A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

A nossa história passa por aqui

Redação / AG por Redação / AG
3 de fevereiro de 2020
em Comunidade
0 0
A A
A nossa história passa por aqui
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

“É, principalmente, pela palavra escrita ou, antes, pela imprensa, que hoje encarna e absorve a antiga escritura, que se ligam e se comunicam os povos mais extremados do nosso planeta, se propagam a arte, se aproveitam os inventos. Pela imprensa se nos fazem presente os séculos passados; pela imprensa tornamo-nos conhecedores dos fatos sucedidos nos diferentes países; é por seu intermédio que temos notícias da situação financeira, política e econômica de um país; que temos conhecimentos de crimes e ocorrências sociais. O jornal é, portanto, um relato de tudo que acontece atualmente.
Mas, a curiosidade do homem não é estacionária. O homem sente necessidade de esclarecer-se a respeito de acontecimentos e ocorrências. E foi desta necessidade de expansão de relatos de acontecimentos que veio a se originar o jornal”.

Este trecho é parte de uma crônica jornalística escrita por Theresinha Chirley Kehl, veiculada na edição especial comemorativa à emancipação de Campo Bom, do jornal Fôlha de Campo Bom, em 28 de março de 1959. O jornal, que teve sua fundação em 20 de dezembro de 1958, tinha como diretor proprietário Milton Lindemayer e diretor comercial Tancredo Fontoura.

O exemplar, de 56 páginas, retratava o início de uma jornada rumo ao progresso. Anunciantes dos mais diversos tipos, histórias de famílias colonizadoras, propagandas dos primeiros candidatos a prefeito. Todos faziam questão de estarem presentes na edição que registraria um capítulo inédito em nossa história.
Naquela época, Campo Bom já era destaque nacional devido ao seu crescente desenvolvimento industrial, comercial e cultural. A produção de calçados sem dúvidas era o carro chefe da nossa economia, responsável por mais de 70% dos impostos arrecadados.

Nos tornávamos um grande parque industrial, com mais de 120 fábricas de diversos seguimentos, onde se destacavam, além da indústria calçadista, as olarias, fábricas de cerâmica e louça branca, fábricas de móveis, alfaiatarias, atafonas e moinhos, fábricas de maquinas industriais, metalúrgicas, entre outras que faziam parte do desenvolvimento campo-bonense.

Casas bancárias, Agência de Correios, Agência Telegráfica, Hospital, algumas escolas públicas e privadas, como Ildefonso Pinto e Tiradentes, sociedades culturais e desportivas, como a Sociedade Concórdia (atualmente conhecida como 15 de Novembro), Sociedade Oriente, Sociedade Rio Branco e Sociedade Riograndense, também já eram uma realidade em Campo Bom. A praça João Blos era o ponto turístico mais bonito da cidade, arborizada e florida, encantava a todos que por ali passavam.

A pequena gigante do vale ser tornara independente, e de braços dados com o seu povo trabalhador, anunciavam um novo município no estado do Rio Grande do Sul.

Hoje nossa cidade completa mais um ano de vida, são 61 anos desde a sua emancipação e 94 anos desde a chegada dos primeiros imigrantes em 1926. Novas empresas e comércios de diferentes áreas, impulsionam a economia local, instituições de ensino de todas as esferas, do berçário ao ensino superior, sociedades desportivas e culturais multiplicadas, movem paixões e revelam talentos do esporte em cada bairro, uma infraestrutura de qualidade que promove o bem-estar da comunidade, praças e parques onde os campo-bonenses buscam refúgio aos finais de semana, a primeira ciclovia da América Latina, unidades básicas de saúde, pronto atendimento 24h, hospital e clinicas são referências no campo da saúde pública e privada. Polícia Civil, Brigada Militar e o Departamento Municipal de Trânsito, são as instituições responsáveis pela segurança pública. ONG’S, projetos sociais, liderados por pessoas de bom coração demonstram as virtudes do nosso povo. Cinema, teatro, biblioteca pública, reforçam a cultura do nosso município. De lá para cá, muitas coisas mudaram, evoluíram, se deterioraram, mas uma coisa é permanente por aqui: o amor por Campo Bom.

Se atualmente somos destaque regional, estadual, nacional e até mesmo internacional, é fruto de um trabalho árduo, feito com carinho por todos aqueles que amam ser daqui e que querem o melhor para nossa cidade.

E por falar em amor e trabalho, não poderíamos nos abster de dizer que orgulhosamente, há 33 anos, semanalmente, dedicamos todas as nossas páginas contando a história de Campo Bom, porque assim como qualquer outro cidadão que ama esta cidade, nos comprometemos em defendê-la e contribuir para o seu progresso, fazendo o melhor do jornalismo interiorano, com transparência, imparcialidade, credibilidade e engajamento social.

Se daqui alguns anos, quando os carros voadores fizerem parte da nossa existência e a inteligência artificial tomar conta das nossas atividades, e você quiser relembrar momentos históricos da nossa cidade e acontecimentos marcantes, o acervo do jornal com mais tempo de circulação na cidade, estará lhe esperando.

Nesta data tão querida escrevemos em nossas páginas mais um capítulo da nossa história, a edição 1979 do AG deixa registrado o momento atual de Campo Bom e as pessoas que aqui vivem e zelam por esta cidade, assim como os relatos que encontramos no jornal Fôlha de Campo Bom impresso há 61 anos atrás, bem como o que escreveu a senhora Kehl naquela ocasião: “…pela imprensa se nos fazem presente os séculos passados”
Enquanto nos permitirem, estaremos aqui, relembrando, informando, e se dedicando com responsabilidade à nossa cidade. Tudo isso, porque o Jornal A Gazeta é MUITO MAIS CAMPO BOM!

Post Anterior

O município construído pelo trabalho de seu povo

Próximo post

Nos trilhos do progresso

Notícias relacionadas

Criança que sofreu queimaduras segue internada, família faz manifestação e hospital emite boletim médico
Comunidade

Prefeitura encerra contrato de auxiliar de ensino após caso de criança que sofreu queimaduras em EMEI

13 de julho de 2026
Município conquista R$ 340 mil para ampliar ações de proteção e bem-estar animal
Comunidade

Município conquista R$ 340 mil para ampliar ações de proteção e bem-estar animal

13 de julho de 2026
Lions Clube Campo Bom empossa nova diretoria em noite de celebração
Comunidade

Lions Clube Campo Bom empossa nova diretoria em noite de celebração

13 de julho de 2026
Próximo post
Nos trilhos do progresso

Nos trilhos do progresso

Abertura do ano letivo contará com palestra de Eduardo Shinyashiki

Abertura do ano letivo contará com palestra de Eduardo Shinyashiki

Eintracht abre inscrições para novas turmas de alemão

Eintracht abre inscrições para novas turmas de alemão

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Prefeitura encerra contrato de auxiliar de ensino após caso de criança que sofreu queimaduras em EMEI
  • Isadora Leal conquista 4º lugar no Ibero-Americano e é campeã brasileira Sub-20
  • MC Tubarão vence na estreia do novo protótipo e faz história em Tarumã

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

 

A Gazeta CB

A Gazeta CB

Página no Facebook

 

Seguir Página

  • Na madrugada da última sexta-feira (10), por volta das 5 horas, uma bicicleta foi furtada de uma residência localizada no bairro dos Gringos, nas proximidades da Escola Municipal Marques do Herval, no bairro dos Gringos.

De acordo com o relato da mãe da vítima, os criminosos invadiram o imóvel após pularem o portão da residência. A bicicleta furtada é da marca Caloi, de cor preta.

Câmeras de monitoramento registraram toda a ação. Nas imagens, os suspeitos aparecem pulando o portão e, em seguida, passando a bicicleta por cima da estrutura antes de deixarem o local.

Caso alguém tenha informações que possam auxiliar na identificação dos envolvidos ou na localização da bicicleta, a orientação é entrar em contato com a Brigada Militar pelo telefone 190 ou com a Polícia Civil. A identidade do denunciante é preservada.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • EXCLUSIVO | A atleta campo-bonense Isadora Leal segue escrevendo seu nome na história do atletismo e levando Campo Bom ao cenário esportivo nacional e internacional. Nas últimas semanas, a jovem acumulou resultados expressivos ao representar o Brasil no Campeonato Ibero-Americano Sub-20, no Peru, e conquistar dois títulos no Campeonato Brasileiro da categoria.

Convocada para vestir a camisa da Seleção Brasileira, Isadora participou do Campeonato Ibero-Americano Sub-20 de Atletismo, realizado em Lima, no Peru, onde disputou a prova dos 5.000 metros e terminou na 4ª colocação. A competição reuniu atletas de países da América do Sul, América Central, América do Norte, Caribe e Europa, colocando a campo-bonense entre os principais nomes da categoria no continente.

Poucos dias depois, entre 3 e 5 de julho, Isadora voltou às pistas, desta vez em Cuiabá (MT), para disputar o Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-20. A atleta confirmou a excelente fase ao conquistar o 1º lugar nas provas dos 3.000 metros e dos 5.000 metros, garantindo dois títulos nacionais.

Ao Jornal A Gazeta, Isadora falou sobre a emoção de viver uma sequência de conquistas tão importantes ainda no início da carreira. “Todas essas conquistas são muito importantes para mim. Elas me mostram que o trabalho duro e a dedicação podem me levar muito longe. Nunca imaginei que conquistaria tudo isso tão cedo! Sou muito grata a Deus, ao meu treinador Lucas, minha equipe e à minha família, que me dá todo o suporte para que tudo isso seja possível.”

A trajetória da atleta vem sendo marcada por uma rápida ascensão. Após conquistar excelentes resultados em competições nacionais, Isadora recebeu, neste ano, a convocação para representar o Brasil no Ibero-Americano Sub-20, um dos principais eventos da categoria no continente. Agora, além da experiência internacional e do quarto lugar conquistado em Lima, ela retorna ao Rio Grande do Sul com dois títulos brasileiros, consolidando-se como uma das grandes promessas do atletismo nacional.

MATÉRIA COMPLETA EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 13.07

➡️ Alguns critérios para doação de sangue, foram modificados, confira ☝️

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • O Lions Clube Campo Bom realizou, na noite de 1º de julho, a cerimônia de transmissão de posse da nova diretoria para o Ano Leonístico 2026/2027. O evento ocorreu no Clube 15 de Novembro e reuniu associados, familiares e convidados em um momento de celebração, reconhecimento e renovação do compromisso com o serviço voluntário.

Na solenidade, Alberto Ferreira assumiu a presidência do Lions Clube Campo Bom, sucedendo Leandro da Silva, que esteve à frente da entidade no último ano leonístico.

Durante seu pronunciamento de despedida, Leandro destacou o trabalho coletivo desenvolvido pelo clube e agradeceu o empenho dos companheiros nas ações realizadas em benefício da comunidade. “Nenhum presidente faz nada sozinho. O mérito de cada quilo de alimento, de cada óculos e de cada árvore plantada pertence a cada um de vocês que doou seu tempo, seu suor e seu coração. Nós não apenas cumprimos metas; nós transformamos realidades e salvamos vidas.”

A cerimônia também marcou a posse da nova presidente do LEO Clube Campo Bom, Maria Eduarda dos Santos, representando a renovação da liderança entre os jovens voluntários do movimento leonístico.

Nova diretoria

A diretoria do Lions Clube Campo Bom para o Ano Leonístico 2026/2027 ficou composta por:

Presidente: Alberto Ferreira
Vice-presidente: Helena Andrioli Bauer
Past-presidente: Leandro da Silva
Secretários: Carlos Iran Strassburger e Suzana Schmökel
Tesoureiros: Carlos Klöpsch e Clóvis Alberto Machado
Diretores Sociais: Paulo Roberto Gomes e Márcia Freitas
Diretor de Programas: José Roberto Bauer
Diretora de Leonismo: Patricia Cristine Ferreira
Assessor GMT: Carlos Iran Strassburger
Assessora GST: Isabel Reuter
Assessora LCIF: Helena Andrioli Bauer

MATÉRIA COMPLETA EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Bebê internada por queimaduras no Lauro Reus, apresentou evolução positiva e não precisará mais ser transferida para um hospital especializado em Porto Alegre. A informação foi confirmada pela mãe da menina, Ana Gabriela, em entrevista ao Jornal A Gazeta.

Segundo ela, após dias de espera por uma vaga em um centro de referência para queimados, um médico especialista foi até o Hospital Dr. Lauro Reus para avaliar o quadro da criança. “A direção do hospital enviou um especialista aqui para conversar conosco. Ele avaliou o caso dela e mostrou no sistema que tudo estava sendo encaminhado. A Melissa evoluiu muito bem no quadro dela. A queimadura está drenando bem, diminuiu, graças a Deus. Então ela não precisa de transferência agora para uma cirurgia. Se fôssemos para lá, teríamos que voltar, porque não precisa da cirurgia. Ela vai continuar aqui no hospital sendo tratada, porque tem condições de ser atendida aqui”, relatou a mãe.

A notícia representa um alívio para a família, que nos últimos dias realizou mobilizações e utilizou as redes sociais para pedir agilidade na transferência da menina para um hospital especializado em tratamento de queimaduras.

Na tarde de domingo (12), o Hospital Dr. Lauro Reus já havia informado, por meio de boletim médico, que a paciente apresentava quadro clínico estável, evolução positiva e boa resposta ao tratamento, permanecendo internada sob acompanhamento da equipe multiprofissional.

🚨Família pede ajuda 🚨

Apesar da melhora no quadro clínico, a família iniciou uma campanha para arrecadar fraldas descartáveis nos tamanhos G e GG. De acordo com Ana Gabriela, em razão das queimaduras na região dos glúteos, as trocas precisam ser realizadas com maior frequência durante o tratamento.

Além das doações de fraldas, quem desejar ajudar pode contribuir via Pix, utilizando a chave 04484473046.
  • Moradores do bairro Mônaco encontraram, na manhã deste domingo (12), uma cachorrinha morta descartada irregularmente às margens da Rua Boa Vista, no bairro Mônaco.

O animal, uma fêmea da raça Spitz Alemão, de pelagem branca, estava enrolada em uma manta rosa e acondicionada dentro de uma sacola preta com zíper. A situação chamou a atenção de moradores da região, que registraram o caso.

O descarte irregular de animais mortos é proibido no município e configura infração prevista no Código Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal. Além de representar desrespeito ao animal, a prática pode causar impactos ambientais e riscos à saúde pública.

A orientação é que moradores que presenciarem situações semelhantes denunciem o caso à fiscalização municipal pelo telefone (51) 3598-8643 ou à Guarda Municipal, por meio do telefone 153. As denúncias podem contribuir para a identificação dos responsáveis e para a adoção das medidas cabíveis.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A criança que sofreu queimaduras durante um banho na EMEI Casa da Criança, em Campo Bom, na última sexta-feira (10), permanece internada no Hospital Dr. Lauro Reus e segue aguardando uma vaga na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, referência estadual no tratamento de pacientes queimados.

Na manhã deste domingo (12), familiares da menina realizaram uma manifestação em frente ao Hospital Lauro Reus para pedir agilidade na transferência. A mãe da criança, Ana Gabriela, também utilizou as redes sociais para relatar a situação e solicitar apoio, afirmando que a filha necessita de avaliação de um médico especialista em queimaduras. Segundo a família, a demora na liberação do leito especializado gera preocupação quanto à continuidade do tratamento.

Hospital informa que quadro é estável

Na tarde deste domingo, o Hospital Dr. Lauro Reus divulgou um boletim médico informando que a paciente apresenta quadro clínico estável e evolução positiva desde a internação.

Conforme a instituição, a criança permanece em um leito individual, sob monitoramento contínuo das equipes médica e de enfermagem. O hospital informa ainda que houve melhora no controle da dor e que ela segue recebendo tratamento especializado para as queimaduras, incluindo curativos específicos realizados pela equipe especializada em pele.

Ainda de acordo com o boletim, o caso permanece regulado pelo Gerint, responsável pela gestão estadual de leitos. Neste domingo, foi realizada uma teleconsulta entre a equipe assistencial do hospital e a Central Estadual de Regulação, quando foi apresentada a evolução clínica da paciente.

Em razão da estabilidade do quadro e da boa resposta ao tratamento, foi mantido o pedido de transferência para um leito especializado em queimaduras.

O Hospital Dr. Lauro Reus ressaltou que a Central Estadual de Regulação prioriza, conforme protocolo, os casos classificados como “vaga zero”, destinados a pacientes com risco iminente de morte. Como a criança apresenta estabilidade clínica, ela continua recebendo toda a assistência necessária enquanto aguarda a disponibilidade de um leito na Santa Casa.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Uma criança, de 11 meses, ficou ferida após sofrer queimaduras durante um banho na tarde desta sexta-feira (10), na EMEI Casa da Criança, em Campo Bom. Conforme relato da mãe à reportagem do Jornal A Gazeta, a menina sofreu queimaduras de segundo grau nas pernas, nos pés e na região dos glúteos e permanece internada no Hospital Dr. Lauro Reus, aguardando transferência para um hospital especializado em tratamento de queimados, em Porto Alegre.

Segundo a mãe, a escola entrou em contato por volta das 15h15 para informar o ocorrido.

“Era 15h15 quando a escola me ligou falando que a professora tinha dado banho na minha filha e a queimou com água quente. Minha filha está internada com as pernas, os pés e na região do glúteo com queimaduras de 2º grau”, relatou.

Ainda conforme a mãe, a direção da EMEI informou que a criança havia apresentado um episódio de diarreia. Durante o procedimento de higiene, a professora teria colocado a menina sentada em uma cuba de pia, momento em que ocorreram as queimaduras.

Em nota oficial, a Prefeitura de Campo Bom informou que, assim que a situação foi identificada, a equipe da unidade adotou as providências necessárias, acionando o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), comunicando a família e acompanhando o atendimento prestado à criança.

A Administração Municipal também afirmou lamentar profundamente o ocorrido, manifestou solidariedade à criança e aos familiares e informou que está prestando todo o apoio necessário, além de adotar as medidas administrativas cabíveis. “A rede municipal de ensino acolhe diariamente cerca de 10 mil crianças e estudantes, responsabilidade que reforça o compromisso permanente da Prefeitura com o cuidado, a segurança e a garantia dos direitos de todos os alunos. A Administração segue acompanhando a situação de perto, prestando todo o apoio necessário à família e adotando as medidas administrativas cabíveis”, diz a nota.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.