Professores levaram as crianças para brincar nos espaços naturais da escola
A Educação de Campo Bom, já muito premiada, é finalista de mais uma disputa nacional, desta vez por meio do projeto “A natureza nos convida a brincar: vivências na Claudy”, da Emei Claudy Schaefer. A proposta é simples e, talvez por isso, num período de fascínio pelas inovações tecnológicas, tão significativa: os professores levaram os alunos dos níveis 1, 2, 3 e 4, mais os dos pré 1 e 2, para brincar nos espaços naturais da escola. Em razão disso, eles são finalistas do Meu Pátio é Meu Mundo 2022, prêmio da Organização Mundial para a Educação Pré-escolar (Omep) que reconhece ações destinadas à Educação para o Desenvolvimento Sustentável na Primeira Infância em países como o Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai.
Para o prefeito Luciano Orsi, o Município defende um projeto de desenvolvimento sustentável, cujo sucesso passa muito pelo que é discutido nas salas de aula. “É preciso que as crianças entendam a importância de respeitar e preservar o meio ambiente para, assim, garantir o futuro da nossa cidade, futuro que pertence a elas”, observa. “Muito mais do que o prêmio, o propósito é causar impacto na vida dos alunos e, tenho certeza, isso já foi alcançado”, destaca a secretária municipal de Educação e Cultura Simone Schneider. A iniciativa de inscrever o projeto no Meu Pátio é Meu Mundo 2022 foi dos professores Macksuel Augusto Stenert e Julia Berigula Dutra, junto com a coordenadora Roseleine Frizon.
Entre as atividades desenvolvidas no âmbito do projeto da Emei Claudy Schaefer, além das brincadeiras, estão a instalação de uma horta comunitária, ação que envolveu não só as crianças, mas também os pais, e a coleta e uso da água da chuva para regar as plantas da escola. Durante agosto e setembro, professores e alunos recebem acompanhamento de tutor da Omep para a construção de artigo sobre a experiência. O vencedor do Meu Pátio é Meu Mundo 2022 no Brasil recebe prêmio de R$ 7 mil para compra de material didático relacionado ao projeto para a escola. Além de Campo Bom, disputam escolas dos municípios de Lauro de Freitas (BA), Campos Novos (SC), Nova Iguaçu (RJ), Campinas (SP), Cabo de Santo Agostinho (PE), Blumenau (SC), Taquara (RS) e Campo Grande (MS).