A Gazeta CB
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Contato
    • Pontos de Venda
Sem Resultado
Ver todos os resultados
A Gazeta CB
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Projeto Uma Sinfonia Diferente realiza um dia do amigo especial… e diferente

Redação / AG por Redação / AG
30 de julho de 2021
em Comunidade
0 0
A A
Projeto Uma Sinfonia Diferente realiza um dia do amigo especial… e diferente

Divulgação

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

No sábado, dia 24 de julho, o projeto Uma Sinfonia Diferente organizou, juntamente das famílias, uma noite especial para celebrar a data do Dia do Amigo, onde foi realizada uma Festa do Pijama completamente online.

A equipe terapêutica, reunida com todos os protocolos, fez a transmissão da sessão diretamente do Master Hotel, em Porto Alegre. Em mais de nove cidades, as crianças e jovens estavam em suas casas, onde receberam uma cabana para enfeitar e esperar a festa. Através de uma parceria com a Lual Eventos Infantis, o Projeto pôde alugar as cabanas. Para captar esses recursos os pais organizaram uma Ação entre amigos contando com apoio da Divina Cria, Palácio da Música e Unicred Vale dos Sinos, todos apoiadores do Projeto nesta edição.

A festa teve uma hora de duração e contou com a participação do Cantor Angelo Bandel Foreste, que tem diagnóstico de Autismo, participa em corais e já tem diversos trabalhos artísticos gravados. E, também, a Professora Joici Petteffi. As crianças e jovens participaram com muita alegria mostrando suas barracas enfeitadas na temática da festa que foi Borboletas e Voa, por conta de duas músicas que eles cantam durante as sessões.

A importância da família

A equipe destaca que, além da festa, o processo de interação entre a família que antecede esse momento é um espaço terapêutico riquíssimo para estimular as crianças e jovens. “Quando as nossas crianças recebem toda a preparação e o próprio momento da festa, estão estimulando inúmeros neurônios no cérebro, realizando inúmeras sinapses moldando as possibilidades do nosso cérebro e de reproduzir e imitar padrões”, destaca a fonoaudióloga especialista em autismo, Jaqueline Zuccari, membro da equipe terapêutica.

A musicoterapeuta, Graziela Pires, destaca que, “muito além de pensar no desenvolvimento dos nossos participantes a cada sessão, o Sinfonia Diferente RS se compromete em proporcionar o desenvolvimento das famílias e da comunidade a qual o Projeto faz parte. Por isso envolvemos nossos apoiadores, e levamos a pauta do Autismo para espaços que transcendem nosso setting terapêutico. Ocupamos diferentes espaços levando a pauta do autismo para desmistificar preconceitos e proporcionar conhecimento.”

Terceira edição

O projeto Uma Sinfonia Diferente está realizando a sua terceira edição neste ano de 2021. Entretanto, por conta da pandemia, as sessões de Musicoterapia acontecem em formato remoto. Atualmente o Projeto acolhe em torno de 50 famílias, mais de 40 voluntários e conta com uma equipe técnica de 10 profissionais coordenados pela musicoterapeuta e coordenadora Graziela Pires. Os encontros são semanais e iniciaram em fevereiro e se encaminham para o processo final que será encerrado em outubro, com uma sessão pública denominada musical protagonizado por pessoas com autismo, com o objetivo de levar informação sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), e principalmente tornar as pessoas com autismo os protagonistas da noite.

Assim como a primeira edição, essa terceira tem financiamento do FAC (Fundo de Apoio à Cultura – PRÓ- CULTURA RS), da Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, além de parceiros. É uma realização da PRETAS PRODUÇÕES, produtora independente liderada pela 50 Tons de Pretas (Dejeane Arruée e Graziela Pires). O projeto, inédito no RS, atendeu em 2019 mais de 31 crianças e jovens com Autismo e suas respectivas famílias, de forma presencial, em 2021 mais de 40 famílias de forma remota e contando apenas com recursos próprios, e em 2021 segue de forma remota com quase 50 famílias.

Post Anterior

Prefeitura divulga novo Processo Seletivo com 27 vagas para médicos

Próximo post

Filme de Bárbara Paz é selecionado para o Festival de Cinema de Veneza

Notícias relacionadas

Câmara convoca audiência pública com a Corsan para esclarecimentos sobre poços artesianos
Comunidade

Abastecimento de água no Cohab Sul será restabelecido gradualmente no final da noite

20 de abril de 2026
A Associação Literária abre inscrições para curso gratuito de formação de escritores
Comunidade

A Associação Literária abre inscrições para curso gratuito de formação de escritores

20 de abril de 2026
Falar sobre a morte também é falar sobre a vida
Comunidade

Falar sobre a morte também é falar sobre a vida

20 de abril de 2026
Próximo post
Filme de Bárbara Paz é selecionado para o Festival de Cinema de Veneza

Filme de Bárbara Paz é selecionado para o Festival de Cinema de Veneza

Prefeito reúne Gabinete de Gestão Integrada Municipal para planejar ações em prol da segurança pública

Prefeito reúne Gabinete de Gestão Integrada Municipal para planejar ações em prol da segurança pública

Campo Bom adere ao Programa Municipal de Premiação a Consumidores

Campo Bom adere ao Programa Municipal de Premiação a Consumidores

A Gazeta CB




O Jornal A Gazeta é um veículo de comunicação impresso da cidade de Campo Bom/RS fundado em 20 de agosto de 1986. Somos referência em informação e prestação de serviços junto à comunidade. Ética, transparência e responsabilidade social fazem parte da nossa tradição.





Últimas notícias

  • Organizadores de corrida de rua podem se credenciar para promover eventos em Campo Bom
  • Família busca por morador de Campo Bom desaparecido
  • Homem é preso por tráfico de drogas no bairro Aurora

Marcadores

Colunistas Comunidade Cultura Débora Trierweiler Educação Entretenimento Esportes Geral Mauri Spengler Negócios Notícias Polícia Política Processando Ideias Saúde

 

A Gazeta CB

A Gazeta CB

Página no Facebook

 

Seguir Página

  • Durante patrulhamento pela Rua José Mendes, no bairro Rio Branco, em Campo Bom, a Brigada Militar prendeu um homem por tráfico de drogas.

De acordo com a ocorrência, a guarnição avistou um indivíduo em direção a uma área de mato. No local, o suspeito foi flagrado agachado, realizando a contagem de cédulas de dinheiro. Ao perceber a aproximação dos policiais, ele arremessou uma sacola branca.

Dentro da sacola, foram encontrados um malote contendo 52 pinos de substância análoga à cocaína e outros três malotes com 78 pedras de substância semelhante ao crack. Próximo ao local onde o suspeito estava, os policiais também localizaram R$ 906,00 em dinheiro, fracionado em diversas cédulas. Durante a revista pessoal, foi apreendido ainda um aparelho celular, da marca Motorola, de cor preta.

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao indivíduo, sendo necessário o uso de algemas para garantir a integridade física do conduzido e da guarnição. Ele foi encaminhado ao Hospital Lauro Reus para exame de lesões e, posteriormente, apresentado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Novo Hamburgo.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • A família de João Constante Domeles de Oliveira está em busca de informações sobre seu paradeiro após o seu desaparecimento, registrado nos últimos dias em Campo Bom.

De acordo com boletim de ocorrência registrado por seu filho, Edimar de Oliveira, o último contato com o pai ocorreu na quinta-feira, 16 de abril, quando esteve na residência do idoso. Ao retornar ao local na sexta-feira, ele já não foi mais encontrado.

Desde então, familiares realizaram diversas tentativas de localizá-lo, incluindo visitas frequentes à residência, contato com amigos e conhecidos, além de buscas em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais da região, porém sem sucesso.

Ainda conforme o registro, João não possui telefone celular, o que dificulta a comunicação, e não há informações sobre as roupas que ele usava no momento do desaparecimento.

A família pede a colaboração da comunidade. Qualquer informação que possa ajudar na localização pode ser repassada pelos telefones:
📞 (51) 99616-4941 – Edimar
📞 (51) 98048-8177 – Keli Sabrina

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • Uma guarnição da Brigada Militar prendeu um homem por tráfico de drogas no bairro Aurora, durante patrulhamento ostensivo.

De acordo com a polícia, dois indivíduos foram avistados em via pública. Ao perceberem a aproximação da viatura, um deles entrou em uma residência, enquanto o outro se dirigiu a um terreno baldio.

Durante a revista pessoal, foi encontrada com ele a quantia de R$ 53,00 em notas diversas. Em buscas realizadas no terreno baldio, os policiais localizaram, sob um arbusto, 16 porções de maconha, 22 pedras de crack e um pino de cocaína.

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao indivíduo, que foi encaminhado à UPA e, posteriormente, à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Novo Hamburgo.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • AG CONTIGO | 20.04

➡️ Oficina de elaboração de projetos culturais capacita agentes para participação em editais.
 
MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • EXCLUSIVO | Otávio Zardo venceu a competição “O Monstro do Lago”, em Santa Cruz do Sul

O atleta campo-bonense de triathlon, Otavio Zardo, foi o grande campeão geral da prova “O Monstro do Lago”, realizada no domingo (12), em Santa Cruz do Sul.
A competição reuniu cerca de 80 participantes e contou com um percurso desafiador, dividido em três modalidades: 1.500 metros de natação, 58 quilômetros de ciclismo e 12 quilômetros de corrida.
Otavio completou a prova em 2 horas e 46 minutos, garantindo o primeiro lugar geral e destacando-se entre os competidores.

Após a conquista, o atleta destacou a importância do resultado como reflexo do trabalho realizado nos treinos. “Fiquei feliz por conseguir fazer na prova o que venho treinando. É sinal de que estou evoluindo. Agora é seguir trabalhando para as próximas provas do ano”, afirmou.
O resultado reforça o desempenho do atleta e evidencia o potencial esportivo de Campo Bom em competições de resistência

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetcb.com.br (LINK NA BIO)
  • EXCLUSIVO | ✍️ @mairanpacheco

Adotar um estilo de vida ativo, priorizar a saúde e nutrir laços sociais são elementos essenciais para desfrutar de uma vida plena na terceira idade. Diante do progressivo envelhecimento da população, iniciativas que impulsionam o bem-estar físico, emocional e social ganham ainda mais relevância, e é nesse panorama que a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Campo Bom tem expandido suas atividades.
Desde sua fundação em 1988, a organização tem operado continuamente e agora vivencia um período de crescimento nos serviços disponibilizados à comunidade. Sob a liderança de Giselaine Maria Ermel Herreira, que assumiu a presidência em janeiro de 2025, a Associação tem solidificado sua importância não apenas na área da saúde, mas também no suporte social direcionado aos idosos.

Atualmente, aproximadamente 200 membros têm acesso a uma rede de colaborações com consultórios médicos, especialistas e diversos serviços, abrangendo atendimentos em nutrição, psicologia, dermatologia, gerontologia e cardiologia, além de convênios com farmácias, laboratórios e óticas. O objetivo é simplificar o acesso aos cuidados primários, fomentando a promoção da saúde abrangente.
As práticas integrativas oferecidas pela organização também se destacam, como a reflexoterapia podal, terapia comunitária e massoterapia (esta última realizada em parceria com a Universidade Feevale). A partir de junho deste ano, será implementado o pilates, ampliando as alternativas de atividades focadas no fortalecimento físico e na qualidade de vida. Em conjunto com o Sesc, a Associação também oferece ginástica recreativa destinada aos idosos.
Além de cuidar do corpo, a instituição busca trabalhar aspectos emocionais e sociais. A inclusão digital, por exemplo, é uma das áreas em desenvolvimento, com o intuito de instruir os idosos sobre o uso da internet e a prevenção de fraudes, que se tornam cada vez mais frequentes.

MATÉRIA COMPLETA: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)
  • EXCLUSIVO | ✍️ @leodasilva.iii 

No dia 08 de abril, a Unidade Projeto Pescar Fundação Francisco Xavier Kunst realizou a certificação da 30ª turma do curso de iniciação profissional em assistente administrativo. A cerimônia ocorreu no Auditório do Colégio Santa Teresinha, e contou com a presença de familiares, egressos, voluntários, autoridades e entidades parceiras, com o objetivo de prestigiar a formatura de 07 jovens, aprendizes das empresas Artecola Química, Doctor Clin e Qualitá Laboratório, e que contaram com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, como uma importante parceira na realização do projeto.
O que é a Unidade Projeto Pescar Fundação Francisco Xavier Kunst?
A Fundação Projeto Pescar atua desde 1976 (celebra 50 anos neste ano) na formação sócio profissionalizante de adolescentes com idades entre 16 e 19 anos, em situação de vulnerabilidade social, e a Fundação Francisco Xavier Kunst promove ações que valorizam o meio ambiente, a vida saudável e a educação de qualidade.
Nestes 26 anos de parceria, a Fundação Projeto Pescar e Fundação Francisco Xavier Kunst já formaram 30 turmas e mais de 460 jovens de nossa comunidade, contribuindo assim para que seus egressos tenham um bom direcionamento em suas vidas sociais e cidadãs, além de facilitar sua inserção no mercado formal de trabalho.
Os formandos da 30ª turma da Unidade Projeto Pescar Fundação Francisco Xavier Kunst são Alice Rodrigues da Silva, Anna Valentiny dos Santos Ortácio, Erick Davy Oliveira da Silveira, Greice Kelly Machado Silveira da Costa, Joaquim Batista Bizarro, Luiza Antoniella Puhl Brito e Yago Mateus Gonçalves Neves. Inscrições para o Projeto Pescar em 2026: As inscrições para a 31ª turma iniciam no próximo dia 20 de abril, no site da Fundação Projeto Pescar > inscrições > Rio Grande do Sul > Campo Bom. Podem participar jovens campo-bonenses, de 16 a 19 anos, com ensino médio em andamento (ou concluído), e que tenham disponibilidade para as atividades no turno da manhã, durante um ano. Maiores informações no instagram @projetopescar_ffxk ou pelo fone/whats 51 99297-8039, com o professor Léo da Silva.
  • A Associação Literária de Campo Bom (ALCB) está com inscrições abertas para a 1ª edição do Curso de Formação de Escritores. A iniciativa propõe uma formação completa, que integra teoria e prática da escrita literária, desde a concepção de ideias até a construção de um projeto autoral consistente, sendo voltada tanto para iniciantes quanto para quem já possui experiência e deseja se aperfeiçoar.
O curso será realizado no Centro Cultural Eintraich, em Campo Bom, com turmas reduzidas, possibilitando acompanhamento individualizado e aprofundamento técnico. A carga horária é de 36 horas, distribuídas em 12 aulas presenciais, realizadas às segundas-feiras, das 19h às 22h. As atividades tiveram início previsto para o dia 4 de maio e seguirão até 20 de julho.

A proposta pedagógica contempla os gêneros de poesia, romance e conto, com aulas ministradas pelos escritores Roger Paffrath, Isadora Medina e Geni Copini, que também atua como professora de literatura, produtora cultural e responsável técnica pela formação.
Além do desenvolvimento da escrita, o curso abordou orientações sobre o mercado editorial e caminhos para autopublicação, incluindo plataformas como a Amazon KDP. Segundo o presidente da ALCB, Everton Gaide, o objetivo foi capacitar escritores com qualidade técnica e identidade autoral, ampliando as possibilidades de publicação.

O curso será gratuito para associados adimplentes da entidade, admitidos até 31 de março de 2026. Estudantes, professores, acadêmicos da ALVALES e membros do Centro Literário de São Leopoldo terão direito a 50% de desconto. Para o público em geral, o investimento será de R$ 390, com opção de parcelamento.
As inscrições seguem abertas até o dia 27 de abril, por meio de formulário online disponibilizado nos canais oficiais da ALCB. Também será oferecida uma bolsa social exclusiva para pessoa com deficiência (PCD), com seleção realizada pelo Centro Cultural Eintrach.

MAIS NOTÍCIAS EM: www.agazetacb.com.br (LINK NA BIO)

© 2025 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos reservados.
A Gazeta é o jornal de maior destaque na comunidade desde 1986.

Bem vindo de volta!

Login para conta

Palavra-chave esquecida

Recupere sua senha

Please enter your username or email address to reset your password.

Entrar

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Política
    • Negócios
    • Saúde
  • Colunistas
    • Mauri Spengler
    • Processando Ideias
    • Débora Trierweiler
  • Comunidade
  • Educação
  • Polícia
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Pontos de Venda
  • Publicações Legais
  • Contato

© 2019 A Gazeta - Jornal de Campo Bom. Todos os Direitos Reservados.