Vacinas foram aplicadas por alunos do curso de Medicina Veterinária da Universidade Feevale
O Centro Municipal de Recuperação e Bem-estar Animal (Cempra) de Campo Bom teve imunização canina na última sexta-feira, dia 17. Uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), a Universidade Feevale e o laboratório MSD garantiu a vacinação de 25 cães, 15 do Cempra e 10 de ONGs de proteção animal da cidade. Participaram da ação 20 alunos das, professoras Vanessa Feder e Fabiana Schiochet, da disciplina de Clínica Médica de Animais de Companhia. “Em junho estivemos na inauguração do Hospital Veterinário da Feevale e esta nova ação só demonstra como nossa parceria sempre traz bons frutos, e, desta vez, os contemplados foram nossos cachorrinhos. Assim, os estudantes puderam praticar enquanto deixavam os cães imunizados e, portanto, mais protegidos e saudáveis”, pontua o prefeito Luciano Orsi, que enfatiza a importância de manter em dia a vacinação dos animais, para prevenir doenças.
O secretário da Sema João Flávio da Rosa acompanhou de perto as aplicações e destaca que, além de proteção, também foi um momento de atenção com os animais, que receberam petiscos e carinho. “A gente que trabalha diretamente com a causa animal sabe o quão importante é a imunização e como o acesso a ela pode ser difícil, especialmente para os cães que atendemos no Cempra, que estão em situação de rua ou em casa de passagem. Então, sempre que tem alguma ação como esta, procuramos nos engajar e participar”, disse. Ele também explicou que, como no Cempra os cães sempre são vacinados, foram dez vagas para que cães de ONGs locais também tivessem essa oportunidade gratuita.
Os imunizantes administrados foram polivalente (cinomose, leptospirose, hepatite, parvovírus) e traqueobronquite canina.