Campo Bom registrou a geração de 9.690 novos postos de trabalho no ano de 2019, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério da Economia divulgados na última semana.
De acordo com o CAGED, foram 9.690 admissões contra 9.276 demissões no acumulado dos meses de janeiro a dezembro de 2019. Fechando o ano com saldo positivo de 414 contratações.
A principal contribuição para o superávit de empregos formais (com carteira assinada) no município ocorreu no setor da indústria e transformação com 280 novos empregos. A distribuição teve também 184 novas vagas em prestadores de serviços, 84 na construção civil e quatro na administração pública. As atividades de extração mineral, comércio, serviços industrial de utilidade pública e agropecuária encolheram com déficit de 138 postos de trabalho. “A geração de empregos aponta para um momento de retomada da economia com a elevação do nível de confiança do empresariado. Além da geração de trabalho, também significa novos investimentos para atender a demanda que o mercado está possibilitando. Acreditamos que Campo Bom possui condições de logística, infraestrutura e empreendedores capacitados para sustentar esse movimento de forma gradativa e contínua”, indica secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEDETUR), Henrique Scholz.
O secretário destacou os dados e disse que a expectativa para os próximos meses é ainda mais positiva. “São vários fatores que devem ser considerados, acredito que as reformas da previdência e a trabalhista, associada com as políticas públicas de desenvolvimento econômico promovidas pelo governo do prefeito Luciano Orsi, bem como o trabalho da SEDETUR focado no empreendedorismo, são responsáveis por criar esse ambiente favorável para a realização desse desempenho”, afirmou Scholz.
Saldo do emprego formal por setor de atividade econômica de janeiro a dezembro de 2019
- Extrativa mineral: -3
- Indústria de transformação: 280
- Serviços Industrial de Utilidade Pública: -1
- Construção Civil: 84
- Comércio: -127
- Serviços: 184
- Administração Pública: 4
- Agropecuária, extração vegetal, caça e pesca: -7
- Total: 414