Com o objetivo de incentivar o desenvolvimento de futuros líderes em ciência e engenharia, a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), promovida pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP), traz mais uma de suas edições nos dias 14 a 26 de março.
Neste ano, na vigésima edição da Feira, de forma remota, Campo Bom estará muito bem representada com o trabalho intitulado “Reaproveitamento de Resíduos Industriais de Couro para a Confecção de Utensílios”, desenvolvido pelas alunas Maria Eduarda Telles, Natália Menezes e Ádima Caranhato, do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Sinodal Tiradentes, e coordenado pelo professor Wilson Krummenauer. “Nossa cidade é considerada uma cidade calçadista e justamente por isso aqui estão localizadas diversas fábricas do setor. Com isso, percebemos uma necessidade de dar uma utilidade para as sobras de couro, uma vez que acabam sendo descartadas e levam cerca de 50 anos para decomposição”, destaca o grupo.
O projeto explicado pelas alunas
“Nos baseamos, principalmente para iniciar o projeto, na pergunta problema ‘Como podemos reutilizar o couro e diminuir seu desperdício?’. Pensando nisso, foram produzidas por nós mesmas diversas peças com retalhos de couro, como pulseiras, porta-copos, carteiras e capas para óculos. De imediato, tivemos resultados bem significativos: Uma empresa com esse projeto, contribui para a redução de resíduos de couro em 16,6% e pode ajudar o meio ambiente em até 35% menos desperdício, podendo até reduzir o custo de venda para consumidor final em média 5,2%. Portanto, tendo resultados positivos, pretendemos aplicar nas demais empresas da cidade, criando assim uma grande rede de conscientização, tanto para outras indústrias, quanto para a população em geral.”