A mobilização da sociedade em favor de mulheres que enfrentam o câncer é essencial durante e após o tratamento.
Receber o diagnóstico de um câncer de mama e lidar com as consequências geradas pela doença é um desafio. Geralmente, quem enfrenta o problema tem a autoestima fragilizada após perder os cabelos ou os seios, o que provoca grande impacto psicológico e emocional. A qualidade de vida, tanto das pacientes quanto da família, é afetada e, para isso, todo apoio é bem-vindo para enfrentar um momento delicado. Para driblar as dificuldades características dessa etapa, em Campo Bom a sociedade se une para oferecer serviços gratuitos, principalmente às populações carentes. A Liga Feminina de Combate ao Câncer Lilian Reuter auxilia as mulheres, seus familiares e cuidadores. As ações disponibilizam exames, remédios, alimentos e assistência social e psicológica.
A entidade que completa 33 anos no próximo dia 21, recebe pacientes de todo o município em tratamento na cidade, tanto mulheres como homens. Hoje, a Liga é totalmente mantida por doações e por eventos (Festival de Tortas, Feijoada da Liga, cachorro-quente e brechó) trabalha, primordialmente, com a difusão de informações para prevenir o câncer. Além disso, oferece à população carente em tratamento, medicamentos, cestas básicas, alimentação especial, entre outros recursos. Conforme a presidente da entidade, Sônia Lamb, apesar do símbolo da Liga ser uma rosa, nem tudo são flores no dia a dia e há muitos obstáculos a serem vencidos para garantir o bem-estar dos pacientes. Para ela, o engajamento do voluntariado e o apoio do empresariado local, garantem a continuidade das ações de prevenção que ocorrem durante todos os meses do ano, como é o caso das atividades voltadas ao câncer de pele, boca, mama, próstata e tantos outros. Segundo ela, é o aporte financeiro, conquistado através das parcerias entre a Liga e lideranças que garantem a continuidade dos serviços. “Quem mais ganha com tudo isso, sem sombra de dúvidas são os nossos pacientes e seus familiares, que muitas vezes chegam aqui devastados com o diagnóstico e encontram um amparo e apoio para enfrentar a caminhada”, ressalta.
Voluntárias movidas pelo amor ao próximo
Imagine um lugar que presta serviços de excelência gratuitamente à população carente. A Liga Feminina de Combate ao Câncer Lilian Reuter atende atualmente 70 pacientes ativos, em sua maioria mulheres. O gasto mensal apenas com remédios chega à R$ 6 mil. “Além das doações e campanhas, contamos com a parceira da Prefeitura, o que garante que nossos serviços permaneçam ativos”, revelou a vice-presidente da entidade Marli Martins. Voluntária há cerca de uma década, Marli conta que cada paciente atendido contribuiu para a construção da história da entidade. “É um prazer muito grande ajudar, ouvir, acolher e amenizar a dor do outro. Você dá e recebe muito mais”, garante a voluntária.
O voluntariado, quando brota do coração, torna-se um compromisso inadiável, uma missão que não tem dia e nem período para acabar. Prova do desprendimento são as horas de trabalho que a equipe de voluntárias da Liga. Sônia ressalta o número e afirma que além de beneficiar quem busca apoio na entidade, reduz o tempo de espera em filas do Sistema Único de Saúde (SUS). “Além de ajudar, ser voluntário propicia um crescimento pessoal. Tiramos o que temos de melhor de dentro de nós mesmas. O câncer tem cura, ainda mais quando há uma Liga de amor envolvida”, destaca emocionada.
Vamos juntos?
Com os serviços totalmente gratuitos, a entidade conta também com o trabalho voluntário de psicólogos, nutricionistas e oficineiros (para as atividades de artesanato). Mas, devido à grande procura pelo atendimento psicológico, a Liga está precisando de mais profissionais dispostos a doar parte de seu tempo. Se você quer entrar para esse time basta entrar em contato com a entidade, através do telefone: (51) 3597-6864.
A Liga funciona de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30, em sede localizada na rua 7 de Setembro, 411, Centro. Sônia informa que não é preciso de encaminhamento médico para participar das atividades da Liga. “A pessoa pode vir aqui e conhecer a entidade”, diz.
Caminhada do Outubro Rosa
Entre as ações que fazem parte da Campanha Outubro Rosa, está a tradicional caminhada da Liga Feminina de Combate ao Câncer, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, pelas ruas do centro da cidade. A ação ocorre sábado, 26, às 10hs, com saída da Avenida Brasil (em frente à loja Quero-Quero).