A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Após duas internações a enfermeira Naama é mais uma sobrevivente da Covid-19

Redação / AG por Redação / AG
28 de abril de 2021
em Saúde
0 0
A A
Após duas internações a enfermeira Naama é mais uma sobrevivente da Covid-19
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Cerca de 11,7 milhões. Além de número, pessoas. Não somente pessoas ordinárias, mas sim, que venceram a Covid-19 e que, aliviadas, comemoram a “liberdade” da cura após dias de luta. São muitos Joãos, Marias, Josés, Anas. Nomes comuns – e às vezes incomuns – mas que carregam histórias de vida e superação diante de uma doença que vem mexendo com todos. O AG criou a série SobreViver para contar algumas destas histórias de superação. Confira:

Naama Laísa da Rosa Scharlau, de 29 anos, casada, precisou ser internada duas vezes após positivar para Covid-19, uma por pneumonia bacteriana e viral extensa, outra por miocardite – nome dado à inflamação do músculo do coração, em casos graves pode enfraquecer o coração, o que pode causar insuficiência cardíaca, frequência cardíaca anormal e morte súbita.

“Eu tive sequelas pós covid, que é a fase que não é muito divulgada mas é a pior”, relata. “Descobri a covid devido a uma dor de garganta e cansaço. Liguei o cansaço ao trabalho, pois atuava em duas UTIs, na época, na linha de frente e estava exaustivo. Tenho dor de garganta a cada mudança de tempo, então não me preocupei. Fiz o teste quando um técnico de enfermagem que trabalhava próximo a mim positivou. Então descobri que meus sintomas eram da covid”.

Em seu relato, ao decorrer dos dias os sintomas foram piorando, onde teve muita falta de ar e cansaço. Em uma das crises de falta de ar, ela procurou o PA, que ligou a falta de ar a ansiedade. Cinco dias antes de terminar o isolamento, Naama melhorou e findando os sintomas retomou ao trabalho. “Trabalhei uma semana com muita dor e cansaço, a dor nas costas era insuportável e eu me auto mediquei com vários analgésicos e relaxante muscular”, diz. “Sete dias após eu ter saído do isolamento, eu tive uma crise de falta de ar em casa e dor no peito, insuportável, que associei no momento a dor que meus pacientes relatam quando tem infarto. Fui até a emergência da Santa Casa, onde trabalho, realizei angiotomografia que diagnosticou pneumonia bacteriana extensa associada a pneumonia viral e consolidações no pulmão devido ao covid. Tive que internar para tratamento com antibióticos e corticóide endovenoso. Fiquei quatro dias internada e depois ganhei alta para continuação do tratamento em casa”.

Dois dias após a alta, ela começou a sentir arritmias em casa e achou que estava piorando da pneumonia, que seu organismo não tinha aceitado a troca de antibiótico endovenoso para via oral. “Não dormi a noite toda aquela noite, não conseguia respirar e tinha muita dor. Pela manhã, a dor conseguiu se tornar pior e eu não conseguia nem falar, e aí sim era uma dor de infarto, no peito e em forma de aperto”. Naama foi a emergência novamente, realizou angiotomografia que mostrou que suas enzimas cardíacas estavam alteradas e que, de fato, a dor que sentia era a dor do infarto.

“Eu, com 28 anos, na época, sem comorbidades, em uma emergência em protocolo de infarto. Fiquei na UTI dois dias, monitorizada, até realizar exames para descobrir o diagnóstico, que foi de miocardite. Fiquei ao todo 11 dias internada, tratamento com corticóide em doses altas e anticoagulantes”.

Até dezembro (6 meses após a infecção) ela ainda apresentava alguns sintomas agudos. Em fevereiro de 2021 começou a melhorar. “O que eu gostaria muito de dizer para as pessoas, como recuperada e profissional da linha de frente, é que parem de dar ouvidos para vídeos que recebem no Whatsapp e Facebook, e comecem a acreditar na ciência. Que cobrem dos seus governantes a vacina e que se cuidem: saiam somente se necessário, não se aglomerem, cuidados de higiene, principalmente das mãos e uso de máscara! E um pouco mais de compaixão ao próximo. Mais consciência e mais empatia”, finaliza.

  • sobreviver naama
  • sobreviver naama4
Tags: Campo BomCovid-19saudeVacina
Post Anterior

Fiscalização da RGE encontra ligação clandestina no bairro Porto Blos

Próximo post

Segunda dose da Astrazeneca/Fiocruz acontecerá amanhã

Notícias relacionadas

Nova van reforça estrutura da Saúde em Campo Bom
Saúde

Nova van reforça estrutura da Saúde em Campo Bom

8 de novembro de 2025
Novembro Azul: entenda a campanha de prevenção do câncer de próstata
Saúde

Campo Bom reforça ações do Novembro Azul com foco na prevenção e cuidado com a saúde do homem

8 de novembro de 2025
Obra da UBS Morada do Sol avança e deve facilitar o acesso da comunidade aos atendimentos em Saúde
Saúde

Obra da UBS Morada do Sol avança e deve facilitar o acesso da comunidade aos atendimentos em Saúde

3 de novembro de 2025
Próximo post
Campo Bom receberá hoje as doses da vacina contra a Covid-19

Segunda dose da Astrazeneca/Fiocruz acontecerá amanhã

Projeto da Paróquia Sta. Teresinha dá apoio às pessoas que necessitam de ajuda

Projeto da Paróquia Sta. Teresinha dá apoio às pessoas que necessitam de ajuda

Obras de reforma e ampliação do Pronto Atendimento de Campo Bom entram em fase de conclusão

Obras de reforma e ampliação do Pronto Atendimento de Campo Bom entram em fase de conclusão

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Documentário resgata os 40 anos de história do Esporte Clube Flamengo, o Flamenguinho
  • Nova van reforça estrutura da Saúde em Campo Bom
  • Alunos campo-bonenses serão homenageados por conquistas em Olimpíadas Nacionais

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

A Gazeta CB

  • Símbolo da força do futebol de bairro e do amor campo-bonense pela várzea, o Esporte Clube Flamengo, o popular Flamenguinho do bairro Metzler, está prestes a ver sua trajetória eternizada em vídeo. O documentário, produzido por Ilário Nied, reúne quatro décadas de memórias, conquistas e personagens que ajudaram a construir uma das mais belas histórias do esporte local.

Fundado em 8 de janeiro de 1983, o clube nasceu do entusiasmo de moradores apaixonados pelo futebol e, desde então, se consolidou como referência de união comunitária. Entre vitórias, rivalidades e momentos de superação, o Flamengo transformou seu campo e sua sede em pontos de encontro, de onde surgiram amizades, famílias e um forte sentimento de pertencimento.

A ideia de registrar essa caminhada começou a tomar forma ainda antes do título municipal na categoria veterano, conquistado em 2023. “Já havia comentado com o presidente Renan sobre contar a história do clube. Ele gostou da ideia e comecei a reunir material, inclusive contratando uma equipe para registrar a final daquele campeonato”, recorda Ilário. O resultado é um documentário com mais de quatro horas de duração, que percorre toda a linha do tempo do clube, desde a fundação e o primeiro fardamento às grandes conquistas e à paixão que move gerações.

A produção inclui dezenas de entrevistas com fundadores, torcedores, ex-atletas, dirigentes e treinadores, além de imagens históricas cedidas por integrantes do clube, pela Secretaria de Esporte e pelo Jornal A Gazeta. 

O lançamento oficial do documentário ocorre neste sábado, 8 de novembro, na sede do clube. O evento contará com um jantar comemorativo e diversas homenagens a atletas, presidentes, treinadores e fundadores, reconhecendo o empenho de quem escreveu essa trajetória vitoriosa. 
Após a estreia, o documentário completo estará disponível no YouTube, para que toda a comunidade possa reviver e se orgulhar dos 40 anos de história do Flamenguinho. 

MATÉRIA COMPLETA EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 07.10

Destaques da edição impressa 2.265 📰

➡️ Série de reportagens CB tá ON, conta histórias de campo-bonenses que são sucesso nas redes sociais;

➡️ Esporte Clube Flamengo completa 40 anos com lançamento de documentário.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Bom dia, leitores e leitoras 🥰

Confira a capa da edição de hoje, 07 de novembro.

PONTOS DE VENDA:
https://agazetacb.com.br/pontos-de-venda

#jornalagazetacb #campobom #noticiascampobom #jornalismocomunitario #jornaldointerior
  • Na quarta-feira (5), o vereador João Paulo (MDB) representou a Câmara de Vereadores em uma visita institucional da Prefeitura a Lajeado, ao lado dos secretários municipais Beatriz Fagundes (Geral) e Régis Thöen (Desenvolvimento Econômico).

Durante a agenda, o grupo conheceu três iniciativas que simbolizam a integração entre poder público, setor privado e universidades: o Labilá, laboratório de inovação da Prefeitura de Lajeado; o Vibee, espaço de inovação mantido pela Unimed; e o Tecnovates, centro tecnológico vinculado à Univates. Segundo João Paulo, a escolha desses locais foi estratégica. “Eles representam a chamada quádrupla hélice – governo, empresas, academia e sociedade civil – modelo que estamos utilizando como base para a formatação da nossa Lei de Inovação de Campo Bom”, explica.

O vereador destaca que o processo de transformação em Lajeado teve início em 2017 e vem gerando impactos positivos em diferentes áreas, inclusive na social. O Labilá, por exemplo, foi implantado em uma região periférica e se tornou um polo de oportunidades, contribuindo para o desenvolvimento local e a inclusão de jovens. Já o Vibee, com um fundo de investimentos voltado ao fomento de startups, já apoiou mais de 100 novos negócios.

“São iniciativas que, se bem estruturadas, resultam em empresas fortes, capazes de gerar empregos e aumentar a renda da população. E quem ganha mais, consome mais no comércio local. Com a reforma tributária em andamento, é essencial fortalecer o consumo interno”, ressalta João Paulo.

Para o parlamentar, a visita a Lajeado representa um passo importante para tirar os projetos do papel e adaptar boas práticas à realidade campo-bonense. “Lajeado nos mostrou uma experiência próxima da nossa, com desafios parecidos e soluções possíveis. Isso nos permite enxergar caminhos concretos para fazer Campo Bom avançar na construção de um verdadeiro ecossistema de inovação”, conclui.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • O horário de atendimento na Central de Compostagem Comunitária, localizada junto à horta comunitária do bairro Aurora (Rua Três Coroas, 1895), foi ampliado. Agora, o espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 14h30 às 18h30.

A administração municipal reforça a importância da conscientização ambiental e lembra que o descarte irregular de resíduos é considerado crime ambiental, conforme prevê a Lei Federal nº 9.605/1998, artigo 54, sujeito a penalidades que incluem reclusão.

Denúncias de descarte irregular podem ser encaminhadas à Secretaria de Meio Ambiente (Sema) pelo e-mail sema@campobom.rs.gov.br ou pelo telefone (51) 3598-8643. Em casos flagrantes, a população pode acionar o número 153, com possibilidade de envio de fotos e vídeos de forma anônima.

Além disso, a Prefeitura lembra que o município dispõe de diferentes formas de coleta e destinação para outros tipos de resíduos:
	•	Móveis, eletrodomésticos e eletrônicos – serviço Caco Treco, mediante agendamento pelo (51) 3598-8643;
	•	Remédios vencidos – Farmácia Municipal;
	•	Pilhas e lâmpadas – Pontos de Entrega Voluntária (PEV) na Prefeitura, CEMEA, CEMPRA e algumas escolas;
	•	Materiais de construção civil – contratação de serviço de tele entulho;
	•	Vidros – PEVs da empresa Verallia;
	•	Latas de tinta – devolução ao estabelecimento de compra; as latas vazias podem ser colocadas no lixo seco;
	•	Óleo de cozinha – deve ser embalado em garrafa plástica bem fechada e destinado ao lixo seco;
	•	Podas de árvores (galhos) – Usina de Reciclagem, no bairro Mônaco;
	•	Lâminas de raio X – descarte nos hospitais ou no local onde o exame foi realizado.

Locais e horários de atendimento da Sema:
Horto Municipal
Segunda a quinta: 8h às 11h30 e 13h30 às 16h30 | Sexta: 7h às 13h
Rua Alziro Nunes, 595 – Bairro Quatro Colônias

Cempra
Segunda a sexta: 10h às 16h
Rua Alziro Nunes, 595 – Bairro Quatro Colônias

Floração
Quartas: 9h às 11h e 14h às 16h | Sábados: 9h às 11h
Av. Bibiano Trott, 500 – Centro

Horta Aurora
Segunda e sexta: 9h às 11h
Rua Alvorada, 1895 – Bairro Aurora.

MAIS NOTÍCIAS EM:www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 06.11

➡️ Matrículas e rematrículas da rede de ensino municipal, iniciam neste mês;

➡️ Panorama esportivo da semana com informações das principais competições.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A partir deste mês, a Rua Coberta, junto ao Complexo Cultural CEI, passará a ser fechada para o trânsito de veículos todos os domingos, das 9h às 20h. A medida, conforme a Prefeitura de Campo Bom, tem como objetivo liberar o espaço para o público, permitindo o uso da área para lazer, convivência e atividades culturais.

Durante o período de interdição, o tráfego será bloqueado na Avenida dos Estados, no sentido sul/norte, desde a ponte sobre o Arroio Quatro Colônias até a Avenida Brasil. Já o trecho da avenida entre a Rua 20 de Setembro e o arroio poderá ser utilizado como estacionamento, com sinalização informando a interrupção da via para as atividades.

Nos dias em que houver eventos na Rua Coberta, o fechamento seguirá conforme o planejamento da Administração Municipal, garantindo a segurança e a organização do fluxo de veículos e pedestres no entorno do CEI.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A Prefeitura de Campo Bom realiza, mensalmente, cinco sorteios de R$ 500 por meio da plataforma do programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG), do Governo do Estado.

Ao todo, R$ 30 mil são distribuídos por ano em prêmios para quem realiza compras no município e solicita a inclusão do CPF na nota fiscal.

Entre os ganhadores de 2025, quatro pessoas ainda não resgataram seus prêmios. Adriana Lopes, Eliane de Brito Alves da Silva e Cleberson Cristiano Rodrigues Cavalheiro têm até 8 de dezembro para fazê-lo, enquanto Priscila Guielcer de For pode resgatar o valor até 31 de dezembro.

A solicitação pode ser feita presencialmente na Prefeitura, por e-mail (financas@campobom.rs.gov.br) ou pelo telefone (51) 3598-8600, ramal 8652.

O próximo sorteio será realizado no dia 27 de novembro, e o último do ano, no dia 11 de dezembro.

Para participar, basta estar cadastrado na Nota Fiscal Gaúcha, comprar em Campo Bom e informar o CPF na nota. Os contemplados são avisados por e-mail, aplicativo ou site da NFG e devem entrar em contato com a Prefeitura para receber o prêmio.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazeta.cb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.

Vá para versão mobile