Você já imaginou como é a vida de um inseto?

A série Biologia em Pauta, em parceria com a bióloga Carolina Rangel – formada em licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)–, está de volta, desta vez visando, especialmente, o ensino fundamental, atendido pelo programa AG Educa nas escolas de Campo Bom. Confira a seguir a quarta parte da série.

Os insetos são o grupo mais diverso do planeta! Atualmente, são conhecidas mais de 1 milhão de espécies e estima-se que ainda existam milhões para serem descobertas. Todos os insetos desempenham funções essenciais para o equilíbrio da natureza, e sem eles a vida na Terra não seria como conhecemos. O nosso dia-a-dia está cheio de insetos, e hoje vamos saber um pouco mais sobre alguns deles. E não precisam ter medo. Lembrem-se, os insetos que tem medo da gente, afinal, somos gigantes!

Formigas

As formigas são insetos sociais que formam colônias e vivem em estruturas chamadas de formigueiros. Os formigueiros são construções complexas, com muitas câmaras e túneis. Em um único formigueiro, podem viver milhares de formigas!

Elas são capazes de reconhecer umas às outras através de um “perfume” exclusivo das formigas, o qual pode ser sentido através das suas antenas. Elas podem deixar rastros com essa substância e por isso, é muito comum encontrar as formigas andando em fila.

As formigas alimentam-se de uma variedade de alimentos, desde outros insetos até plantas. Falando em plantas, você já deve ter visto por aí formigas carregando folhas em fila indiana, né? Essas são as famosas formigas cortadeiras. Porém, ao contrário do que muitos pensam, elas não se alimentam dessas folhas! Na verdade, elas utilizam as folhas para cultivar um fungo no formigueiro, e é ele que serve de alimento para a colônia. As formigas desempenham diversos papéis ecológicos, como dispersão de sementes e melhoria na qualidade do solo. Legal né?

Borboletas X Mariposas

Encontradas em quase todas as regiões do mundo, as borboletas e as mariposas possuem algumas características em comum. Elas nascem de ovos e por um período ficam em forma de lagartas, alimentando-se principalmente de folhas. Então, quando estão prontas formam um casulo e começam o desenvolvimento das asas, até tornarem-se adultas e saírem voando por aí.

Mas afinal, qual a diferença entre borboleta e mariposa? As borboletas possuem cores mais chamativas, são mais ativas durante o dia e fecham as asas quando estão pousadas. Já as mariposas são conhecidas por serem mais ativas à noite, possuírem cores mais escuras e pousarem de asas abertas. Porém, existem exceções! Você sabia que existem muito mais espécies de mariposas do que de borboletas?

Abelhas

No mundo, há mais de 20 mil espécies de abelhas, que possuem diferentes tamanhos, cores, hábitos sociais e vivem nos mais diferentes lugares! Mas as mais famosas são as abelhas melíferas, ou seja, que produzem mel. Essas abelhas vivem em colmeias, e são famosas por coletarem o néctar presente no interior das flores para produção de mel, e assim realizam a polinização.

A polinização ocorre quando as abelhas visitam uma flor e ficam ‘sujas’ de um pozinho que as plantas produzem, o pólen. Ao visitar outra flor, o pólen acaba sendo transportado para ela e esse processo permite que as flores se transformem em frutos! Sem as abelhas e a polinização, muitos alimentos que consumimos hoje não existiriam. Você sabia que as abelhas são capazes de indicar onde existem flores com néctar para a colmeia através de uma dança? Através de movimentos específicos elas conseguem comunicar suas companheiras a distância e direção da flor! Incrível né?

DICA DA BIÓLOGA

Vamos construir um jardim para as abelhas?

Já sabemos que as abelhas são essenciais para a natureza e, também, para nós, seres humanos. Mas, infelizmente elas estão desaparecendo em alguns locais, por causa do uso de agrotóxicos, poluição e perda de ambientes naturais. Mas nós podemos ajudar as abelhas! Que tal plantar algumas plantas e flores que as abelhas adoram? Manjericão, lavanda, rosas, coentro e sálvia são exemplos de plantas com flores que atraem abelhas e são fáceis de cultivar.

Sair da versão mobile