Um serviço destinado exclusivamente aos artesãos voltará a ser proporcionado pelo Município de Campo Bom. O Sistema Nacional de Emprego (Sine) da cidade, em parceria com a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), vai retomar a confecção da Carteira Nacional do Artesão. Após reformulação do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), tanto em âmbito estadual quanto municipal, o Município está preparado para voltar a atender esta demanda. “Este é um documento que regulamenta a profissão e possibilita a presença do artesão em feiras, oficinas e cursos, por exemplo. É um direito dos artesãos e um dever nosso, como administração, proporcionar a carteira”, declara o prefeito Luciano Orsi.
Além da confecção de novas carteiras, o serviço renovará as que estiverem perto do prazo de vencimento. “Já estamos com uma servidora capacitada para os atendimentos, que iniciam em 5 de outubro. Temos, na cidade, profissionais muito qualificados, prova disso são os produtos expostos na Casa do Artesão. Eles com certeza poderão ter acesso a muitos benefícios através do documento”, diz o secretário de Desenvolvimento Social e Habitação, Gabriel Colissi.
O atendimento para confecção da carteira será nas terças e quintas-feiras, das 8h às 16h, no Sine (Av. dos Estados, 900). Para comparecer é necessário agendar presencialmente, por telefone (3597-3474) ou WhatsApp (51 99668-7364). É necessário levar cópia do RG e do CPF, comprovante de residência, uma foto 3×4 e comprovante de pagamento da taxa. O documento é feito no FGTAS em Porto Alegre e leva 30 dias para ser entregue.