Os pais ou responsáveis de crianças e adolescentes de até 14 anos, 11 meses e 29 dias que não puderam comparecer a um dos postos de vacinação durante o Dia “D” de mobilização da Campanha Nacional contra Poliomielite e de Multivacinação, no sábado, 17, têm até o dia 30 deste mês. O alerta é da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Bom (SMS), que informa que todas as unidades de saúde, com exceção da UBS Operária, que passa por obra de reforma e ampliação estão oferecendo as doses das campanhas. Segundo a titular da pasta, a secretária Suzana Ambros Pereira, os cuidados para evitar a disseminação da Covid-19 foram reforçados e os atendimentos são realizados por ordem de chegada. “Os profissionais estão equipados para manter o distanciamento entre os pacientes e preparados para realizar a higienização com álcool gel de cada morador que chega na unidade”, explica.
A vacinação contra a poliomielite (gotinhas) tem como objetivo reduzir o risco de reintrodução da doença, erradicada no Brasil. O grupo-alvo são as crianças menores de cinco anos. O esquema vacinal de poliomielite é composto por duas vacinas: uma injetável, aplicada aos dois, quatro e seis meses de vida, e uma oral, aplicada aos 15 meses e aos quatro anos. Todas as crianças dessa faixa etária que forem levadas aos postos e que estiverem com a vacina em atraso receberão nova dose.
Já a campanha de multivacinação busca atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes de até 15 anos. Assim, é possível diminuir ou controlar a incidência de doenças que podem ser evitadas, como sarampo e febre amarela. “Qualquer morador pode ir até a unidade de saúde mais próxima da sua casa, atualizar sua carteirinha ou conferir se está tudo em ordem”, orienta a secretária.
Confira os horários de atendimento
- UBS Paulista, UBS Celeste e Centro Materno Infantil (CMI): de segunda à sexta-feira, das 7h30min às 17h30min
- Demais unidades: de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30min.