A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Pensando Direito
    • Dr Carlos Eduardo França
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Pensando Direito
    • Dr Carlos Eduardo França
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Adão Preto é patrono da primeira Tropeada de Campo Bom

Redação / AG por Redação / AG
9 de setembro de 2019
em Cultura
0 0
A A
Adão Preto é patrono da primeira Tropeada de Campo Bom

Fernanda Hescher/PMCB

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Por seus relevantes serviços prestados em prol do tradicionalismo e da cultura gaúcha, um dos tropeiros mais antigo da região, Adão Preto é o patrono da primeira Tropeada de Campo Bom, integrando a Semana Farroupilha 2019. Promovido pela Administração Municipal, por meio das secretarias de Educação e Cultura e de Desenvolvimento Econômico e Turismo, as festividades acontecem entre os dias 13 e 22 de setembro, no Parque Municipal do Trabalhador, com apoio dos CTG’s parceiros: Campo Verde, M’Bororé, Guapos do Itapuí e Palanques da Tradição, tendo entrada, estacionamento e atrações gratuitas e abertas ao público. A programação está repleta de shows, incluindo grandes nomes do Estado como Elton Saldanha, Jorge Guedes e Família, Shana Müller e André Teixeira, além de apresentações de dança dos campeões dos rodeios escolares, atividades culturais sobre o tradicionalismo gaúcho, provas de tiro e laço, Clarim do Acampamento – Festival Regional de Intérpretes Nativistas, e muito mais.

Segundo o prefeito Luciano Orsi,  é fundamental prestar um tributo a Adão Preto, um cidadão que soube muito bem manter e trazer vivos até os dias de hoje os costumes do povo gaúcho, representando a coragem do homem simples do campo que, além de desbravar caminhos pelo interior do Estado, deixou de legado aspectos do tropeirismo que ajudaram a construir a cultura que identifica o povo rio-grandense, quer seja nas lidas do campo, no vestuário, na música, na arte de cevar um chimarrão, na dança ou na culinária campeira. “Adão Preto tem uma história de vida única, que de sua forma simples, sincera e apaixonada soube difundir e cultuar as nossas tradições. Até mesmo o nome de nosso município devemos aos tropeiros, que consideraram nossa cidade um campo bom para descansarem em suas caravanas entre a Serra e a Capital. Agora, como parte das celebrações dos 60 anos de Campo Bom, queremos que esse grande legado, de um tropeiro que representa a eterna luta por nossa cultura e tradição, seja ressaltado”, define Orsi.

Adão Preto: Uma vida dedicada a tradição gaúcha

Em 26 março de 1927, nascia no interior  de São Francisco de Paula, Adão Manoel dos Reis, hoje com 92 anos (de registro).  Adão Preto, como é conhecido, ficou órfão de mãe logo ao nascer, seu pai então o entregou a família Lopes na qual trabalhava. A sua mãe de criação, fazendeira da região com um casal de filhos biológicos também ficou viúva logo em seguida, sendo que Adão, o único negro na família, cresceu desde cedo camperiando a cavalo pela fazenda. Tanto que, aos 15 anos, ele já fazia todas as lidas da fazenda e logo em seguida assumiu a função de capataz, pois sua mãe depositava plena confiança para administrar a fazenda, em meados de 45.

Foi por esta época que se iniciou sua jornada de peão e tropeiro, pois junto de sua mãe e seu irmão de criação saiam da fazenda em São Francisco para vender queijo em vacaria e comprar mantimentos para eles e vizinhos, no lombo de mulas.

Mais tarde suas tropeiradas eram só ele e seu irmão de criação que o acompanhava, quando levavam tropas de gado para vender em matadouros da região metropolitana, mais precisamente o de Viamão, tropiou varas de porcos de Jaquirana até Rolante (tropas de 150 a 200 porcos ), também faziam viagens para comprar e buscar mantimentos diversos da região litorânea de RS e SC para as fazendas de cima da serra,  sendo que os cargueiros eram mulas em média de 20 a 25 animais conduzido pela égua madrinha, trazendo cada uma delas 90kg de carga.

Nesta passagem de sua vida os negócios eram feitos na palavra e no fio do bigode, seu Adão tanto comprava mantimentos para as fazendas como vendia tropas de gado aos matadouros, mas o fator mais peculiar que os lotes de gado vendido aos matadouros eram pesados na balança de São Francisco e conferido pelo seu Adão o qual até hoje não sabe ler e nem escrever, e levava estas marcações em sua memória até o final da viagem.

Hoje, Adão é único vivo de sua família biológica e adotiva, seu carisma é inexplicável tanto em Campo Bom quanto nas cidades de cima da Serra por onde passou. Sua memória também é invejável, pois relata os fatos nos detalhes.

Adão Preto foi acolhido pelo CTG M’Bororé, onde se tornou idealizador e organizador da cavalgada da Primavera, atuando até hoje na entidade.

Post Anterior

Novo mutirão de especialidades acontece amanhã

Próximo post

Campo Bom registra 38ºC em pleno inverno

Notícias relacionadas

CTG M’Bororé apresenta: XXII Bivaque da Poesia Gaúcha Piá
Comunidade

CTG M’Bororé apresenta: XXII Bivaque da Poesia Gaúcha Piá

24 de julho de 2025
Sarau de Arte Gaúcha reúne mais de 6 mil pessoas em Campo Bom
Cultura

Sarau de Arte Gaúcha reúne mais de 6 mil pessoas em Campo Bom

10 de junho de 2025
Luiza Barbosa abre o 45º Rodeio Nacional de Campo Bom
Cultura

Luiza Barbosa abre o 45º Rodeio Nacional de Campo Bom

28 de fevereiro de 2025
Próximo post
Campo Bom registra 38ºC em pleno inverno

Campo Bom registra 38ºC em pleno inverno

Campanha do Agasalho do AG encerra com cerca de 4 mil peças arrecadadas

Campanha do Agasalho do AG encerra com cerca de 4 mil peças arrecadadas

Filhote de ouriço é resgatado no bairro Mônaco

Filhote de ouriço é resgatado no bairro Mônaco

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Hospital Lauro Reus recebe mais R$ 1 milhão em recursos federais
  • AG 39 anos: Conheça a host do AG CAST
  • AG 39 anos: O dia a dia da nossa cidade ela quem vai te contar

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Dr Carlos Eduardo França Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Saúde

A Gazeta CB

  • ESPECIAL 39 ANOS | Por: Mauri Spengler

Se  chegamos aos 39 ainda jovens, é certo que chegaremos aos 40 ainda mais jovens. Tudo porque, por toda a nossa imparável inquietude, estamos cotidianamente e incessantemente em busca daquilo que alguns insistem em chamar de “modernidade”, enquanto que nós preferimos chamar de “o encontro com o futuro”, que, soubemos, sempre estará à nossa frente.

Se dissemos isto, é porque acreditamos em nossa equipe de novos colaboradores, pois são todos muito jovens e inquietos e por estarem conosco, é porque já entenderam a nossa proposta de entregar um jornal de raiz, um jornal com a marca do interior, compromissado com a nossa cidade.

Nas próximas páginas você vai conhecer melhor aqueles e aquelas que levarão aos nossos leitores, assinantes e anunciantes todas as informações com o nosso carimbo da credibilidade, de quase 40 anos.

#AG39anos
  • Após a grande conquista no Brasileiro Infantil Feminino, o técnico Jeferson Kraetz conversou com o repórter do AG, Luis Soares, em um pós-jogo emocionante.

Muito contente com o título das gurias da AECB de Campo Bom, conquistado em cima da forte equipe de Atibaia/SP, ele destacou o comprometimento do grupo e já projetou os próximos desafios, mirando também conquistas nos campeonatos estaduais. ❤️💙

Imagens: Briane Colissi/AG
Reportagem: @luissoares_jornalista/AG

👉 SAIBA MAIS: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Uma final digna de campeonato brasileiro 😱🏆👏

O tempo regulamentar terminou empatado em 18x18 e, nos dois tempos de prorrogação, mais emoção: tudo igual de novo, com gol no último segundo mantendo a AECB na disputa.

A decisão foi para as alternadas de 7 metros. Após cinco cobranças para cada lado, o empate em 3x3 levou a partida para o “mata-mata”. A AECB desperdiçou duas chances de fechar, mas na terceira não falhou: gol da vitória e título garantido 🥇

O handebol infantil feminino da AECB se consagra bicampeão brasileiro, sob o comando do técnico Jeferson Kraetz e a liderança do presidente Rogério Menezes. Uma conquista histórica para Campo Bom! 🥇🏆🙌

Imagens: Briane Colissi/AG

📰 Veja a cobertura completa na edição da próxima sexta. 

👉 SAIBA MAIS: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Pré-jogo da Final:
AECB (RS) x Atibaia (SP)

🏆🔥 CAMPO-BONENSES NA FINAL DO BRASILEIRO!
O time infantil feminino de handebol da AECB está pronto para a grande decisão do Campeonato Brasileiro. Antes da partida, o técnico Jeferson Kraetz e o presidente Rogério Menezes falaram com exclusividade ao AG sobre a preparação e a confiança no grupo. 💪🤾‍♀️

Agora é tudo ou nada, e Campo Bom estará na torcida pelas nossas gurias! ❤️💙
  • Na manhã deste sábado (23), a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Campo Bom apresentou, em sua sede, o cardápio oficial do evento Anjos da Cozinha 2025.

Durante o encontro, as duplas participantes revelaram os pratos que irão compor o jantar beneficente marcado para o dia 25 de outubro, no Clube Oriente.

Com cartões ao valor de R$120,00, toda a arrecadação será revertida para as ações da Liga Feminina. Interessados podem adquirir junto às duplas participantes ou pelo perfil oficial da entidade no Instagram (@ligafemininacb).

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Na manhã deste sábado (23), acontece na Sede do MDB o 2º Fórum da Juventude, evento que reúne jovens, autoridades e especialistas para debater temas como saúde mental, participação política e a importância de sonhar e persistir diante dos desafios.

Com o tema “Entre sonhos e realidade: juventude, coragem e futuro”, a programação contou com três painéis: “Política também é sonho coletivo”, com Mateus Trojan e Ralfe Cardoso; “Nem todo dia é de sol: saúde mental na vida real”, com a médica Suzana Ambros Pereira e a psicóloga Bárbara da Silva; e “Sonhar é preciso”, com os artistas locais Anderson e Matheus.

Segundo a Presidente do MDB Jovem, Shamchai Oliveira, o encontro reforça o compromisso de incentivar a participação ativa dos jovens na construção de um futuro mais justo e inspirador para Campo Bom.

O evento acontece até as 12h e é aberto ao público.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Bom dia, leitores e leitoras 🥰

Confira a capa da edição de hoje, 22 de agosto.

PONTOS DE VENDA:
https://agazetacb.com.br/pontos-de-venda

#jornalagazetacb #campobom #noticiascampobom #jornalismocomunitario #jornaldointerior
  • Iniciada no último sábado, 16, a Exposição Roda da Glória já vem atraindo visitantes ao Espaço Cultural Dr. Liberato, em Campo Bom. O evento celebra a história e a cultura do ciclismo na cidade e no Vale do Sinos, reunindo bicicletas antigas, troféus, medalhas, fotos e documentos que registram conquistas de ciclistas locais em competições regionais e nacionais.

Entre os destaques, está uma bicicleta da década de 1970, utilizada em diversas provas, além de materiais de divulgação do cicloturismo, como folders e cartazes. A mostra também conta com a participação dos expositores Ricardo Reichert e Leonardo Sander, que interagem com o público e compartilham experiências sobre o esporte.

Idealizada por Marcelo Nunes, a exposição segue até o dia 30 de agosto, com programação que inclui atividades e palestras sobre os benefícios do ciclismo para a saúde e o meio ambiente, além de incentivar o cicloturismo como alternativa de turismo sustentável.

O Espaço Cultural Dr. Liberato (Rua dos Andradas, 67) está aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h, e aos sábados, das 9h às 12h. A entrada é gratuita.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Pensando Direito
    • Dr Carlos Eduardo França
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.

Vá para versão mobile