Na manhã de terça-feira, 20, a Brigada Militar realizou um exercício simulado de assalto a banco na agência do Banco do Brasil, localizada na Avenida São Leopoldo, no centro de Campo Bom. A ação fez parte do Plano de Defesa de Cidades (PDC) e teve como objetivo aprimorar as técnicas operacionais da corporação em situações de alta complexidade.
Durante o simulado, foram reproduzidas etapas realistas de um roubo, envolvendo reféns, atendimento a feridos e perseguição aos criminosos. O exercício contou com o apoio do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais), Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, SAMU e Guarda Municipal de Campo Bom.
Entenda como foi o simulado:
Início da ocorrência: criminosos armados chegaram ao local, renderam funcionários da agência e fizeram reféns, formando um cordão humano na entrada do banco.
Alerta e acionamento: a Sala de Operações de Campo Bom identificou o roubo em andamento pelas câmeras de segurança e acionou imediatamente o Plano de Defesa da Cidade (PDC), com envolvimento do BOPE e BAV.
Atendimento a ferido: uma das vítimas foi baleada durante o assalto. A Força Tática prestou os primeiros socorros com técnicas de Atendimento Pré-Hospitalar de Combate (APH-C).
Isolamento e investigação: a guarnição do policiamento ostensivo chegou em seguida para isolar a área e adotar as primeiras medidas de preservação da cena do crime. Enquanto isso, a Força Tática, com apoio aéreo do BAV, deu início às buscas pelos assaltantes. O Corpo de Bombeiros também atuou no resgate da vítima ferida.
Tentativa de fuga: após subtraírem valores do banco, os criminosos tentaram fugir por rotas na área rural de Campo Bom, estratégia comum em assaltos dessa natureza.
Cerco e prisão: com a resposta rápida da Brigada Militar, das forças de segurança e com apoio da comunidade, a tentativa de fuga foi frustrada. Os quatro assaltantes foram presos e o dinheiro foi recuperado.
Ao final do exercício, o tenente-coronel Pedro Beron e o capitão Elias Oliveira reforçaram a importância do treinamento. “A avaliação do simulado foi excelente dentro dos nossos parâmetros operacionais e doutrinários. O planejamento operacional e as respostas reativas foram alcançadas.” afirmou Beron. Eles também agradeceram às forças envolvidas, às autoridades locais e à imprensa pelo apoio e colaboração.
O capitão Oliveira também destacou ainda que ações como essa integram uma normativa interna que exige que cada município teste anualmente seu plano de defesa, com o objetivo de prevenir crimes e fortalecer a segurança pública.