Dia Nacional de Combate ao Fumo está chegando, mas as ações anti-tabagismo são discutidas no município, há oito anos
O tabagismo é tratado como questão de saúde pública em Campo Bom. Prova disso é que a Prefeitura oferece tratamento gratuito para quem quer parar de fumar. A duração do tratamento é de três meses e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza todos os medicamentos e o apoio necessário.
O prefeito Luciano Orsi destaca que, por encarar o tabagismo como a doença crônica que realmente é, a administração municipal entendeu que era preciso garantir tratamento, assim como são oferecidos para outras doenças, por isso o programa foi retomado em Campo Bom em 2017. De lá para cá, 183 pacientes iniciaram o tratamento e 111 pararam de fumar, mais de 60%.
O tratamento segue as diretrizes do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Os interessados devem se inscrever presencialmente na Secretaria de Saúde, no 2º andar da Prefeitura, de segunda a quinta das 12h30 às 18h30 ou nas sextas das 7h30 às 13h30.
Você não está sozinho! O combate ao tabagismo e seus desafios são levados tão a sério em Campo Bom que a Prefeitura organizou um grupo de apoio para os pacientes. As reuniões serão realizadas na SMS, às 18h, sempre na primeira segunda-feira do mês. O grupo é aberto a pacientes que já concluíram o tratamento, bem como para fumantes que estão parando ou pensando em parar de fumar.