Treze carteiros testaram positivo para Covid-19 no Centro de Distribuição Domiciliária dos Correios (CDD) de Campo Bom. A informação foi confirmada ao AG, nesta quinta-feira,30, pelo Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos do Rio Grande do Sul (Sintect-RS).
O diretor do sindicato, Evandro Leonir, informou através de nota que a entidade já solicitou aos Correios que a CDD Campo Bom, localizada na Av. dos Estados, no bairro Metzler, seja fechada para passar por desinfecção. Segundo ele, dos 19 carteiros testados na quarta-feira, 29, treze testaram positivo, representando 69% dos carteiros.
Confira a nota na integra:
“O Sintect-RS, vem por meio desta, repudiar as atitudes irrisórias, frente ao surto de Covid-19 que a ECT implementou no CDD Campo Bom. Não tomou a frente para testagem dos trabalhadores, deixando nas mãos da vigilância sanitária seu dever de contratante. Bem como ao não afastar os que testaram negativo para o Covid-19, realiza uma sanitização incompleta e lota o local de trabalho com trabalhadores terceirizados num completo desrespeito aos protocolos propostos pelos órgãos de saúde pública. O Sintect-RS sugere que o prédio do CDD Campo Bom seja interditado até, pelo menos, segunda-feira, para uma completa desinfecção e que os trabalhadores que testaram negativo para Covid-19 realizem novos testes para voltarem ao trabalho. Ainda mais com o descaso da vida praticada pela Gestão dos Correios do RS. Não respeita a vida dos Trabalhadores, nem da população de Campo Bom. Os carteiros hoje são os maiores vetores da cidade e a ECT teima em abrir a unidade sem o mínimo de condições sanitárias. a Unidade não possui janelas para ventilação e pasmem, dos 19 presentes 13 testaram positivos e ela chama trabalhadores das cidades vizinhas para contaminarem a região toda, sem afastar os 6 negativos (que podem ser falsos negativos), almejando assim contaminar todos os munícipes”.
A reportagem entrou em contato com os Correios e a assessoria de imprensa também se pronunciou por nota.
“Os Correios estão adotando, desde março, medidas de proteção à saúde de seus empregados, clientes e fornecedores, em função da pandemia. Além de intensificar as orientações ao efetivo quanto aos cuidados básicos de higiene e procedimentos de limpeza dos ambientes e equipamentos. Em Campo Bom, os testes foram realizados pela Vigilância Sanitária do município. A higienização da unidade já foi realizada, conforme o Protocolo de Medidas de Prevenção da estatal.
O Centro de Distribuição Domiciliária de Campo Bom vai receber apoio operacional de outras unidades e irá gerenciar as atividades para manter o atendimento à população. Vale ressaltar que os Correios estão trabalhando para viabilizar, com segurança, a continuidade de suas atividades, para atender a população nesse momento e garantir a prestação dos serviços postais”.