como a medida já havia sido anunciada há algum tempo, o Sine de Campo Bom vem orientando os trabalhadores na hora de realizar o primeiro cadastro. “É importante salientar também que a carteira profissional não é mais um documento de identificação, quando é feito o download da plataforma digital, existe inclusive uma mensagem informando que a validade do documento é somente para fins de acompanhamento do contrato de trabalho.A Carteira de Trabalho Digital é apenas uma plataforma, que o trabalhador não tem obrigatoriedade de baixar, onde é possível apenas acompanhar os vínculos antigos e futuros, assim como todas outras informações da CTPS como anotações e alterações de salário”, detalha o coordenador do Sine, Fernando Henrique Trott.

Demanda

Com uma média de 150 a 200 encaminhamentos de carteira em papel por mês, totalizando 1527 apenas em 2019, o Sine campo-bonense já registrou uma queda no movimento para este serviço. “Muitas pessoas ainda vêm até a agência ou ligam para tirar dúvidas”, destaca Trott.

Post Anterior

Cessão onerosa: município recebe mais de R$ 1.5 milhão após megaleilão do pré-sal

Próximo post

Escola de Arte-Educação está com inscrições abertas

Notícias relacionadas

Prefeitura monitora qualidade da água e mantém vigilância em saúde 
Comunidade

Prefeitura monitora qualidade da água e mantém vigilância em saúde 

10 de abril de 2026
Projeto que prevê a reestruturação da Banda Municipal é aprovado na Câmara de Vereadores
Comunidade

Banda Municipal realiza ensaio aberto na Praça João Blos neste sábado

10 de abril de 2026
Câmara convoca audiência pública com a Corsan para esclarecimentos sobre poços artesianos
Comunidade

Abastecimento de água será retomado gradualmente em três regiões do município

8 de abril de 2026
Próximo post
Escola de Arte-Educação está com inscrições abertas

Escola de Arte-Educação está com inscrições abertas

Bombeiros atenderam duas ocorrências de incêndios em menos de 12 horas durante o feriado

Bombeiros atenderam duas ocorrências de incêndios em menos de 12 horas durante o feriado

Projeto polêmico deverá lotar a Câmara na sessão de segunda-feira

Câmara de Vereadores tem comissões para 2020 definidas

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Prefeitura monitora qualidade da água e mantém vigilância em saúde 
  • Banda Municipal realiza ensaio aberto na Praça João Blos neste sábado
  • Homem foi preso por porte ilegal de arma na RS-239, em Campo Bom

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

 

A Gazeta CB

A Gazeta CB

Página no Facebook

 

Seguir Página

  • Na noite desta sexta-feira, 10, no bairro Imigrante Sul, guarnições da Brigada Militar atenderam a uma ocorrência de vias de fato entre um casal. Durante a ação, foi preso um homem de 43 anos. A vítima, uma mulher de 36 anos.

Conforme relato, durante o desentendimento, o suspeito teria manuseado armas de fogo, causando temor à vítima.

Em buscas realizadas no local, os policiais localizaram uma pistola calibre 9mm, uma espingarda calibre 12, 53 munições de calibre 9mm, duas munições de calibre 12 e três carregadores de 9mm.

As partes foram encaminhadas ao hospital para atendimento e, posteriormente, à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Novo Hamburgo, onde a ocorrência foi registrada e o armamento apreendido.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Durante patrulhamento de rotina em um ponto conhecido pelo tráfico de drogas, denominado “Fazendinha”, a Brigada Militar realizou a prisão de dois indivíduos suspeitos de envolvimento com o crime.

Conforme a ocorrência, um dos abordados, ao perceber a aproximação da viatura, passou a gritar “olha a polícia”, alertando o segundo suspeito. Nesse momento, os policiais visualizaram quando ele dispensou três meias no chão.

No interior das meias, foram encontradas 10 pedras de crack e uma porção de maconha em uma delas; em outra, 23 pinos de cocaína; e, na terceira, a quantia de R$ 45,40 em dinheiro, fracionada em moedas e cédulas. Também foi localizado um telefone celular da marca LG, cuja propriedade não foi identificada pelos envolvidos.

Diante dos fatos, os indivíduos foram encaminhados ao Hospital Lauro Réus para realização de exame de rotina e, posteriormente, à Delegacia de Polícia para o registro da ocorrência.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 10.04

Destaques da edição impressa 🗞️

➡️ Idoso que perdeu tudo em incêndio, precisa de ajuda para recomeçar;

➡️ Atleta de Campo Bom busca apoio para disputar Pan-Americano;

➡️ Escritoras de Campo Bom ganham destaque com novas obras.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Um homem de 41 anos foi preso por porte ilegal de arma de fogo na noite de quinta-feira (9), em Campo Bom. A ocorrência foi registrada por volta das 18h30, na RS-239, na altura do número 7111.

De acordo com a guarnição, a abordagem ocorreu durante patrulhamento, após informações de que o condutor de um veículo Audi A5 preto estaria armado. Durante a revista, os policiais localizaram uma pistola calibre 9mm, acompanhada de 16 munições, além de 7,6 gramas de maconha.

Diante dos fatos, o homem recebeu voz de prisão. Ele foi encaminhado inicialmente para atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e, posteriormente, conduzido à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) para o registro da ocorrência.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Bom dia, leitores e leitoras 🥰

Confira a capa da edição de hoje, 10 de Abril.

PONTOS DE VENDA:
https://agazetacb.com.br/pontos-de-venda

#jornalagazetacb #campobom #noticiascampobom #jornalismocomunitario #jornaldointerior
  • AG CONTIGO | 09.04

➡️ Sábado tem Dia D de vacinação em alguns postos de saúde do município.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Campo Bom recebeu, nesta semana, duas novas ambulâncias que irão reforçar o atendimento na rede municipal de saúde. Com investimento total de R$ 772 mil, os veículos chegaram ao município com o objetivo de ampliar a estrutura disponível para o transporte de pacientes e atendimentos de urgência.

Conforme a administração municipal, as ambulâncias passam pelos trâmites necessários de emplacamento e preparação, etapa que garante mais segurança tanto para os usuários quanto para as equipes de trabalho.

Após a conclusão dos processos administrativos, os veículos passarão a integrar a rotina de atendimentos, contribuindo para mais eficiência e segurança no transporte de pacientes.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 08.04

➡️ Moradores reclamam de gosto e odor na água da Corsan; Companhia diz que situação já está normalizada.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.