Seguindo determinação do Governo Federal, Município orienta população sobre número de doses conforme faixas etárias
Uma nova estratégia para vacinação contra a Covid-19, por determinação do Ministério da Saúde, está sendo adotado neste ano de 2024. Devem receber uma dose da vacina bivalente a cada seis meses as pessoas de 60 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas, gestantes e puérperas que receberam uma última dose da vacina monovalente ou bivalente há mais de seis meses, independentemente do número e tipo de dose já realizada. Indivíduos que integram outros grupos prioritários realizarão a dose da vacina bivalente anualmente.
Pessoas que não fazem parte de nenhum grupo prioritário e que não tenham sido vacinadas anteriormente (sem nenhuma dose prévia) ou que tenham recebido apenas uma dose, devem se dirigir à Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua residência para iniciar ou completar o esquema primário (de duas doses).
Uma das novas diretrizes trazidas pelo Ministério da Saúde para 2024 foi a inclusão da Covid-19 no Calendário de Vacinação Infantil. A recomendação é aplicar a primeira dose da vacina aos seis meses de idade, a segunda aos sete meses e terceira dose aos nove meses. No entanto, todas as crianças de seis meses a menores de cinco anos não vacinadas ou com doses em atraso poderão completar o esquema de três doses, seguindo o intervalo recomendado de quatro semanas entre a primeira e a segunda dose e oito semanas entre a segunda e a terceira. Crianças que já receberam três doses de vacinas contra a Covid-19, nesse momento, não precisam de doses adicionais.
ONDE SE VACINAR
A imunização de crianças com idade até 11 anos, 11 meses e 29 dias é realizada no CMI – Centro Materno Infantil às terças, quartas e sextas-feiras. Crianças acima de 12 anos, adultos e idosos devem se dirigir às unidades de saúde dos bairros, de segunda à sexta-feira.