A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

A educação como vocação de vida

Redação / AG por Redação / AG
5 de maio de 2023
em Educação
0 0
A A
A educação como vocação de vida
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Conheça a história de Liane Bauer, que foi diretora em escolas da rede particular, municipal e estadual de Campo Bom

Por Giordanna Vallejos

Aos 78 anos, conversando no sofá, Liane Bauer relembra sua história, fitando o belo jardim de sua casa. Nas paredes de um quarto da residência, dois imponentes mapas-múndi e diversos troféus, contam um pouco sobre ela, mesmo antes de iniciar a fala.

Liane foi uma peça fundamental na grande engrenagem da educação do município. Ela foi professora e diretora de escolas da rede privada, estadual e municipal, assim como secretária de Educação. Além disso, participou do Lions Clube e foi a primeira presidente da Fundação Cultural de Campo Bom.

O começo da trajetória

Ela recorda que a sua carreira iniciou com o curso de magistério em Sapiranga. Mal havia terminado e já estava trabalhando como professora em Campo Bom, pois naquela época, existia uma grande carência destes profissionais. “Foi lá por 1964 que comecei no magistério municipal como professora, trabalhei na Emef Borges de Medeiros e depois fui diretora do Borges. Na época era uma das maiores escolas, com maior número de alunos”, disse Liane.

Ao mesmo tempo em que era diretora do Borges de Medeiros, ela foi cursando a faculdade de filosofia na Unisinos e em sequência, fez uma pós-graduação em Administração. “As duas coisas eram mais ou menos afins, porque trabalhavam a parte humana, então foi ótimo”, relata ela.

Liderança em diversas escolas

Depois do Borges, Liane fez um concurso do estado, e assumiu a Escola La Salle. Com o passar do tempo, foi chamada para assumir a direção da Escola Estadual Ildefonso Pinto. “Era uma das escolas mais antigas, então me convocaram. Lá eu fiquei dez anos. De 1974 a 1984. Eu fui depois para a escola Fernando Ferrari, ali eu fui professora de estudos sociais. Trabalhei também por 15 anos no Colégio Santa Terezinha. Deu muito certo, tenho grande orgulho do trabalho lá, mas muito foi do trabalho coletivo que a gente teve com os pais”.

Confira abaixo a entrevista exclusiva do Jornal A Gazeta, com Liane Bauer, para conhecer um pouco mais da história dela, as mudanças que ocorreram na área da educação de Campo Bom e das diferenças que a profissional percebeu ao administrar escolas com gestão do estado, particular e municipal.

Jornal A Gazeta – Como foi o trabalho como secretária de Educação?
Liane Bauer –
Quando fui convidada para ser a secretária de Educação do município, que na época era departamento, fiz parte da equipe que criou a Secretaria de Educação, foi um trabalho muito gratificante. Instituímos o seminário de educação que existe até hoje. Tínhamos diversas atividades anuais, como uma amostra de teatro que começou e foi se expandindo, além de amostra de dança. Sempre foquei em atividades extras, porque a criança precisa ser encantada pela escola.

AG – Qual a principal mudança na educação, na sua concepção?
Liane –
O que era muito bom, e que vejo como ruim hoje em dia, é que a educação se tornou muito política, antes os cargos eram de livre escolha da direção e se escolhia por competência e não por partido político, e hoje eu sinto que a parte política partidária é o que decide. Para uma escola, não é saudável isso. Acredito que não precisa do partido para crescer e acho que é algo que atrapalha muito. Campo Bom sempre teve uma educação de qualidade.

AG – Tendo experiência na área privada, estadual e particular de ensino, quais as principais diferenças que você percebeu?
Liane –
Uma diferença não dá para ignorar, na escola particular, as atividades extras para realizar eram facilitadas pelo poder aquisitivo. No municipal e no estadual tem muitas carências e muita coisa tu não consegues realizar, porém, compensa com a realidade que a criança está vivendo. As crianças do público tinham uma visão mais ampla da sociedade, ou seja, eles conheciam todos os lados. Os do particular eram muito poupados das coisas difíceis. Havia uma carência dos dois lados, um porque falta e o outro porque tem excesso. Em ambos os lados, é importante que a educação esteja atenta.

Aposentadoria e viagens

Alguns idosos preferem descansar durante a sua aposentadoria. Mas Liane Bauer, mantendo o mesmo espírito ativo e de iniciativa da sua juventude, decidiu aproveitar os dias livres, após todos estes anos dedicados à educação, para poder explorar o mapa-múndi além das paredes da sala de aula. “Quando parei no Santa Terezinha eu viajei bastante. Ano passado eu fui para o Peru. Eu fui acho que duas ou três vezes para a Europa. Agora a última viagem que fiz foi para o Chile, no final do ano passado”, conta ela.

Apesar de ter se aventurado principalmente em viagens internacionais, agora seu foco são passeios nacionais, que têm uma duração mais curta. “Eu tinha umas amigas que iam comigo. Mas, chega uma hora, que a gente não acompanha mais o grupo. Decidi viajar agora mais pelo Brasil, aqui também tem lugares muito bonitos. Antes de ir para o Chile fui para os Lençóis Maranhenses. É um lugar incrível”, relata.

Apesar de viver sozinha e não ter netos, Liane mostra com orgulho a sua parede, com três gerações de sobrinhos, separados por retratos diferentes, e consegue contar o nome e a história de cada um. Também os seus prêmios, concedidos pela prefeitura e outras entidades envolvidas na área da educação – setor que ela deixou eternamente, uma marca positiva na história de Campo Bom.

Post Anterior

Realidade sem filtro: percepção da aparência é afetada pelas redes sociais

Próximo post

Confira mudanças nas regras para laqueadura e vasectomia

Notícias relacionadas

Educação de Campo Bom está entre os melhores projetos de ensino em tempo integral do país
Educação

Educação de Campo Bom está entre os melhores projetos de ensino em tempo integral do país

17 de junho de 2026
Jornal A Gazeta no Colégio 31 de Janeiro
Educação

Jornal A Gazeta no Colégio 31 de Janeiro

15 de junho de 2026
Estudantes da Escola Integral Cívico-Cidadã Cei assistem palestra de conscientização no trânsito
Educação

Estudantes da Escola Integral Cívico-Cidadã Cei assistem palestra de conscientização no trânsito

9 de junho de 2026
Próximo post
Confira mudanças nas regras para laqueadura e vasectomia

Confira mudanças nas regras para laqueadura e vasectomia

Dez toneladas de vidro já foram recolhidas para reciclagem

Dez toneladas de vidro já foram recolhidas para reciclagem

Reforma da Pista de Skate promete mais qualidade no esporte

Reforma da Pista de Skate promete mais qualidade no esporte

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Domingo tem Corrida Contra o Frio com percurso de 5 km em Campo Bom
  • 1º Seminário de Hedong Kumdo será realizado neste domingo no Ginásio Municipal
  • Festival de Mini-Handebol reúne cerca de 130 crianças no Ginásio Municipal neste sábado

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

 

A Gazeta CB

A Gazeta CB

Página no Facebook

 

Seguir Página

  • A Câmara Municipal promoveu, na tarde de terça-feira (23), uma reunião para discutir temas relacionados à segurança pública e à situação das pessoas em situação de rua no município. O encontro, convocado pela Mesa Diretora, reuniu secretários municipais, representantes das forças de segurança, vereadores e dezenas de comerciantes da região central da cidade.
Segundo o presidente da Câmara, João Paulo (MDB), a iniciativa teve como objetivo aproximar os diferentes setores envolvidos para construir soluções conjuntas para as demandas apresentadas pela comunidade. “A segurança, junto com a saúde e a educação, são sempre as pautas mais importantes para a população. Por isso, é preciso sentar e conversar quando há algum problema. Esse era o objetivo quando propusemos o encontro: colocar todas as partes na mesma mesa para, juntos, vermos o que pode ser feito”, destacou.
O vice-presidente da Câmara, Cleber Nunes (MDB), explicou que a reunião foi motivada por relatos de comerciantes sobre casos de importunação e furtos registrados na área central da cidade. Conforme ele, os vereadores foram procurados pelos empresários e buscaram promover o diálogo entre os órgãos responsáveis e a comunidade.
Representando o Executivo Municipal, participaram do encontro os secretários Gabriel Colissi, do Desenvolvimento Social, e Fernando Luz Lehnen, da Segurança. Colissi apresentou dados sobre o trabalho de abordagem social realizado pelo município, destacando os encaminhamentos para tratamento de dependência química e as ações que contribuíram para a redução do número de pessoas em situação de rua nos últimos anos.
Já o secretário Fernando Luz Lehnen e o tenente Escobar, representante da Brigada Militar, ressaltaram a importância do registro de boletins de ocorrência para subsidiar o trabalho das forças de segurança no combate à criminalidade. Diante das instabilidades registradas no telefone 190, Escobar informou que a população também pode acionar diretamente a Sala de Operações da Brigada Militar pelo número (51) 98413-9809.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A equipe Paulista é a grande campeã do Campeonato Municipal de Bocha Veterano de Campo Bom. Após ser derrotada no primeiro confronto da decisão por 12 a 10, na cancha da Acofe, a equipe reagiu diante de sua torcida e garantiu o título ao vencer o jogo de volta por 12 a 5, no último sábado (20).

A conquista coroou a campanha da Paulista, que também precisou superar um resultado adverso nas semifinais. Contra a Sociedade Primavera, a equipe perdeu o jogo de ida por 12 a 11, mas se recuperou em casa com uma vitória expressiva por 12 a 0, assegurando vaga na final.

Já a Acofe chegou à decisão após eliminar a Operária com duas vitórias: 12 a 8 em casa e 12 a 11 atuando na cancha adversária.

Além da definição do campeão, a competição também premiou os destaques individuais. Chico, da Acofe, foi eleito o melhor ponteiro; César, da Paulista, recebeu o prêmio de melhor bochador; e Lico, também da Acofe, foi escolhido como destaque da competição.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 24.06

➡️ Liga de Combate ao Câncer de Campo Bom, é ponto de coleta de eletroeletrônicos.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Os campo-bonenses vêm enfrentando uma semana marcada pelo frio intenso. Na manhã desta quarta-feira (24), a Estação Meteorológica de Campo Bom registrou a menor temperatura de 2026 no município: apenas 1,7°C. O dado foi informado pelo coordenador da estação, Nilson Pedro Wolff.

Além dos termômetros próximos de zero grau, a cidade amanheceu coberta por uma forte geada, cenário que pôde ser observado em gramados, telhados, veículos e áreas abertas. A combinação entre céu limpo, ar seco e a atuação de uma intensa massa de ar polar favoreceu a formação do fenômeno.

De acordo com Wolff, a previsão é de que o frio persista. “Amanhã repete”, afirma o meteorologista, indicando a possibilidade de uma nova madrugada com temperaturas muito baixas e ocorrência de geada.

A onda de frio atinge todo o Rio Grande do Sul e faz parte da massa de ar polar que vem derrubando as temperaturas em diversas regiões do Estado. Em Campo Bom, a previsão aponta mínimas próximas dos 3°C a 4°C nos próximos dias, com manhãs geladas e tardes de temperatura mais amena. 

A orientação é para que a população redobre os cuidados com crianças, idosos, pessoas em situação de vulnerabilidade e animais de estimação durante este período de frio intenso. Também é recomendado atenção ao uso de aquecedores e outros equipamentos para evitar acidentes domésticos.
X
Registros: @nilsonpedrowolff 

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • 🎬 CINEMA DE CAMPO BOM

📍 Sala Bárbara Paz – Avenida dos Estados, 1080

🕑 14h00 – A Revolução dos Bichos
⏱️ 96 minutos
🔞 Classificação: Livre
🐷 Uma animação inspirada na obra clássica de George Orwell. Quando os animais de uma fazenda se unem em busca de igualdade, o sonho de liberdade acaba sendo corrompido pela ambição de seus próprios líderes.

🕓 16h10 – Mestres do Universo
⏱️ 135 minutos
🔞 Classificação: 14 anos
⚔️ Após anos longe de seu planeta natal, o príncipe Adam retorna a Eternia para enfrentar o maligno Esqueleto e assumir seu destino como He-Man, o homem mais poderoso do universo.

🕖 19h00 – Todo Mundo em Pânico 6
⏱️ 95 minutos
🔞 Classificação: 18 anos
😂 Cindy, Brenda, Ray e Shorty estão de volta em uma nova aventura repleta de paródias, sátiras e situações absurdas que brincam com os maiores sucessos do cinema recente.

🎟️ INGRESSOS

📅 Quartas e Quintas
💰 R$ 6,00 (todas as sessões)

📅 Sextas, Sábados e Domingos
💰 14h00 – R$ 6,00
💰 16h10 e 19h00 – R$ 12,00

🍿 Escolha seu filme e aproveite a programação do Cinema de Campo Bom!

SAIBA MAIS: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Diante da continuidade das baixas temperaturas registradas na região, a Prefeitura de Campo Bom manterá o abrigo emergencial para pessoas em situação de rua em funcionamento todas as noites até sábado (27).

A estrutura está instalada no Ginásio Municipal Karl Heinz Kopittke e disponibiliza camas, cobertas, banho quente e refeições para acolher pessoas em situação de vulnerabilidade durante o período de frio intenso.

O atendimento conta com o apoio das equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que realizam busca ativa pelas ruas do município para orientar e encaminhar pessoas em situação de rua ao abrigo.

A comunidade também pode colaborar informando casos de pessoas que necessitem de acolhimento. Os contatos podem ser feitos junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação ou à Guarda Municipal, pelo telefone 153.

MAIS NOTICIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Os vereadores de Campo Bom aprovaram por unanimidade, em sessão extraordinária realizada na segunda-feira (22), o projeto de lei que cria o Fundo Municipal dos Direitos da Mulher. A proposta, encaminhada pelo Executivo, tem como objetivo fortalecer o financiamento de políticas públicas voltadas à promoção dos direitos das mulheres e ao combate à violência doméstica.

A matéria também prevê a criação do Organismo de Políticas para Mulheres (OPM), estrutura que será responsável pela captação de recursos, coordenação e monitoramento das ações e programas financiados pelo fundo.

A sessão contou com a presença da vice-prefeita Gênifer Engers, da secretária municipal de Administração, Neiva Stacke, e da ex-primeira-dama Kátia Orsi.

Durante a discussão do projeto, a vereadora Michele Closs (PDT), procuradora da Mulher da Câmara, destacou a importância da nova ferramenta para o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao público feminino.

Outros projetos também foram aprovados:

Na sessão ordinária realizada logo após a extraordinária, os parlamentares aprovaram outros dois projetos por unanimidade.

Um deles, de autoria do presidente da Câmara, João Paulo (MDB), amplia o programa Vereador Mirim, permitindo a realização de atividades pedagógicas fora das dependências do Legislativo.

Também foi aprovado projeto da vereadora Michele Closs que reconhece a Associação Esportiva Campo Bom (AECB) como entidade de relevante interesse público municipal.

As propostas seguem os trâmites legais para entrada em vigor.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 23.06

➡️ Aberta licitação para instalação de bebedouros, chimarródromos e pontos de hidratação para pets em espaços públicos.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.