Contrato de ampliação da concessão dos serviços para a Corsan, que garante o investimento, será assinado pelo prefeito Luciano Orsi nesta sexta-feira
Campo Bom dará mais um passo importante para garantir a cobertura exigida pelo Novo Marco Legal do Saneamento Básico, sancionado em 2020 e que define meta de 99% da população de áreas urbanas com água potável encanada e 90% com coleta e tratamento de esgoto até 31 de dezembro de 2033. Nesta sexta-feira, 15, às 11h, na Câmara de Vereadores, o prefeito Luciano Orsi assinará contrato que amplia a concessão à Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) para a realização dos serviços de saneamento (água e esgoto) no Município até dezembro de 2062.
A empresa já é responsável por levar água tratada até a casa dos moradores da área urbana e, com a obrigatoriedade de garantir os serviços de saneamento a toda população até 2034, a Corsan irá fornecer também o tratamento do esgotamento sanitário.
Com a ampliação da concessão, a Corsan fica responsável pelo investimento de R$ 231 milhões na estrutura do saneamento campo-bonense para cumprir as metas do Marco Legal. Atualmente, Campo Bom conta com 81% das casas em área urbana atendidas com água tratada, sem rede de coleta e tratamento de esgoto. Até 2028, os índices devem subir para 90% e 35%, chegando aos 99% e 90% em 2033, respectivamente.
Confirmada a prorrogação da concessão, a Corsan se compromete em repassar para o caixa do Município o valor de R$ 9 milhões ainda em 2023 para investimentos à população. Todas as obrigações e repasses contidos no contrato serão mantidos em caso de confirmação ou não da venda da estatal gaúcha para a AEGEA.