Setembro é um mês especial para os gaúchos, mas este em particular será ainda mais marcante para quatro tradicionalistas campo-bonenses: Karen Ferreira, Osório da Silva, Silvio de Oliveira Prado e Jacob Kaiser. Eles receberão o Mérito Farroupilha da Câmara Municipal, a mais alta condecoração do tradicionalismo de Campo Bom. A homenagem é dada apenas àqueles que têm trajetória destacada no movimento tradicionalista, com atuação significativa na preservação e na valorização das tradições gaúchas no município.
Os homenageados, conforme prevê a lei que instituiu o Mérito Farroupilha, foram indicados pelas entidades tradicionalistas da cidade:
Karen Ferreira – CTG M’Bororé
Osório da Silva – CTG Guapos do Itapuí
Silvio Oliveira – CTG Palanques da Tradição
Jacob Kaiser – CTG Campo Verde
A entrega das condecorações ocorre em sessão solene na próxima quarta-feira (24), a partir das 18h, na Câmara, com apresentação especial da invernada mirim do M’Bororé, abrindo a sessão, celebrando o título do 29º FestMirim, maior festival de dança gaúcha da categoria, conquistado em Santa Maria há poucos dias.
Com as homenagens, Karen, Osório, Silvio e Jacob se juntam a outros 20 tradicionalistas que já ganharam o prêmio, formando um seleto grupo de pessoas reconhecidamente comprometidas com o tradicionalismo na cidade.
Galeria do Mérito Farroupilha de Campo Bom
2021 – Alberto Antônio Ferreira (M’Bororé), Clésio Nobre Vicente (Palanques da Tradição), Darci Flori Michaelsen (Campo Verde), Everton Ismael Ferreira (Guapos do Itapuí), Ana Claudia Feltrin, Cecília Scholz, Luciano Libório Baptista Orsi e Renata da Silva
2022 – André Cioccari (Palanques da Tradição), Évelin Camila Ferreira da Silva (Guapos do Itapuí), Gerson Antônio Rama (M’Bororé) e Paulo Alberto Francisco (Campo Verde)
2023 – Elizandra Ferreira (Guapos do Itapuí), Karini Pinheiro Cioccari (Palanques da Tradição), Milton Luiz Heck (M’Bororé) e Nestor José Ludwig (Campo Verde)
2024 – Edemilcio da Silva (Campo Verde), João da Costa (Guapos do Itapuí), Márcio Schneider (M’Bororé) e Renata Strack (Palanques da Tradição)