Na quarta-feira, 31 de agosto, o prefeito Luciano Orsi sancionou o novo Plano Diretor de Desenvolvimento Territorial de Campo Bom.
O texto vai guiar o crescimento urbano da cidade pelos próximos 10 anos e passa a vigorar a partir de 28 de novembro. Entre as atribuições do Plano Diretor, estão as definições das zonas residenciais, comerciais e de Mata Atlântica, área protegida por lei.
Algumas das principais alterações em relação ao texto anterior são: a unificação das zonas residenciais 3 e 4; a ampliação da Zona Comercial; a remarcação dos bairros, que agora são 43; a definição da altura máxima para edificações, 45m na Zona Mista 2 e livre na Industrial, por exemplo; o tamanho do lote mínimo, 300m²; a expansão da ciclovia em áreas urbanas e rurais, que hoje tem extensão de 24,5 km; e a criação de jardins urbanos sobre a faixa territorial de domínio da Eletrosul.
O documento já havia sido aprovado pelos vereadores em sessão da Câmara Municipal na última segunda-feira, dia 29.
Para o prefeito, o momento é importante porque representa a conclusão de um projeto construído de forma conjunta com a comunidade. “Todos os campo-bonenses que se propuseram a falar, foram ouvidos durante a elaboração do plano, o que atesta a transparência com que tratamos o processo, afinal, este é um documento que afeta a vida de todos os moradores do município”, observa. Ele destaca, ainda, que a remarcação dos bairros vai facilitar o trabalho de pesquisa do IBGE, já que este é realizado em cada uma das localidades, o que permite à Administração Municipal direcionar os investimentos a partir dos dados demográficos.