Educação se mantém em destaque conforme levantamento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
Os anos iniciais da rede municipal de ensino de Campo Bom obtiveram a melhor pontuação do Vale do Sinos, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2021. O resultado foi de 7 pontos no Ensino Fundamental e, em relação aos anos finais, 5,9 pontos, ficando em segundo lugar, atrás somente de Ivoti (6,1).
Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), quinta-feira, 15. “O resultado do IDEB em Campo Bom é motivo de comemoração! Com dois anos de pandemia, aulas remotas, ensino híbrido e provas do SAEB ocorrendo, chegarmos a este resultado, efetivamente engrandece cada vez mais o trabalho do professor, dos coordenadores pedagógicos, das famílias, em especial do Setor de coordenação pedagógico da SMEC. Enfim, foram e são muitas mãos fortes e unidas para e pelo sucesso do aluno”, avalia a secretária de Educação e Cultura, Simone Schneider.
Resultado na prática
As instituições cujo desempenho foi fundamental para o resultado alcançado por Campo Bom no Ideb foram: a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adriano Dias (7,7); Emef Rui Barbosa (7,5); e Emef Santos Dumont (7,4). “Com a pandemia da Covid-19, a gente sabia que poderia ter uma queda expressiva no ensino, mas deu para ver que os investimentos em tecnologia e plataformas conseguiram, de certa maneira, suprir o mínimo possível para a gente conseguir manter a nossa qualidade de ensino, medida pela avaliação do Ideb. Com isso, continuamos sendo uma referência no Vale dos Sinos e no Estado. Ficamos muito felizes com esses resultados, principalmente com o esforço dos nossos alunos e nossos educadores”, ressalta o prefeito Luciano Orsi.
O Ideb
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado para monitorar o desempenho da educação no Brasil. Ele é calculado a partir dos dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar, e dos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). O índice varia de 0 a 10 e quanto maior o desempenho dos alunos e maior o número de alunos aprovados, maior será o IDEB. As metas projetadas são diferenciadas para cada unidade, rede e escola. Elas são apresentadas bienalmente, desde 2007 até 2021, de modo que os estados, municípios e escolas contribuem em conjunto para que o Brasil atinja a meta de 6 pontos em 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.