Quem transita pelo Largo Irmãos Vetter ou pelas Praças João Blos e Marilú Kehl já presencia os primeiros indícios de que mais um ano chega ao fim. É que, desde a última sexta-feira, 22, os espaços começaram a receber as tradicionais decorações natalinas, feitas por artesãs e voluntários que todos os anos tomam conta do Centro de Campo Bom durante o Natal da Integração. Nem mesmo o sol intenso dos últimos dias desanima o grupo de voluntários que vem trabalhando na montagem dos enfeites temáticos.
Enquanto manuseia com habilidade arames que, aos poucos, ajudam a formar a estrutura de uma árvore que será iluminada com lâmpadas LED, a artesã Nilvia Marieta da Cunha, de 63 anos, explica que o ritmo apressado é para garantir que boa parte do trabalho esteja concluída até o dia 5 de dezembro, quando acontece a abertura oficial do evento com a chegada do Papai Noel. “Estou realizando um sonho, ajudando a construir a festa mais esperada do ano. São peças delicadas, todas feitas à mão e com muito amor”, revela Nilvia que afirma que o Natal de 2019 ficará na memória dos campo-bonenses.
História de Campo Bom em cada detalhe
A decoração enche os olhos de quem passa por esses pontos e orgulha os artesãos que comandam a produção. Por trás desse trabalho minucioso estão 15 voluntários e artesãs que desde outubro confeccionam árvores, pacotes de presentes, bolas, painéis e presépios. “Este Natal terá a cara de Campo Bom, buscamos trabalhar os símbolos que remetem a história deste povo que através do calçado fez a cidade crescer”, comentou Clara Cristina Zitkoski, produtora cultural do Natal da Integração.
De acordo com Clara foram produzidas mais de 100 guirlandas de dois modelos diferentes além de 140 garrafas iluminadas, 17 mandalas e dezenas de bolas de ferro e a árvore de 5 metros de altura que trazem elementos como as mandalas do mosaico que compõe o piso do Largo e pés de sapatos, que remetem a cultura coureiro calçadista. A programação do Natal da Integração vai de 5 a 22 de dezembro com diversas atrações como os shows de Renato Borghetti e Hique Gomez, Vitor Kley e Lucas e Felipe. “O que posso afirmar é que o Natal da Integração vai encantar os olhos e os corações de quem visitar Campo Bom”, comentou a cenógrafa Yara Balboni.