A nossa história passa por aqui

“É, principalmente, pela palavra escrita ou, antes, pela imprensa, que hoje encarna e absorve a antiga escritura, que se ligam e se comunicam os povos mais extremados do nosso planeta, se propagam a arte, se aproveitam os inventos. Pela imprensa se nos fazem presente os séculos passados; pela imprensa tornamo-nos conhecedores dos fatos sucedidos nos diferentes países; é por seu intermédio que temos notícias da situação financeira, política e econômica de um país; que temos conhecimentos de crimes e ocorrências sociais. O jornal é, portanto, um relato de tudo que acontece atualmente.
Mas, a curiosidade do homem não é estacionária. O homem sente necessidade de esclarecer-se a respeito de acontecimentos e ocorrências. E foi desta necessidade de expansão de relatos de acontecimentos que veio a se originar o jornal”.

Este trecho é parte de uma crônica jornalística escrita por Theresinha Chirley Kehl, veiculada na edição especial comemorativa à emancipação de Campo Bom, do jornal Fôlha de Campo Bom, em 28 de março de 1959. O jornal, que teve sua fundação em 20 de dezembro de 1958, tinha como diretor proprietário Milton Lindemayer e diretor comercial Tancredo Fontoura.

O exemplar, de 56 páginas, retratava o início de uma jornada rumo ao progresso. Anunciantes dos mais diversos tipos, histórias de famílias colonizadoras, propagandas dos primeiros candidatos a prefeito. Todos faziam questão de estarem presentes na edição que registraria um capítulo inédito em nossa história.
Naquela época, Campo Bom já era destaque nacional devido ao seu crescente desenvolvimento industrial, comercial e cultural. A produção de calçados sem dúvidas era o carro chefe da nossa economia, responsável por mais de 70% dos impostos arrecadados.

Nos tornávamos um grande parque industrial, com mais de 120 fábricas de diversos seguimentos, onde se destacavam, além da indústria calçadista, as olarias, fábricas de cerâmica e louça branca, fábricas de móveis, alfaiatarias, atafonas e moinhos, fábricas de maquinas industriais, metalúrgicas, entre outras que faziam parte do desenvolvimento campo-bonense.

Casas bancárias, Agência de Correios, Agência Telegráfica, Hospital, algumas escolas públicas e privadas, como Ildefonso Pinto e Tiradentes, sociedades culturais e desportivas, como a Sociedade Concórdia (atualmente conhecida como 15 de Novembro), Sociedade Oriente, Sociedade Rio Branco e Sociedade Riograndense, também já eram uma realidade em Campo Bom. A praça João Blos era o ponto turístico mais bonito da cidade, arborizada e florida, encantava a todos que por ali passavam.

A pequena gigante do vale ser tornara independente, e de braços dados com o seu povo trabalhador, anunciavam um novo município no estado do Rio Grande do Sul.

Hoje nossa cidade completa mais um ano de vida, são 61 anos desde a sua emancipação e 94 anos desde a chegada dos primeiros imigrantes em 1926. Novas empresas e comércios de diferentes áreas, impulsionam a economia local, instituições de ensino de todas as esferas, do berçário ao ensino superior, sociedades desportivas e culturais multiplicadas, movem paixões e revelam talentos do esporte em cada bairro, uma infraestrutura de qualidade que promove o bem-estar da comunidade, praças e parques onde os campo-bonenses buscam refúgio aos finais de semana, a primeira ciclovia da América Latina, unidades básicas de saúde, pronto atendimento 24h, hospital e clinicas são referências no campo da saúde pública e privada. Polícia Civil, Brigada Militar e o Departamento Municipal de Trânsito, são as instituições responsáveis pela segurança pública. ONG’S, projetos sociais, liderados por pessoas de bom coração demonstram as virtudes do nosso povo. Cinema, teatro, biblioteca pública, reforçam a cultura do nosso município. De lá para cá, muitas coisas mudaram, evoluíram, se deterioraram, mas uma coisa é permanente por aqui: o amor por Campo Bom.

Se atualmente somos destaque regional, estadual, nacional e até mesmo internacional, é fruto de um trabalho árduo, feito com carinho por todos aqueles que amam ser daqui e que querem o melhor para nossa cidade.

E por falar em amor e trabalho, não poderíamos nos abster de dizer que orgulhosamente, há 33 anos, semanalmente, dedicamos todas as nossas páginas contando a história de Campo Bom, porque assim como qualquer outro cidadão que ama esta cidade, nos comprometemos em defendê-la e contribuir para o seu progresso, fazendo o melhor do jornalismo interiorano, com transparência, imparcialidade, credibilidade e engajamento social.

Se daqui alguns anos, quando os carros voadores fizerem parte da nossa existência e a inteligência artificial tomar conta das nossas atividades, e você quiser relembrar momentos históricos da nossa cidade e acontecimentos marcantes, o acervo do jornal com mais tempo de circulação na cidade, estará lhe esperando.

Nesta data tão querida escrevemos em nossas páginas mais um capítulo da nossa história, a edição 1979 do AG deixa registrado o momento atual de Campo Bom e as pessoas que aqui vivem e zelam por esta cidade, assim como os relatos que encontramos no jornal Fôlha de Campo Bom impresso há 61 anos atrás, bem como o que escreveu a senhora Kehl naquela ocasião: “…pela imprensa se nos fazem presente os séculos passados”
Enquanto nos permitirem, estaremos aqui, relembrando, informando, e se dedicando com responsabilidade à nossa cidade. Tudo isso, porque o Jornal A Gazeta é MUITO MAIS CAMPO BOM!

Sair da versão mobile