Laboratório Móvel facilita o trabalho em sala de aula com metodologias ativas como Ensino Híbrido, Google Classroom, Khan Academy e Elefante Letrado
Para o bom desenvolvimento do Programa Empreender é Ação, a atual gestão municipal de Campo Bom já investiu mais de R$ 5,5 milhões em materiais diversificados visando preparar os alunos da rede municipal para as exigências da vida profissional. Entre as aquisições estão notebooks, desktops, chromebooks, carrinhos de recarga de estação móvel, kits Explorador Kids, kits de robótica, kits Inventura Micro:Bit, impressoras 3D, telas interativas, tablets para uso no Atendimento Educacional Especializado (AEE) e nas turmas de alfabetização e projeto de Leitura plataformas virtuais.
Entre as melhorias tecnológicas, o Laboratório Móvel traz a proposta de facilitar o trabalho do professor na sala de aula com o uso de metodologias ativas, como Ensino Híbrido que tem tido forte fomentação após a pandemia do Covid-19. Destaca-se, também, o acesso dos alunos às ferramentas oferecidas pelo Município como o Google Classroom, Khan Academy, Elefante Letrado e outras atividades que o professor pode desenvolver utilizando as ferramentas digitais.
Na terça-feira, dia 5, o prefeito Luciano Orsi, acompanhado da presidente da Câmara de Vereadores, professora Gênifer Engers e da secretária de Educação e Cultura Simone Schneider, visitou uma turma de 1º ano da Emef Adriano Dias, para conferir in loco o uso dos chromebooks. Com muita desenvoltura, as crianças mostraram que já estão familiarizadas com as novas ferramentas de aprendizagem.
“Observando o interesse e a desenvoltura dessas crianças que recém estão sendo alfabetizadas, reforço minha convicção do quanto é acertado todo o investimento que temos feito em tecnologia na educação. Pois nas nossas escolas, o aluno é instigado a identificar, desenvolver e aprimorar suas capacidades, com foco principal no empreendedorismo, criatividade e tecnologias”, afirma o prefeito.
Já a secretária Simone Schneider ressalta que o Programa Empreender é Ação foi elaborado com base nas práticas desenvolvidas no município, com o intuito de se tornar uma ação geral, realizada e adotada na rede municipal de ensino como um todo. “Assim, nossos alunos são preparados para serem cidadãos ativos na sociedade.”