Para os campo-bonenses que querem atualizar a carteira vacinal e não conseguem ir até às unidades de saúde durante a semana, sábado, 10, é a chance. A ESF Imigrante Norte vai abrir das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30; já no Centro Materno Infantil e nas unidades dos bairros Firenze, Operária e Santa Lúcia, das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia.
Além da vacinação, serão realizadas consultas previamente agendadas e procedimentos de enfermagem, como a aplicação de curativos. A secretária de Saúde, Drª. Suzana Ambros Pereira, destaca que outra medida foi adotada nas últimas semanas a fim de garantir mais horários médicos e de vacinação aos campo-bonenses: o funcionamento da UBS Paulista agora é até às 22h, de segunda a sexta-feira.
O objetivo da ação é aumentar os números da vacinação contra a poliomielite e de doses de reforço contra a Covid-19. A cobertura vacinal contra a pólio atualmente é de 80,9% no município. A vacina é a gotinha e devem ser imunizadas crianças de 1 até 5 anos incompletos. A doença, responsável pela paralisia infantil, foi dada como erradicada do país há mais de 30 anos, mas há, hoje, um caso suspeito em Rorainópolis (RR).
Em relação à vacinação contra a Covid-19, a terceira dose foi feita por menos de 30% da população com idade entre 18 e 29 anos em Campo Bom. A quarta dose já está disponível para quem tem 30 anos ou mais. Até agora, apenas 9.312 quartas doses foram aplicadas no município