Mais de 2200 pessoas utilizaram o serviço disponibilizado pela Secretaria de Saúde.
A Telemedicina Campo Bom, disponível à população desde o mês de julho de 2020, com funcionamento 24 horas, todos os dias e sem limite no número de atendimentos, será prorrogado. A informação foi confirmada na terça-feira, 12, pela Prefeitura. O serviço, que recebeu o investimento de R$ 318.809,03 e atendeu 2264 campo-bonenses, de julho do ano passado até dezembro, inicialmente, teria duração de seis meses, mas como a pandemia continua, o prefeito Luciano Orsi prorrogou as atividades por mais seis meses. “Com esse sistema, temos menos gente nas ruas e nas Unidades de Saúde e mantemos o atendimento da população com muita responsabilidade”, explica o prefeito.
A iniciativa visa evitar que os moradores da cidade tenham que se deslocar desnecessariamente até as Unidades Básicas de Saúde. A equipe abrange seis enfermeiros e sete médicos e, após o atendimento por telefone, se necessário, será fornecido receituário. Porém, o serviço de telemedicina não faz renovação de receitas médicas para quem usa remédio contínuo.
24 horas todos os dias
O serviço, inédito no Brasil a contar com a retaguarda de um hospital, funciona 24h por dia e são realizados de forma gratuita à comunidade pelo telefone 0800-772-8989 ou via WhatsApp pelo número (51) 99615-3914. A estimativa é que a telemedicina siga em operação enquanto durar a pandemia, mas com prazo máximo de seis meses. O recurso é proveniente da Portaria 488/2020 do Ministério da Saúde. A Secretaria Municipal investe mais de R$ 54 mil ao mês para prestação do serviço.
Como funciona
O paciente liga gratuitamente para um dos telefones citados e é atendido por um enfermeiro supervisionado por médico. A pessoa precisa se identificar, informar nome completo, CPF, data de nascimento e número do Cartão Nacional de Saúde (CNS). Após a identificação, deve descrever seus sintomas e, de acordo com seu relato, será incluída no protocolo correspondente, chamado de Desfecho, composto por quatro níveis.
Desfecho 1 – O paciente recebe atendimento e orientação de enfermeiro para autocuidado em casa e uma ligação de retorno em até 24 horas, para verificação do estado de saúde.
Desfecho 2 – Caso o enfermeiro identifique sintomas agudos ou crônicos, o paciente será direcionado para uma consulta por videochamada (que pode ser WhatsApp, Skype, outras) em outra ligação que será feita por um médico vinculado ao Hospital Lauro Reus. Se o paciente não possuir acesso à internet, será orientado a procurar atendimento presencial em UBS ou no hospital, de acordo com o caso. O paciente também recebe ligação de retorno em até 24 horas, para verificação do seu estado de saúde após a consulta com o médico.
Desfecho 3 – Caso o médico, em videochamada, identifique sintomas graves, o paciente será direcionado para a realização de uma consulta médica presencial no Hospital Lauro Reus. O paciente recebe ligação de retorno em 24 horas após a consulta no hospital, para verificação do seu estado de saúde.
Desfecho 4 – Caso o médico identifique risco de morte do paciente, haverá orientação a um acompanhante ou ao próprio paciente para que chame o Samu para levá-lo ao Hospital Lauro Reus, onde receberá atendimento.