Alunos das escolas municipais de Campo Bom estão sendo estimulados ao hábito da leitura. Para isso, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, está aderindo ao uso das plataformas de leitura Elefante Letrado e Árvore. São duas plataformas digitais projetadas e direcionadas para diferentes faixas etárias.
Para melhor aproveitamento dessas ferramentas, foram realizadas capacitações com a equipe da Secretaria de Educação, posteriormente com coordenadores e professores das escolas que terão o papel de disseminar, compartilhar o conhecimento para que assim os alunos possam usufruir desses recursos.
“Essas plataformas de leitura se somam a tantas outras ferramentas na tarefa de potencializar a aprendizagem dos alunos. Educação é prioridade na nossa administração e não medimos esforços seguir melhorando”, diz o prefeito Luciano Orsi.
“Nesse momento, estão sendo contempladas crianças do Pré 2 ao 5º ano, em uma segunda etapa serão atendidas as séries finais do Ensino Fundamental”, explica a secretária Simone Schneider.
Tanto a Árvore quanto o Elefante Letrado possuem bibliotecas com centenas de obras de autores consagrados da literatura infantil e infanto-juvenil em diferentes gêneros e temáticas, além de um acervo pedagógico. Para ler, basta acessar um computador, smartfone ou tablet, tanto na escola, quanto em ambiente familiar, de modo on-line ou off-line. Assim, o professor pode indicar livros de acordo com os assuntos e as mais variadas disciplinas.
Além dos livros, as plataformas possuem outras funcionalidades que auxiliam o professor no trabalho diário com a leitura, possibilitando acompanhar o desempenho e a performance de cada aluno.