A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Aluno de Campo Bom é Ouro na 17ª na Olimpíada Nacional de Matemática

Redação / AG por Redação / AG
23 de dezembro de 2022
em Educação
0 0
A A
Aluno de Campo Bom é Ouro na 17ª na Olimpíada Nacional de Matemática
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Prata em 2021, Murilo de Oliveira (no centro da foto) alcançou o prêmio máximo este ano; outros cinco ficaram com Bronze, 43 menções honrosas e duas professoras premiadas

Mais uma vez, alunos da rede municipal de ensino colocam Campo Bom em patamar de destaque na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Prata em 2021, Murilo Gabriel de Oliveira, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Santos Dumont, conquistou Medalha de Ouro em 2022. Outros cinco estudantes campo-bonenses ficaram com Bronze e 43 alcançaram menções honrosas. Também receberão premiação as professoras Clair Inês Schafer, da Emef 25 de Julho, e Paloma Quevedo de Ávila, da Santos Dumont, totalizando 51 prêmios para Campo Bom.

Para o prefeito Luciano Orsi, o excelente aproveitamento de alunos campo-bonenses, pelo segundo ano consecutivo, na OBMEP não é surpresa. “Isso é o reflexo do empenho da Administração Municipal em oferecer um ensino de qualidade às nossas crianças e adolescentes. Cuidamos da qualificação dos nossos profissionais da educação, não apenas na área da matemática, e estamos sempre colhendo bons frutos”, destaca o prefeito.

A secretária de Educação e Cultura, Simone Schneider, comemora mais essa conquista na OBMEP. “Fomos muito bem em 2021, com 53 prêmios, agora chegamos ao Ouro com o Murilo, da Emef Santos Dumont”.

OS PREMIADOS
A 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas contou com mais de 18,1 milhões de estudantes de 54 mil escolas espalhadas pelo país. Confira os premiados de Campo Bom:

Medalha de Ouro: Murilo Gabriel de Oliveira (Emef Santos Dumont);
Medalhas de Bronze: Arthur Pinheiro (Emef Santos Dumont), Pietro Carniel Fortes (Rui Barbosa), João Vitor Sager Gressler (25 de Julho), Nicollas Batista Flor (Santos Dumont) e Sergio Bender Avila da Silva (Cei);
Menção Honrosa: David Ristoff Greff (Emef Santos Dumont), Adriel Fischer Lima (Duque de Caxias), Isabel Sabino da Silva (Santos Dumont), Laura Bergold Fagundes (Marcos Silvano), Mykael Soares (Lúcia Mossmann), Arthur Donschat da Silva (Rui Barbosa), Gabriel Carvalho da Silva (Cei), Ana Gabriely dos Reis Santos (Borges de Medeiros), Caroline Camargo Henriques (Cei), Pedro Henrique Fontes Mulbeier (Morada do Sol), Vitor Gabriel Gomes Oliveira (Rui Barbosa), Yasmim Viegas da Silva (Borges de Medeiros), Davi Diemer (Rui Barbosa), Herick Joaquim Riger Constantino (Morada do Sol), João Drey Santa Catarina (Rui Barbosa), João Henrique Aurelio Pozenato (Cei), Kelvin Gabriel Moraes Franck (Duque de Caxias), Luiza Rodrigues da Silva (Presidente Vargas), Mateus Graeff (Santos Dumont), Felipe Gabriel Zerves Schaeffer (Borges de Medeiros), Rafaela Schneider Lazzari (Cei), Isadora Kuhn Bach (Rui Barbosa), Victor Frederich (Cei), Arthur da Silva (25 de Julho), Paula Vitoria Martins (Rui Barbosa), Vinicius Lautenschleger (25 de Julho), Pedro Augusto Saft Guarienti (Rui Barbosa), Lucas Crifante Rosa (Rui Barbosa), Gabriel Grifante Rosa (Rui Barbosa), Fernando Schumann (25 de Julho), Victor Mahmud Secco (Cei), Maria Fernanda Szalanski (Lúcia Mossmann), Pamela da Costa Kaschack (Borges de Medeiros), Gabriel Arthur Jeronimo (Rui Barbosa), Gabriel Galvão Ferreira Maciel (Cei), Stefanie Caroline Walter Pereira (Santos Dumont), Viviane Camile dos Santos Soares (25 de Julho), Marco Bogado Carvalho (Rui Barbosa), Gabriele Herber Rodrigues (25 de Julho), Luiz Henrique Knorst (25 de Julho), Yan Lopes de Araujo (Borges de Medeiros), Eduardo Antunes dos Santos (Presidente Vargas) e Bruno Moraes da Silva (Emef Duque de Caxias);
Professoras Premiadas: Clair Inês Schafer (Emef 25 de Julho) e Paloma Quevedo de Ávila (Emef Santos Dumont).

Post Anterior

Polícia Civil prende jovem de 19 anos no bairro Dona Augusta

Próximo post

Guarda Municipal prende indivíduo por embriaguez ao volante, resistência e desobediência no bairro Imigrante Sul

Notícias relacionadas

Afroteca transforma leitura em ferramenta de educação antirracista na EMEI Amarelinha
Educação

Afroteca transforma leitura em ferramenta de educação antirracista na EMEI Amarelinha

27 de abril de 2026
Estudantes da rede municipal participam do #QualificaJovem e se preparam para o mercado de trabalho
Educação

Estudantes da rede municipal participam do #QualificaJovem e se preparam para o mercado de trabalho

27 de abril de 2026
40ª Olimpíada Estudantil de Campo Bom inicia oficialmente na próxima quinta-feira
Educação

40ª Olimpíada Estudantil de Campo Bom inicia oficialmente na próxima quinta-feira

23 de abril de 2026
Próximo post
Guarda Municipal prende indivíduo por embriaguez ao volante, resistência e desobediência no bairro Imigrante Sul

Guarda Municipal prende indivíduo por embriaguez ao volante, resistência e desobediência no bairro Imigrante Sul

Guarda Municipal recolhe veículo envolvido em tentativa de feminicidio

Guarda Municipal recolhe veículo envolvido em tentativa de feminicidio

Incêndio destrói casa no bairro Bem Viver

Incêndio destrói casa no bairro Bem Viver

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Veículos clonados acendem alerta no RS: saiba como agir ao receber multa indevida
  • Moradores de rua, furtos e sensação de insegurança preocupam empresários, comerciantes e entidades
  • Afroteca transforma leitura em ferramenta de educação antirracista na EMEI Amarelinha

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

 

A Gazeta CB

A Gazeta CB

Página no Facebook

 

Seguir Página

  • EXCLUSIVO | ✍ @mairanpacheco 

Casos de multas registradas em cidades onde o proprietário nunca esteve ou em que o veículo nem saiu da garagem estão se tornando mais comuns no Rio Grande do Sul. Esse tipo de ocorrência pode sinalizar a clonagem de placas, um crime usado por quadrilhas para esconder veículos roubados ou furtados.

A reportagem do Jornal A Gazeta foi procurada por um morador do bairro Porto Blos relatando ter recebido uma notificação de multa emitida pelo Departamento de Estradas e Rodagens do Estado de São Paulo (DER-SP). No documento consta a aplicação penalidade em decorrência da não utilização do cinto de segurança pelo condutor do veículo na cidade de Ubatuba, em 21 de janeiro de 2026. No entanto, de acordo com o leitor multado, o veículo nunca esteve em Ubatuba.

Ao receber uma notificação suspeita, o primeiro passo é agir rapidamente. A orientação é registrar um boletim de ocorrência relatando a possível clonagem e reunir documentos que provem a irregularidade. Os principais itens exigidos são: vistoria do Detran RS, cópia do Certificado de Registro do Veículo, do CRLV, documento de identificação do proprietário, cópia da multa suspeita e fotos do veículo (frente, traseira e laterais).

Segundo o advogado Allan Dyego Pimentel, formalizar o caso é essencial para evitar prejuízos maiores. “Quando o proprietário encontra uma multa ligada a um veículo que não estava sob sua posse ou em um local diferente, é bem provável que esteja diante de um caso de clonagem de placa. Nessas situações, o primeiro passo é registrar um boletim de ocorrência, pois esse documento será a base para todas as medidas administrativas e judiciais posteriores”, destaca.

Após o registro, o proprietário deve apresentar defesa junto ao órgão que aplicou a multa, anexando provas que mostrem a impossibilidade da infração, como comprovantes de localização, registros de pedágios ou imagens. Também é possível pedir a abertura de um processo administrativo para investigação, incluindo a análise de imagens do veículo infrator.

MATÉRIA COMPLETA EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 27.04

 ➡️ Cadastro Único Itinerante estará na Escola Morada do Sol.

MAIS NOTICIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A interferência de moradores de rua nas atividades do comércio, os furtos a residências, escolas e empresas e a sensação de insegurança preocupam lojistas e empresários de Campo Bom. Na última quinta-feira (16), o Comitê da Regional da ACI em Campo Bom reuniu-se com representantes da Brigada Militar, da Guarda Municipal, da Polícia Civil, da administração municipal e do Consepro para debater o tema e definir ações preventivas em conjunto.

Uma das ações em estudo é o desenvolvimento, nos próximos meses, de uma campanha para estimular a população de Campo Bom a fazer o registro de furtos e roubos. Com indicadores mais realistas, as forças de segurança poderão atuar com mais eficiência na prevenção e no combate aos crimes.

Débora Trierweiler, proprietária da Farmácia Apoteka e integrante do Comitê Regional da ACI e do Consepro de Campo Bom, relata que comerciantes têm enfrentado situações difíceis com moradores de rua na área central, além de furtos e transtornos, que também são registrados em bairros.

O secretário municipal de segurança e trânsito, Fernando Lehnen, afirma que a legislação limita a ação das forças de segurança, mas, ainda assim, a Guarda Municipal tem feito operações de fiscalização e identificação de pessoas com histórico de crimes. Um dos locais que são alvo é um galpão junto ao Parcão, onde moradores de rua se reúnem e pressionam a população do entorno.

A maioria dos moradores de rua é dependente química e conhecida das forças de segurança. “Somente a ação dos órgãos de segurança não basta. É necessário apoio psicológico, ação integrada com outras áreas e, em alguns, casos, internação compulsória, que deve ser autorizada por familiares”, explica.

Conforme a vice-prefeita Gênifer Engers, 44 pessoas em situação de rua estão cadastradas no CRAS (já foram 110) e recebem auxílio, como banho e alimentação. Pelos menos três já foram encaminhadas a empregos, mas permaneceram por pouco tempo. “Sabemos dos impactos à comunidade, estamos atentos a situação e estudamos ações”, informou.

MATÉRIA COMPLETA EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • EXCLUSIVO | ✍ @mairanpacheco 

Moradora de Campo Bom desde 1983, a engenheira industrial química Vanda Ferreira Ribeiro tem se dedicado a um tema cada vez mais urgente: a poluição por microplásticos no meio ambiente. Atualmente em pesquisa de pós-doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ela desenvolve uma análise com relação à presença dessas partículas no solo de áreas conhecidas da cidade, como o Parque do Trabalhador, o Parcão e a região onde o Arroio Schmidt encontra o Rio dos Sinos.

O objetivo é aproximar a ciência do cotidiano das pessoas. “Escolho locais que fazem parte da rotina da população para mostrar que o problema está aqui, perto de nós”, explica. A pesquisa, realizada há cerca de um ano, busca identificar microplásticos com tamanhos de até 0,2 milímetros, invisíveis a olho nu, mas com potencial de causar impactos ao meio ambiente e à saúde ao longo do tempo.

Os microplásticos são fragmentos menores que 5 milímetros, originados tanto da degradação de materiais maiores, como embalagens, fibras e pneus, quanto de produtos já fabricados em tamanho reduzido, como microesferas presentes em cosméticos. Segundo a pesquisadora, mesmo quando não são visíveis, eles continuam presentes e interagem com o meio ambiente. “A poluição não deixa de existir só porque não conseguimos enxergá-la”, destaca.

O estudo também está ligado à preservação dos banhados, áreas úmidas fundamentais para o equilíbrio ambiental. Esses locais funcionam como “esponjas naturais”, ajudando a reduzir alagamentos e armazenando carbono no solo, o que contribui diretamente no combate às mudanças climáticas. No entanto, no Vale do Sinos, mais de 70% dessas áreas já foram perdidas, e as que restam sofrem com a pressão da urbanização e o acúmulo de resíduos.

Além da pesquisa acadêmica, Vanda busca conscientizar a população sobre o descarte correto de resíduos e o consumo consciente. Para ela, pequenas atitudes fazem diferença no dia a dia. “Temos coleta de lixo, mas ainda falta a cultura de não jogar resíduos nas ruas. O que não é recolhido acaba nas bocas de lobo e segue para arroios, banhados e rios”, alerta.

MATÉRIA COMPLETA: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • COLUNA | ✍️ @darosa_ju 

O Projeto de Lei 1404/2025 autoriza a quebra de sigilo bancário e fiscal em ações de pensão alimentícia, quando houver indícios de que o responsável pelo pagamento esteja ocultando bens ou rendimentos. A medida surge como resposta a uma realidade bastante comum: a dificuldade de se apurar a real capacidade financeira de quem deve pagar alimentos, especialmente quando há tentativa deliberada de esconder patrimônio.
Na prática, o que se busca é permitir que o juiz, diante de elementos concretos, possa acessar informações financeiras do devedor, como movimentações bancárias e declarações fiscais. Isso não seria automático nem indiscriminado. A quebra de sigilo continuaria sendo uma medida excepcional, dependente de decisão judicial fundamentada e baseada em indícios consistentes de fraude ou ocultação.
O sigilo bancário e fiscal é um direito importante, ligado à privacidade e à proteção de dados pessoais. Por isso, sua flexibilização exige cautela. O projeto tenta equilibrar esse direito com outro igualmente relevante: o direito de quem depende da pensão alimentícia para sua subsistência, educação e desenvolvimento.
Hoje, não são raros os casos em que o devedor aparenta não ter renda suficiente, mas mantém um padrão de vida incompatível com o que declara oficialmente. Esse descompasso dificulta a fixação de um valor justo de pensão e pode prejudicar diretamente quem mais precisa. A proposta legislativa busca justamente reduzir esse tipo de distorção, trazendo mais transparência para o processo.
O projeto visa fortalecer a efetividade das decisões judiciais em matéria de alimentos, dando mais acesso à realidade financeira do devedor, o juiz poderá fixar valores mais adequados e coibir práticas abusivas, como a ocultação de bens em nome de terceiros ou a omissão de rendimentos.
Mais do que uma medida de investigação, trata-se de um instrumento de proteção. A pensão alimentícia não é uma punição, mas um dever legal que garante dignidade a quem depende dela. Nesse contexto, permitir a quebra de sigilo em situações justificadas pode representar um avanço importante na busca por justiça e equilíbrio nas relações familiares.
  • Cinco cães e dois gatos foram resgatados na tarde deste domingo (26) em uma residência no bairro Firenze, em Campo Bom, após uma ação envolvendo a vereadora Kayanne Braga (PDT), a ONG Campo Bom pra Cachorro, a Guarda Municipal e a Justiça.

Segundo a vereadora, a mobilização começou após um pedido de ajuda relacionado a animais que estariam abandonados no local. A denúncia foi encaminhada ao Ministério Público, que repassou o caso para a Vara Regional do Meio Ambiente, resultando na expedição de um mandado de busca e apreensão para retirada dos animais.

Conforme relato de Kayanne ao AG, a tutora dos animais teria sido encaminhada para uma instituição de acolhimento e os bichos ficaram sem os devidos cuidados. A suspeita é de que um familiar estaria indo ao local apenas esporadicamente para levar comida, o que teria agravado a situação.

Na manhã deste domingo, uma oficial de Justiça entrou em contato com a ONG e com a vereadora para acompanhar o cumprimento da ordem judicial. Ao chegarem ao endereço, não havia ninguém na residência. Diante disso, foi solicitado um novo mandado autorizando a entrada no imóvel, com apoio da Guarda Municipal.

Durante a ação, a equipe encontrou um cenário de extrema precariedade. Dos cinco cães resgatados, dois apresentavam estado de saúde considerado grave. No pátio da residência, foi encontrado um gato morto, que estava sendo devorado pelos demais animais. Outros dois gatos foram localizados dentro de uma churrasqueira, em situação crítica, extremamente debilitados.

Após o resgate, os sete animais foram encaminhados para atendimento veterinário na Kings Pet, onde recebem os primeiros cuidados e avaliação clínica.

Diante da gravidade do caso e dos custos com atendimento, medicação e recuperação, a ONG Campo Bom pra Cachorro está pedindo ajuda da comunidade para custear o tratamento dos animais. As doações podem ser feitas via Pix, pelo CNPJ 24.494.672/0001-69.

O caso seguirá sendo acompanhado pelos órgãos competentes, que irão apurar as responsabilidades e eventuais crimes de maus-tratos contra os animais.

MAIS NOTICIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 24.03

Destaques da edição impressa 🗞️

➡️ EMEI Amarelinha cria Afroteca e fortalece educação antirracista;

➡️ Estudo revela poluição por microplásticos na cidade;

➡️ Multa indevida? Saiba como agir em casos de clonagem de placas.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Bom dia, leitores e leitoras 🥰

Confira a capa da edição de hoje, 24 de Abril.

PONTOS DE VENDA:
https://agazetacb.com.br/pontos-de-venda

#jornalagazetacb #campobom #noticiascampobom #jornalismocomunitario #jornaldointerior

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.