Por Léo da Silva
O dia 24 de outubro é considerado como o Dia Mundial de Combate à Pólio (paralisia infantil), doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos, e que, em casos graves, pode acarretar paralisia nos membros inferiores.
A erradicação da pólio é uma das maiores bandeiras internacionais do Rotary, que através de investimentos da Fundação Rotária em parceria com a Fundação Bill e Melinda Gates (do bilionário Bill Gates), nas últimas décadas, já eliminou a doença de praticamente todas as nações, restando somente a erradicação em dois países, Afeganistão e Paquistão, onde a doença permanece endêmica, com registro de cinco casos no ano de 2021. No Brasil, como resultado da intensificação da vacinação, muito popular nas décadas 80, 90 e 2000 com a imagem do personagem Zé Gotinha, não há circulação do poliovírus selvagem da poliomielite desde 1990. Para marcar essa data, o Rotary Club de Campo Bom realizou no dia 26 de outubro, a ação Rotary End Polio Now, com o objetivo de conscientizar e valorizar a importância da vacinação da Polio e de outras doenças, além de promover momentos de saúde, lazer e bem-estar social.
O evento ocorreu às margens do Parque Sady Schmidt, e contou com informações sobre as vacinas e os locais para vacinação, distribuição de frutas e água fresca, brinquedos infláveis, aulão de dança e informações sobre as atividades do Rotary em nosso município.
A ação do Rotary também contou com a parceria e presença das entidades Interact Club, La Casa do Bem, Liga Feminina de Combate ao Câncer, Guarda Municipal, Polícia Civil, Academia Gold e Secretaria Municipal de Saúde.