Em coletiva de imprensa, realizada na quarta-feira, 12, anunciando o cancelamento de grandes eventos no município, o prefeito, Luciano Orsi, e o secretário da Saúde, João Paulo Berkembrock, ressaltaram a importância da vacinação diante do aumento nos números de casos positivos de Covid.
A vacinação é a forma mais eficaz de frear a contaminação e o surgimento de novas variantes do coronavírus. Segundo reportagem do El País, as vacinas contra a Covid-19 evitam a hospitalização e a morte em mais de 90% dos casos, mas não o contágio e a transmissão do vírus. Já é esperado que vacinados também se infectem com o SARS-CoV-2, entretanto os riscos de agravamento das situações dos contaminados são baixos.
O secretário avalia que, apesar do aumento de casos, a mortalidade causada pela doença e a taxa de ocupação no hospital não aumentaram significativamente. “Desde julho, os novos casos no município não passavam de 100, hoje temos 346 positivados, destes, somente dois precisaram ser hospitalizados, um aqui no Hospital Lauro Reus e outro em Parobé”, diz Berkembrock, ressaltando a importância da dose de reforço. “Nós notamos e podemos afirmar que os pacientes vacinados que positivam tem dor de cabeça, dor no corpo, febre não muito elevada, mas que tranquilamente em questão de poucos dias passa. O paciente segue o isolamento para não transmitir o vírus e passa bem”. O secretário ainda lembra que não há registro de óbitos em Campo Bom desde antes do Natal.