O mês de julho inicia com a retomada das aulas do Proerd nas escolas
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), promovido pela Brigada Militar, iniciou no município em julho. A estimativa é que sejam formados neste semestre, aproximadamente 362 alunos.
Neste semestre serão atendidas 15 turmas, sendo: sete turmas do 5º ano de escolas municipais, duas turmas do 5º ano de escolas estaduais e duas turmas do 5º ano de escolas privadas. Além do currículo de 5º ano para crianças, o programa será aplicado para quatro turmas da educação infantil, em uma escola estadual.
O que é o Proerd?
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, oriundo do programa norte-americano D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), criado em 1983, em Los Angeles/EUA, foi implementado no Brasil em 1992 pela Polícia Militar do Rio de Janeiro. Atualmente é o programa de prevenção ao uso de drogas da Polícia Militar Brasileira. O Proerd é desenvolvido no Rio Grande do Sul pela Brigada Militar desde 1998, e completa em 2023 seus 25 anos.
Qual o objetivo do programa?
O Proerd propõe ações conjuntas entre a Polícia Militar, professores, estudantes, pais e comunidade, para prevenir e reduzir o uso de drogas e a violência na comunidade escolar, bem como, promover melhora na qualidade de vida. Além disso, os atuais objetivos do programa passam pelo desenvolvimento de habilidades de gerenciamento das emoções, comunicação não conflitiva, empatia, estratégias de recusa e outros.
Esse projeto é desenvolvido em escolas públicas e privadas por policiais militares qualificados nos currículos do ensino fundamental, sendo para alunos do 5º ano educação infantil e 7º ano para adolescentes. No dia 30 de junho, três policiais militares instrutores em Campo Bom foram capacitados para aplicar o currículo Proerd para alunos do ensino médio.