A rápida atuação da Guarda Municipal de Campo Bom evitou uma tragédia na noite de domingo (23). Por volta das 22h30, a corporação foi acionada pela Central de Operações para atender a um caso de engasgamento envolvendo um bebê de apenas 10 dias de vida.
Duas equipes se deslocaram imediatamente ao endereço e, em menos de cinco minutos após o chamado, chegaram ao local. Os agentes iniciaram a manobra de desengasgo, técnica adaptada do procedimento de Heimlich para lactentes, que fez com que o bebê retomasse a respiração espontânea logo nos primeiros instantes do atendimento.
Com o quadro estabilizado, a equipe do SAMU assumiu o atendimento pré-hospitalar especializado. O bebê e os pais foram encaminhados ao Hospital Lauro Reus para avaliação médica e conclusão do atendimento.
A ocorrência reforça o preparo da Guarda Municipal para situações de emergência. Todos os anos, os agentes passam por pelo menos 80 horas de treinamentos obrigatórios, com capacitações específicas em primeiros socorros, salvamentos e outras situações críticas.
