O Procon de Campo Bom registrou 4.931 atendimentos em 2019. As reclamações sobre assuntos financeiros lideram o ranking. De acordo com o órgão, reclamações sobre empréstimos consignados e pessoais, seguros e financiamentos somaram 39,51% dos registros. “É importante destacar que atualmente no Brasil, as taxas de juros cobradas na modalidade de empréstimo pessoal são realmente elevadas, diferentemente do empréstimo consignado, onde a taxa de juros é uma das mais baratas do país. Assim, o consumidor deve ficar atento às financeiras que oferecem muitas facilidades na hora de contratar o empréstimo pessoal, pois geralmente estas têm os juros mais elevados do mercado, o que não significa necessariamente abusividade”, orienta o advogado especialista em direito do consumidor João Orsi, coordenador do PROCON/CB.
De acordo com Orsi, o consumidor também deve ficar atento no momento de assinar o contrato, pois muitos deles têm cláusulas com seguros embutidos, inclusive permitindo desconto em folha de pagamento ou conta corrente. Todo contrato deve ser cuidadosamente lido para que não haja “surpresas” no momento das cobranças.
RESPONSABILIDADE
Segundo o Procon, a análise do conteúdo das queixas em relação aos empréstimos aponta que, em vários casos, a soma dos contratos firmados em um ou mais bancos supera, inclusive, o rendimento mensal do contratante.
O responsável pelo órgão em Campo Bom acredita que as grandes responsáveis por esse aumento no número de reclamações são as próprias empresas que fazem esse tipo de negócio. “As instituições financeiras muitas vezes oferecem empréstimos sem levar em conta a capacidade dos contratantes em honrar suas dívidas. Trata-se de uma atitude irresponsável que leva inúmeras pessoas ao desespero”, afirma.
RANKING DAS RECLAMAÇÕES
Em seguida, no ranking das reclamações chamado Combo, que engloba os serviços de telefonia, TV por assinatura e internet com 27,58% das reclamações.
Em terceiro lugar, com 17,64%, ficaram as reclamações de pessoas que compraram produtos que vieram com defeitos, não foram entregues ou ainda o prazo de garantia estendida não foi respeitado.
RESOLUTIVIDADE SUPERIOR A 80%
De acordo com Jésica Henz Alves, Advogada Responsável PROCON/CB, muitas reclamações são resolvidas de maneira ágil e rápida. “No ano de 2019 tivemos uma média de 82,98% dos atendimentos resolvidos em um único atendimento. Podemos destacar ainda que de agosto a dezembro de 2019 foram encaminhados para o juizado especial através do convênio firmado entre a unidade Campo Bom e o Poder Judiciário,136 processos”, afirmou.
Vale lembrar que o Procon possui contato telefônico de uso exclusivo com a maioria das grandes empresas, destinado a resolução das demandas dos consumidores. Desta forma, uma vez que o consumidor tenha feito contato sem êxito com a empresa reclamada, deve se dirigir ao Procon.
PROCON CAMPO BOM
Criado em maio de 2013, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) de Campo Bom é o principal aliado dos consumidores que de alguma forma se decepcionam com alguma compra realizada ou serviço contratado. É nele que as reclamações são feitas e as esperanças depositadas na hora de buscar os direitos.
O órgão fica na Avenida dos Estados, nº 900, junto ao Espaço Cidadão/Cidadania Benno Felippe Froehlich. O atendimento ao público acontece de segunda a quinta-feira, das 12h30min às 18h30min e sexta-feira das 7h30min às 13h30min. Telefone: 3597-4203