Seicho-no-ie: a filosofia de vida que abraça todas as religiões

Giordanna Vallejos/AG

Descubra os ensinamentos e valores da Seicho-no-ie no Brasil

No vasto e diversificado panorama religioso do Brasil, onde uma profusão de crenças coexiste, a Seicho-No-Ie brilha como um farol de espiritualidade e paz interior. Com sua origem no Japão, essa Filosofia Espiritual encontrou solo fértil no Brasil, conquistando corações e almas de diferentes credos. Conversamos com Robinson Luiz de Souza, um dedicado Preletor da Seicho-No-Ie e Angélica Lima, presidente da Associação da Prosperidade local da Seicho-No-Ie do Brasil, que compartilharam conosco os princípios e valores fundamentais dessa filosofia única.

A gratidão e o amor são princípios fundamentais da Seicho-No-Ie, promovendo uma visão positivista da vida. Além disso, a busca da Imagem Verdadeira e a conexão com o divino por meio de estudos, livros e meditação shinsokan (meditação contemplativa para ver e contemplar Deus e a sua criação), são aspectos centrais na filosofia desta religião.

A busca de luz e compreensão levou Robinson Luiz de Souza, a encontrar significado para a vida, dentro da Seicho-No-Ie, e ele compartilha que a filosofia nasceu das experiências de um professor em busca de compreensão espiritual. “Ela iniciou em 1930 no Japão com o professor Masaharu Taniguchi. Ele foi um grande estudioso das religiões, que viajou o mundo divulgando e levando a verdade para multidões. Isso depois de vários acontecimentos na vida dele. Por um tempo ele foi ateu e algumas situações fizeram ele se dar conta que existia algo a mais”.

Um refúgio sem sectarismo religioso

A Seicho-No-Ie acolhe a diversidade religiosa e promove a unidade espiritual, reforçando que todas as religiões emanam de um único Deus, que pode ter nomes diferentes para cada pessoa. “O professor Masaharu Taniguchi, quando questionado sobre isso, disse que todas as religiões são boas e que elas são como Candeeiros de luz que iluminam a humanidade, que todas elas salvam.

Sou católico de origem, disse o preletor Robinson, e hoje busco muito mais a minha religião devido a prática dos ensinamentos da Seicho-No-Ie.
Angélica Lima, explica que a Seicho-No-Ie está presente no mundo todo e, enfatiza a importância da meditação praticada pelos adeptos.

“Nós temos uma postura, uma respiração, tudo tem um porquê. Orientamos que se faça meditação todos os dias, porque é um momento de se conectar com Deus, e recebermos suas instruções, orando ao Espírito Santo de Deus”, disse ela.

A mensagem da Sutra Sagrada

“Em meditações o professor Masaharu Taniguchi recebeu por inspiração divina as Revelações Divinas e a Sutra Sagrada, composta de poemas. Muitas pessoas dizem que resolveram muitos problemas da vida só com a leitura da Sutra Sagrada, que traz verdades sobre o ser humano e a necessidade de buscar a Deus”, relata o preletor.

Por meio dos seus ensinamentos de gratidão, prosperidade e respeito pela diversidade religiosa, essa filosofia se destaca como uma força espiritual que une corações e mentes, independentemente das crenças individuais. Com mais de 400 livros traduzidos para o português e uma comunidade de voluntários dedicados, a Seicho-No-Ie oferece uma jornada espiritual acessível e transformadora.

Onde encontrar

A Seicho-No-Ie está localizada na Av. Adriano Dias,450 – sala 4, segundo piso – Campo Bom. Telefones para contato: (51) 999161125 e (51) 99324-1289. Os encontros ocorrem todas as quintas-feiras e são abertos para novos participantes.

Sair da versão mobile