Desde o início da imunização, no dia 18 de janeiro, mais de 2.000 doses já foram enviadas ao município
A fila da vacinação contra o coronavírus obedece a uma ordem entre os grupos prioritários estabelecida, de acordo com Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19. A lista soma mais de 77,2 milhões de brasileiros e, segundo o Ministério da Saúde, garante o funcionamento dos serviços de saúde, a proteção dos cidadãos com maior risco, além da preservação do funcionamento dos serviços essenciais.
O ministério orienta que os gestores de saúde sigam essa ordem. Mas estados e municípios têm autonomia para montar seu próprio esquema de vacinação e dar vazão à fila de acordo com as características de sua população, demandas específicas de cada região e doses disponibilizadas.
Em Campo Bom, são 1.244 pessoas que fazem parte dos três primeiros grupos prioritários de vacinação. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, são 1.172 profissionais de saúde atuando na área pública e privada e 72 pessoas vinculadas aos asilos (não há registros de indígenas e aldeados na cidade). “É preciso ter um pouco de paciência, estamos seguindo rigorosamente o que determinam as normas técnicas da Secretaria Estadual da Saúde”, afirma o secretário de Saúde, João Paulo Berkembrock.
Como funciona
O número de doses ainda é muito abaixo do que realmente é preciso para tentar conter o avanço do vírus mas, a esta altura do isolamento social, o que todo mundo quer saber mesmo é: “Quando serei vacinado?”. Para entender em qual lugar da fila da vacinação você está, primeiro, é preciso saber como funciona o Plano Nacional de Vacinação em Campo Bom.
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, a primeira fase, que iniciou em 18 de janeiro, teve como prioridade trabalhadores da saúde, idosos com mais de 60 anos em instituições de longa permanência e indígenas. No dia 5 de fevereiro, com a chegada de 510 doses da CoronaVac ao município, o que possibilitou a imunização de 100% dos profissionais da rede pública a Secretaria iniciou a imunização dos profissionais da rede privada de saúde. Já a terceira fase de imunizações, que começou na quarta-feira, 10, o foco são os idosos com mais de 85 anos ou familiares caso o idoso seja acamado. “Quando concluirmos a imunização dessas pessoas, e recebermos novas doses, partiremos para os acamados acima dos 60 anos”, pontou Berkembrock.
A fila
Depois de atingidos os 100% dos grupos citados, vacinação começa para os grupos abaixo. Ainda não há estimativa de cronograma.
- 1°- Pessoas de 80 anos ou mais
- 2º- pessoas de 75 a 79 anos
- 3º- Povos e comunidades tradicionais ribeirinhas
- 4º- Povos e comunidades quilombolas
- 5º-Pessoas de 70 a 74 anos
- 6º-Pessoas de 65 a 69 anos
- 7º- Pessoas de 60 a 64 anos