Evento teve participação de 23 grupos de dança gaúcha do Programa Acolher
A sexta-feira, 25, foi especial para 480 alunos da rede municipal de ensino de Campo Bom, de 23 grupos de dança gaúcha do Programa Acolher. Eles participaram, no CTG M’Bororé, 11ª edição do Sarau Escolar. A promoção é do M’Bororé, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec).
“O Sarau Escolar é uma ótima oportunidade para nossas crianças e adolescentes mostrarem seus talentos, despertados e aprimorados na Dança Gaúcha oferecida pelo Programa Acolher”, observa o prefeito Luciano Orsi.
A secretária de Educação e Cultura, Simone Schneider, destaca a importância da inserção da dança gaúcha no ambiente escolar, com noções mais amplas de cultura e tradições gaúchas. “O projeto da dança gaúcha, já consagrado na nossa rede de ensino, é também um caminho importantes para a transformação da comunidade, pois trabalha regras e valores sociais e culturais que representam e simbolizam os papéis vividos no cotidiano de cada cidadão”, diz a secretária.
Desde 2019, a Smec passou a inserir noções mais amplas de cultura e tradições gaúchas no ambiente escolar, abrangendo não somente a dança, mas também os aspectos culturais e históricos da formação do gaúcho. Assim, o projeto da dança gaúcha, já consagrado na rede municipal de ensino, pelo Programa Acolher, deu mais um salto de qualidade. E atualmente, o que se vê no Sarau Escolar é um verdadeiro espetáculo cultural, pois os alunos passaram a valorizar e entender o conteúdo histórico e cultural das danças tradicionais, do folclore, da história, e da função social e cívica dos Centros de Tradições Gaúchas.