A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Campo Bom volta a fazer história no tradicionalismo com título inédito para o CTG Palanques da Tradição

Redação / AG por Redação / AG
6 de julho de 2026
em Cultura
0 0
A A
Campo Bom volta a fazer história no tradicionalismo com título inédito para o CTG Palanques da Tradição

Foto: Divulgação

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

A tradição gaúcha escreveu mais um capítulo marcante na história de Campo Bom. A jovem Amália Celina Grün de Souza, representante do CTG Palanques da Tradição, conquistou na madrugada de domingo, 28, o título de 1ª Prenda Juvenil da 30ª Região Tradicionalista (RT), alcançando um feito inédito para a entidade campo-bonense e recolocando o município em posição de destaque no Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).

Com a conquista, Amália garantiu vaga para representar a 30ª Região Tradicionalista na Ciranda Estadual de Prendas de 2027, que será realizada em Santa Maria. Esta será a primeira vez que o CTG Palanques da Tradição terá uma representante na categoria de 1ª Prenda Juvenil em uma disputa estadual.

Além de marcar a história da entidade, o resultado também representa um importante momento para Campo Bom. O município voltou a conquistar o título regional na categoria juvenil após 20 anos. A última campo-bonense a alcançar esse posto foi Renata da Silva, em 2006, então representante do CTG M’Bororé. Nos últimos anos, Campo Bom também celebrou outras conquistas expressivas no tradicionalismo, como os títulos de 1ª Prenda Adulta, com Renata da Silva, e de 1ª Prenda Mirim, com Cecília Scholz.

O concurso foi realizado no CTG Amigos da Tradição, em Santa Maria do Herval, e ocorreu em duas etapas. No primeiro fim de semana de junho, as candidatas participaram da mostra folclórica, das provas artísticas e das avaliações de oralidade. Já no sábado, 27, enfrentaram a prova escrita, que abordou conteúdos sobre história, geografia e formação do Rio Grande do Sul, além de folclore, cultura, tradição e tradicionalismo gaúcho.

O resultado foi anunciado por volta das 2 horas da madrugada de domingo, 28, quando foram conhecidas as novas prendas da 30ª Região Tradicionalista para a gestão 2025/2026.

Emocionada com a conquista, Amália destacou que o título é fruto de um intenso período de preparação e dedicação. “Foi muito gratificante receber o resultado na madrugada de domingo! Este título representa toda a minha dedicação de um ano de estudo e preparação. Precisei participar de eventos, realizar projetos culturais e uma ação social, que foi a campanha de arrecadação de brinquedos doados para o Instituto Semente do Bem. Além disso, foram intensas as aulas de preparação para as provas escritas, para a redação, as provas artísticas e a pesquisa para a mostra folclórica que originou o livro A participação das mulheres nos esportes campeiros. É um título inédito para o meu CTG e fiquei emocionada ao receber essa homenagem, pois serei a primeira prenda do Palanques da Tradição a representar a entidade em uma Ciranda Estadual. Ser reconhecida reforça o culto às nossas tradições e a minha missão como tradicionalista. Mostra que toda dedicação vale a pena quando é feita com comprometimento, paixão, muita fé e apoio. Agradeço a todos que contribuíram de alguma forma para esse resultado, principalmente à minha família.”

Quem também celebrou a conquista foi Renata da Silva, que há duas décadas conquistou o mesmo título representando Campo Bom e hoje vê uma nova geração dar continuidade a essa trajetória. “Há 20 anos, quando fui 1ª Prenda Juvenil da 30ª RT representando o M’Bororé, contei com o apoio do José Edimar em um importante trabalho de resgate da história dos titulados da região. Hoje, ver sua filha, Amália, ocupar esse mesmo cargo representando Campo Bom é uma alegria e uma prova de como o tradicionalismo forma lideranças e cria laços que atravessam gerações. Tenho a certeza de que essa experiência será tão transformadora para ela quanto foi para mim.” Outra curiosidade, é o fato de que, Amália participará da etapa estadual, na mesma cidade em que Renata disputou na sua é poca, em Santa Maria.

O patrão do CTG Palanques da Tradição, André Cioccari, também falou sobre o título. “A conquista da nossa prenda Amália, representa um momento histórico para o CTG Palanques da Tradição. Este título é inédito para nossa entidade, um feito que nos enche de orgulho e que passa a integrar a história do nosso CTG. Esse resultado é fruto de muito estudo, disciplina, dedicação e amor às tradições gaúchas. Ao longo de quase um ano de preparação, Amália e sua família abriram mão de muitas horas de descanso, lazer e convívio para buscar esse sonho, sempre com humildade, perseverança e comprometimento. Para nós, enquanto entidade tradicionalista, esse título vai muito além de uma faixa. Ele simboliza o fortalecimento do trabalho cultural desenvolvido pelo CTG, através do nosso Departamento Cultural coordenado pela Renata Strack, é incentivo às novas gerações e a certeza de que estamos cumprindo nossa missão de preservar, valorizar e transmitir a cultura gaúcha.Também é motivo de grande satisfação saber que, em 2027, Amália representará, de forma inédita, o nosso CTG na Ciranda Estadual de Prendas, levando o nome de Campo Bom, da 30ª Região Tradicionalista e do Palanques da Tradição ao cenário estadual.

Agora, Amália inicia uma nova fase de preparação para representar a 30ª Região Tradicionalista na Ciranda Estadual de Prendas de 2027, levando consigo não apenas o nome do CTG Palanques da Tradição, mas também o orgulho de toda a comunidade campo-bonense.

Post Anterior

Campo-bonense Douglas Pinho conquista título da Megarace em Porto Alegre

Próximo post

Recurso da Consulta Popular 2025 vai ampliar ações de castrações em Campo Bom

Notícias relacionadas

Arthur & Benetti levam o nome de Campo Bom aos palcos e projetam futuro na música sertaneja
Cultura

Artistas locais podem se cadastrar para participarem de eventos culturais em Campo Bom

24 de agosto de 2026
Projeto de restauro da Igreja Antiga de Campo Bom avança com definição das primeiras intervenções
Comunidade

Projeto de restauro da Igreja Antiga de Campo Bom avança com definição das primeiras intervenções

24 de agosto de 2026
Da dor à consciência, campo-bonense transforma vivências em livro sobre recomeços
Cultura

Da dor à consciência, campo-bonense transforma vivências em livro sobre recomeços

17 de agosto de 2026
Próximo post
Recurso da Consulta Popular 2025 vai ampliar ações de castrações em Campo Bom

Recurso da Consulta Popular 2025 vai ampliar ações de castrações em Campo Bom

Recolhimento de podas atinge quatro bairros até dia 29

Rio Branco, Colina Deuner e Loteamento Fauth entram no calendário da coleta de podas

Prefeitura credencia ambulantes para o Festival de Rock de Campo Bom

CB Rock vai movimentar a Rua Coberta e agitar os apaixonados por música, no dia 18

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Artistas locais podem se cadastrar para participarem de eventos culturais em Campo Bom
  • Quatro décadas de histórias, memórias e compromisso com Campo Bom
  • Projeto de restauro da Igreja Antiga de Campo Bom avança com definição das primeiras intervenções

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

 

A Gazeta CB

A Gazeta CB

Página no Facebook

 

Seguir Página

    © 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
    A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

    Bem vindo de volta!

    Login para conta

    Palavra-chave esquecida

    Recupere sua senha

    Please enter your username or email address to reset your password.

    Entrar

    Add New Playlist

    Sem Resultado
    Ver todos os resultados
    • Início
    • Notícias
      • Política
      • Negócios
      • Saúde
    • Colunistas
      • Mauri Spengler
      • Processando Ideias
      • Débora Trierweiler
    • Comunidade
    • Educação
    • Polícia
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Pontos de Venda
    • Publicações Legais
    • Contato

    © 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.