Os proprietários de carros e motos no Rio Grande do Sul têm até o dia 31 de julho para realizar o licenciamento anual dos seus veículos. Após essa data, não será mais permitido circular com o documento do ano anterior, conforme alerta o Departamento Estadual de Trânsito (DetranRS).
Diferente dos anos anteriores, em 2025 não houve escalonamento por final de placa. O pagamento do licenciamento esteve disponível desde 11 de dezembro de 2024, quando também iniciou a antecipação do IPVA.
Para licenciar o veículo, é necessário quitar a taxa do DetranRS, além do IPVA e de eventuais multas vencidas. Após a compensação bancária, o novo documento é automaticamente atualizado no sistema — o que pode levar algumas horas.
Onde pagar
O pagamento pode ser feito em diversos canais:
- Banrisul (inclusive para não correntistas, em caixas, Banripontos e correspondentes bancários);
- Sicredi e Sicoob (também para não correntistas);
- Lotéricas da Caixa Econômica Federal;
- Banco do Brasil (inclusive para não correntistas pelo site www.bb.com.br/cidadao, autoatendimento, WhatsApp, TAA, mobile ou internet banking);
- Bradesco (somente para correntistas, por canais de autoatendimento).
Também é possível pagar via Pix, gerando o código de pagamento na Central de Serviços do DetranRS. O pagamento pode ser feito por qualquer pessoa, mesmo que não seja a proprietária do veículo.
Outra alternativa é utilizar uma instituição financeira autorizada pelo DetranRS para financiar os débitos do veículo — com cobrança de juros e tarifas. A lista completa dessas instituições está disponível no site www.detran.rs.gov.br, na seção “Veículos > Financiamento de débitos com cartão”.
O licenciamento é uma taxa obrigatória para emissão do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) e deve ser pago anualmente. Já o IPVA, considerado um imposto, tem parte de sua arrecadação destinada ao Fundeb (20%) e o restante dividido entre o Estado (50%) e o município onde o veículo está registrado (50%).